A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa Osório, Ticiane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1351
Resumo: Nas últimas décadas o ensino de Ciências passou por diversas reformulações que visavam favorecer a aprendizagem e fomentar a educação científica. Emergiram também inúmeros recursos, como a Experimentação, que ganhou destaque a partir dos anos 70 nas aulas. Diante disso, este trabalho apresenta um recorte da pesquisa realizada no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Bagé, na qual desenvolveu-se a Oficina intitulada “TIC e o ensino de Ciências da Natureza: Experimentação para a abordagem do tema Energia”. Participaram 20 acadêmicos do segundo semestre do Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura, UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito. Objetivou-se desenvolver o conceito de Energia e suas transformações por meio da Experimentação por investigação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados através de um questionário semiestruturado. Resultados revelam que 14 (70%) dos acadêmicos entenderam os objetivos das Experimentações. Reconheceram o caráter interdisciplinar nas abordagens ao destacarem mais de um componente curricular concomitantemente, ressaltando também as relações de Energia e suas transformações, como a Energia em forma de Calor.  Por fim, considera-se relevante intervenções pedagógicas no contexto da formação inicial de professores, pois assim é possível explorar temas complexos como a Energia, potencializando a investigação, criticidade e reflexão.
id CLAEC-1_7947c20fbbc380575a39cf5585b9af09
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1351
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigaçãoCiências da Natureza; Interdisciplinar; EnsinoFormação inicial; Experimentação; Investigação; Oficina; EnergiaNas últimas décadas o ensino de Ciências passou por diversas reformulações que visavam favorecer a aprendizagem e fomentar a educação científica. Emergiram também inúmeros recursos, como a Experimentação, que ganhou destaque a partir dos anos 70 nas aulas. Diante disso, este trabalho apresenta um recorte da pesquisa realizada no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Bagé, na qual desenvolveu-se a Oficina intitulada “TIC e o ensino de Ciências da Natureza: Experimentação para a abordagem do tema Energia”. Participaram 20 acadêmicos do segundo semestre do Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura, UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito. Objetivou-se desenvolver o conceito de Energia e suas transformações por meio da Experimentação por investigação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados através de um questionário semiestruturado. Resultados revelam que 14 (70%) dos acadêmicos entenderam os objetivos das Experimentações. Reconheceram o caráter interdisciplinar nas abordagens ao destacarem mais de um componente curricular concomitantemente, ressaltando também as relações de Energia e suas transformações, como a Energia em forma de Calor.  Por fim, considera-se relevante intervenções pedagógicas no contexto da formação inicial de professores, pois assim é possível explorar temas complexos como a Energia, potencializando a investigação, criticidade e reflexão.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaFAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RSRosa Osório, Ticiane2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/135110.23899/relacult.v5i4.1351RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1351/736Direitos autorais 2019 Ticiane Rosa Osóriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:26Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1351Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:09.206RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação
title A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação
spellingShingle A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação
Rosa Osório, Ticiane
Ciências da Natureza; Interdisciplinar; Ensino
Formação inicial; Experimentação; Investigação; Oficina; Energia
title_short A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação
title_full A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação
title_fullStr A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação
title_full_unstemmed A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação
title_sort A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação
author Rosa Osório, Ticiane
author_facet Rosa Osório, Ticiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa Osório, Ticiane
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Natureza; Interdisciplinar; Ensino
Formação inicial; Experimentação; Investigação; Oficina; Energia
topic Ciências da Natureza; Interdisciplinar; Ensino
Formação inicial; Experimentação; Investigação; Oficina; Energia
dc.description.none.fl_txt_mv Nas últimas décadas o ensino de Ciências passou por diversas reformulações que visavam favorecer a aprendizagem e fomentar a educação científica. Emergiram também inúmeros recursos, como a Experimentação, que ganhou destaque a partir dos anos 70 nas aulas. Diante disso, este trabalho apresenta um recorte da pesquisa realizada no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Bagé, na qual desenvolveu-se a Oficina intitulada “TIC e o ensino de Ciências da Natureza: Experimentação para a abordagem do tema Energia”. Participaram 20 acadêmicos do segundo semestre do Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura, UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito. Objetivou-se desenvolver o conceito de Energia e suas transformações por meio da Experimentação por investigação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados através de um questionário semiestruturado. Resultados revelam que 14 (70%) dos acadêmicos entenderam os objetivos das Experimentações. Reconheceram o caráter interdisciplinar nas abordagens ao destacarem mais de um componente curricular concomitantemente, ressaltando também as relações de Energia e suas transformações, como a Energia em forma de Calor.  Por fim, considera-se relevante intervenções pedagógicas no contexto da formação inicial de professores, pois assim é possível explorar temas complexos como a Energia, potencializando a investigação, criticidade e reflexão.
description Nas últimas décadas o ensino de Ciências passou por diversas reformulações que visavam favorecer a aprendizagem e fomentar a educação científica. Emergiram também inúmeros recursos, como a Experimentação, que ganhou destaque a partir dos anos 70 nas aulas. Diante disso, este trabalho apresenta um recorte da pesquisa realizada no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Bagé, na qual desenvolveu-se a Oficina intitulada “TIC e o ensino de Ciências da Natureza: Experimentação para a abordagem do tema Energia”. Participaram 20 acadêmicos do segundo semestre do Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura, UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito. Objetivou-se desenvolver o conceito de Energia e suas transformações por meio da Experimentação por investigação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados através de um questionário semiestruturado. Resultados revelam que 14 (70%) dos acadêmicos entenderam os objetivos das Experimentações. Reconheceram o caráter interdisciplinar nas abordagens ao destacarem mais de um componente curricular concomitantemente, ressaltando também as relações de Energia e suas transformações, como a Energia em forma de Calor.  Por fim, considera-se relevante intervenções pedagógicas no contexto da formação inicial de professores, pois assim é possível explorar temas complexos como a Energia, potencializando a investigação, criticidade e reflexão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1351
10.23899/relacult.v5i4.1351
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1351
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1351/736
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Ticiane Rosa Osório
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Ticiane Rosa Osório
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121102690877440