A sustentabilidade sob a perspectiva da gestão escolar: desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1688 |
Resumo: | Esta pesquisa qualitativa analisa a concepção da gestão escolar sobre a sustentabilidade. Além disso, buscou compreender como o desenvolvimento sustentável e a consciência ecológica podem ser construídos com o suporte da Educação Ambiental, tendo a gestão escolar como mediadora do processo. O principal instrumento para o levantamento de dados foram entrevistas semiestruturadas com três gestoras de escolas estaduais de ensino fundamental do município de São Sebastião do Caí/RS. Para a análise dos dados, utilizaram-se princípios da Análise de Conteúdo. A partir deste estudo, pode-se compreender que apesar do termo sustentabilidade ser utilizado e ações serem realizadas no ambiente escolar, ainda se encontra imprecisão sobre o conceito. Também, percebeu-se a necessidade de oferta de formação continuada para aprofundar os estudos sobre o tema, assim como possibilitar o desenvolvimento de práticas e ações sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar. |
id |
CLAEC-1_122f78abcf9784aec91625365b52be66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1688 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
A sustentabilidade sob a perspectiva da gestão escolar: desafios e possibilidadesEducação;Ciências Humanas;InterdisciplinarSustentabilidade; Educação Ambiental; Gestão EscolarEsta pesquisa qualitativa analisa a concepção da gestão escolar sobre a sustentabilidade. Além disso, buscou compreender como o desenvolvimento sustentável e a consciência ecológica podem ser construídos com o suporte da Educação Ambiental, tendo a gestão escolar como mediadora do processo. O principal instrumento para o levantamento de dados foram entrevistas semiestruturadas com três gestoras de escolas estaduais de ensino fundamental do município de São Sebastião do Caí/RS. Para a análise dos dados, utilizaram-se princípios da Análise de Conteúdo. A partir deste estudo, pode-se compreender que apesar do termo sustentabilidade ser utilizado e ações serem realizadas no ambiente escolar, ainda se encontra imprecisão sobre o conceito. Também, percebeu-se a necessidade de oferta de formação continuada para aprofundar os estudos sobre o tema, assim como possibilitar o desenvolvimento de práticas e ações sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaInstituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-IFRSRodrigues da Silva, Angela PatriciaAntich, Andréia Veridiana2020-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/168810.23899/relacult.v6i0.1688RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v6i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1688/1232Direitos autorais 2020 Angela Patricia Rodrigues da Silva, Andréia Veridiana Antichhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-06T15:20:01Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1688Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:26.216RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sustentabilidade sob a perspectiva da gestão escolar: desafios e possibilidades |
title |
A sustentabilidade sob a perspectiva da gestão escolar: desafios e possibilidades |
spellingShingle |
A sustentabilidade sob a perspectiva da gestão escolar: desafios e possibilidades Rodrigues da Silva, Angela Patricia Educação;Ciências Humanas;Interdisciplinar Sustentabilidade; Educação Ambiental; Gestão Escolar |
title_short |
A sustentabilidade sob a perspectiva da gestão escolar: desafios e possibilidades |
title_full |
A sustentabilidade sob a perspectiva da gestão escolar: desafios e possibilidades |
title_fullStr |
A sustentabilidade sob a perspectiva da gestão escolar: desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
A sustentabilidade sob a perspectiva da gestão escolar: desafios e possibilidades |
title_sort |
A sustentabilidade sob a perspectiva da gestão escolar: desafios e possibilidades |
author |
Rodrigues da Silva, Angela Patricia |
author_facet |
Rodrigues da Silva, Angela Patricia Antich, Andréia Veridiana |
author_role |
author |
author2 |
Antich, Andréia Veridiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-IFRS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues da Silva, Angela Patricia Antich, Andréia Veridiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação;Ciências Humanas;Interdisciplinar Sustentabilidade; Educação Ambiental; Gestão Escolar |
topic |
Educação;Ciências Humanas;Interdisciplinar Sustentabilidade; Educação Ambiental; Gestão Escolar |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Esta pesquisa qualitativa analisa a concepção da gestão escolar sobre a sustentabilidade. Além disso, buscou compreender como o desenvolvimento sustentável e a consciência ecológica podem ser construídos com o suporte da Educação Ambiental, tendo a gestão escolar como mediadora do processo. O principal instrumento para o levantamento de dados foram entrevistas semiestruturadas com três gestoras de escolas estaduais de ensino fundamental do município de São Sebastião do Caí/RS. Para a análise dos dados, utilizaram-se princípios da Análise de Conteúdo. A partir deste estudo, pode-se compreender que apesar do termo sustentabilidade ser utilizado e ações serem realizadas no ambiente escolar, ainda se encontra imprecisão sobre o conceito. Também, percebeu-se a necessidade de oferta de formação continuada para aprofundar os estudos sobre o tema, assim como possibilitar o desenvolvimento de práticas e ações sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar. |
description |
Esta pesquisa qualitativa analisa a concepção da gestão escolar sobre a sustentabilidade. Além disso, buscou compreender como o desenvolvimento sustentável e a consciência ecológica podem ser construídos com o suporte da Educação Ambiental, tendo a gestão escolar como mediadora do processo. O principal instrumento para o levantamento de dados foram entrevistas semiestruturadas com três gestoras de escolas estaduais de ensino fundamental do município de São Sebastião do Caí/RS. Para a análise dos dados, utilizaram-se princípios da Análise de Conteúdo. A partir deste estudo, pode-se compreender que apesar do termo sustentabilidade ser utilizado e ações serem realizadas no ambiente escolar, ainda se encontra imprecisão sobre o conceito. Também, percebeu-se a necessidade de oferta de formação continuada para aprofundar os estudos sobre o tema, assim como possibilitar o desenvolvimento de práticas e ações sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1688 10.23899/relacult.v6i0.1688 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1688 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v6i0.1688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1688/1232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Angela Patricia Rodrigues da Silva, Andréia Veridiana Antich http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Angela Patricia Rodrigues da Silva, Andréia Veridiana Antich http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - X EDEA 2525-7870 10.23899/relacult.v6i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121104486039552 |