A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1351 |
Resumo: | Nas últimas décadas o ensino de Ciências passou por diversas reformulações que visavam favorecer a aprendizagem e fomentar a educação científica. Emergiram também inúmeros recursos, como a Experimentação, que ganhou destaque a partir dos anos 70 nas aulas. Diante disso, este trabalho apresenta um recorte da pesquisa realizada no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Bagé, na qual desenvolveu-se a Oficina intitulada “TIC e o ensino de Ciências da Natureza: Experimentação para a abordagem do tema Energia”. Participaram 20 acadêmicos do segundo semestre do Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura, UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito. Objetivou-se desenvolver o conceito de Energia e suas transformações por meio da Experimentação por investigação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados através de um questionário semiestruturado. Resultados revelam que 14 (70%) dos acadêmicos entenderam os objetivos das Experimentações. Reconheceram o caráter interdisciplinar nas abordagens ao destacarem mais de um componente curricular concomitantemente, ressaltando também as relações de Energia e suas transformações, como a Energia em forma de Calor. Por fim, considera-se relevante intervenções pedagógicas no contexto da formação inicial de professores, pois assim é possível explorar temas complexos como a Energia, potencializando a investigação, criticidade e reflexão. |
id |
CLAEC-1_7947c20fbbc380575a39cf5585b9af09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1351 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigaçãoCiências da Natureza; Interdisciplinar; EnsinoFormação inicial; Experimentação; Investigação; Oficina; EnergiaNas últimas décadas o ensino de Ciências passou por diversas reformulações que visavam favorecer a aprendizagem e fomentar a educação científica. Emergiram também inúmeros recursos, como a Experimentação, que ganhou destaque a partir dos anos 70 nas aulas. Diante disso, este trabalho apresenta um recorte da pesquisa realizada no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Bagé, na qual desenvolveu-se a Oficina intitulada “TIC e o ensino de Ciências da Natureza: Experimentação para a abordagem do tema Energia”. Participaram 20 acadêmicos do segundo semestre do Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura, UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito. Objetivou-se desenvolver o conceito de Energia e suas transformações por meio da Experimentação por investigação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados através de um questionário semiestruturado. Resultados revelam que 14 (70%) dos acadêmicos entenderam os objetivos das Experimentações. Reconheceram o caráter interdisciplinar nas abordagens ao destacarem mais de um componente curricular concomitantemente, ressaltando também as relações de Energia e suas transformações, como a Energia em forma de Calor. Por fim, considera-se relevante intervenções pedagógicas no contexto da formação inicial de professores, pois assim é possível explorar temas complexos como a Energia, potencializando a investigação, criticidade e reflexão.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaFAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RSRosa Osório, Ticiane2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/135110.23899/relacult.v5i4.1351RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1351/736Direitos autorais 2019 Ticiane Rosa Osóriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:26Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1351Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:09.206RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação |
title |
A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação |
spellingShingle |
A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação Rosa Osório, Ticiane Ciências da Natureza; Interdisciplinar; Ensino Formação inicial; Experimentação; Investigação; Oficina; Energia |
title_short |
A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação |
title_full |
A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação |
title_fullStr |
A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação |
title_full_unstemmed |
A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação |
title_sort |
A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação |
author |
Rosa Osório, Ticiane |
author_facet |
Rosa Osório, Ticiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa Osório, Ticiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Natureza; Interdisciplinar; Ensino Formação inicial; Experimentação; Investigação; Oficina; Energia |
topic |
Ciências da Natureza; Interdisciplinar; Ensino Formação inicial; Experimentação; Investigação; Oficina; Energia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Nas últimas décadas o ensino de Ciências passou por diversas reformulações que visavam favorecer a aprendizagem e fomentar a educação científica. Emergiram também inúmeros recursos, como a Experimentação, que ganhou destaque a partir dos anos 70 nas aulas. Diante disso, este trabalho apresenta um recorte da pesquisa realizada no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Bagé, na qual desenvolveu-se a Oficina intitulada “TIC e o ensino de Ciências da Natureza: Experimentação para a abordagem do tema Energia”. Participaram 20 acadêmicos do segundo semestre do Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura, UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito. Objetivou-se desenvolver o conceito de Energia e suas transformações por meio da Experimentação por investigação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados através de um questionário semiestruturado. Resultados revelam que 14 (70%) dos acadêmicos entenderam os objetivos das Experimentações. Reconheceram o caráter interdisciplinar nas abordagens ao destacarem mais de um componente curricular concomitantemente, ressaltando também as relações de Energia e suas transformações, como a Energia em forma de Calor. Por fim, considera-se relevante intervenções pedagógicas no contexto da formação inicial de professores, pois assim é possível explorar temas complexos como a Energia, potencializando a investigação, criticidade e reflexão. |
description |
Nas últimas décadas o ensino de Ciências passou por diversas reformulações que visavam favorecer a aprendizagem e fomentar a educação científica. Emergiram também inúmeros recursos, como a Experimentação, que ganhou destaque a partir dos anos 70 nas aulas. Diante disso, este trabalho apresenta um recorte da pesquisa realizada no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Bagé, na qual desenvolveu-se a Oficina intitulada “TIC e o ensino de Ciências da Natureza: Experimentação para a abordagem do tema Energia”. Participaram 20 acadêmicos do segundo semestre do Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura, UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito. Objetivou-se desenvolver o conceito de Energia e suas transformações por meio da Experimentação por investigação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados através de um questionário semiestruturado. Resultados revelam que 14 (70%) dos acadêmicos entenderam os objetivos das Experimentações. Reconheceram o caráter interdisciplinar nas abordagens ao destacarem mais de um componente curricular concomitantemente, ressaltando também as relações de Energia e suas transformações, como a Energia em forma de Calor. Por fim, considera-se relevante intervenções pedagógicas no contexto da formação inicial de professores, pois assim é possível explorar temas complexos como a Energia, potencializando a investigação, criticidade e reflexão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1351 10.23899/relacult.v5i4.1351 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1351 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1351/736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Ticiane Rosa Osório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Ticiane Rosa Osório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121102690877440 |