Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária

Bibliographic Details
Main Author: Esteves Bortolanza, Ana Maria
Publication Date: 2018
Other Authors: Corrêa Borges, Anderson, Martins Pereira, Eliane
Format: Article
Language: por
Source: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Download full: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1098
Summary: Este estudo é parte de uma pesquisa em andamento (2017-2019), cujo objetivo é elaborar uma cartografia literária de contos latino-americanos tradicionais para uma viagem imaginária a ser realizada com uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública na região do Triângulo Mineiro. Destina-se a professores e alunos do ensino fundamental para o ensino da leitura literária e de suas práticas. Tem como metodologia a abordagem cartográfica cuja problemática se insere no campo multidisciplinar para abarcar a diversidade cultural dos povos latino-americanos historicamente construída nas relações interétnicas, e situada nas relações entre dominantes colonizadores e povos dominados. A escolha dos contos latino-americanos para desenvolver à intervenção pedagógica focou diferentes identidades culturais do continente latino-americano por meio do texto literário, situando-se na cultura literária. Os contos fazem parte de uma coleção bilíngue (português e espanhol), publicada por editoras latino-americanas nos anos de 1980 e 1990, apoiadas pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe -CERLALC e da UNESCO. Quanto ao gênero literário, a opção pelos contos tradicionais atendeu aos objetivos estabelecidos: trazer a diversidade cultural e a pluralidade de identidades coletivamente construídas pelos povos latino-americanos. A elaboração da cartografia literária, tem como eixo a problemática social presente nos contos que se desenrola no cotidiano realidade/magia. O resultado é a elaboração de uma cartografia literária multidisciplinar com os contos latino-americanos que trazem semelhanças e diferenças, aproximações e distanciamentos da cultura latino-americana.
id CLAEC-1_a3f329497b115ef2f83017c2c14c56a0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1098
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literáriaEducação, Interdisciplinar.Estudos em cultura, América Latina, integração culturalEste estudo é parte de uma pesquisa em andamento (2017-2019), cujo objetivo é elaborar uma cartografia literária de contos latino-americanos tradicionais para uma viagem imaginária a ser realizada com uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública na região do Triângulo Mineiro. Destina-se a professores e alunos do ensino fundamental para o ensino da leitura literária e de suas práticas. Tem como metodologia a abordagem cartográfica cuja problemática se insere no campo multidisciplinar para abarcar a diversidade cultural dos povos latino-americanos historicamente construída nas relações interétnicas, e situada nas relações entre dominantes colonizadores e povos dominados. A escolha dos contos latino-americanos para desenvolver à intervenção pedagógica focou diferentes identidades culturais do continente latino-americano por meio do texto literário, situando-se na cultura literária. Os contos fazem parte de uma coleção bilíngue (português e espanhol), publicada por editoras latino-americanas nos anos de 1980 e 1990, apoiadas pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe -CERLALC e da UNESCO. Quanto ao gênero literário, a opção pelos contos tradicionais atendeu aos objetivos estabelecidos: trazer a diversidade cultural e a pluralidade de identidades coletivamente construídas pelos povos latino-americanos. A elaboração da cartografia literária, tem como eixo a problemática social presente nos contos que se desenrola no cotidiano realidade/magia. O resultado é a elaboração de uma cartografia literária multidisciplinar com os contos latino-americanos que trazem semelhanças e diferenças, aproximações e distanciamentos da cultura latino-americana.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaApoio CNPqEsteves Bortolanza, Ana MariaCorrêa Borges, AndersonMartins Pereira, Eliane2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/109810.23899/relacult.v4i3.1098RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 3 (2018)2525-787010.23899/relacult.v4i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1098/999Direitos autorais 2019 ANA MARIA ESTEVES BORTOLANZAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-09T14:54:53Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1098Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:15.502RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária
title Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária
spellingShingle Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária
Esteves Bortolanza, Ana Maria
Educação, Interdisciplinar.
Estudos em cultura, América Latina, integração cultural
title_short Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária
title_full Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária
title_fullStr Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária
title_full_unstemmed Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária
title_sort Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária
author Esteves Bortolanza, Ana Maria
author_facet Esteves Bortolanza, Ana Maria
Corrêa Borges, Anderson
Martins Pereira, Eliane
author_role author
author2 Corrêa Borges, Anderson
Martins Pereira, Eliane
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Apoio CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves Bortolanza, Ana Maria
Corrêa Borges, Anderson
Martins Pereira, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Interdisciplinar.
Estudos em cultura, América Latina, integração cultural
topic Educação, Interdisciplinar.
Estudos em cultura, América Latina, integração cultural
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo é parte de uma pesquisa em andamento (2017-2019), cujo objetivo é elaborar uma cartografia literária de contos latino-americanos tradicionais para uma viagem imaginária a ser realizada com uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública na região do Triângulo Mineiro. Destina-se a professores e alunos do ensino fundamental para o ensino da leitura literária e de suas práticas. Tem como metodologia a abordagem cartográfica cuja problemática se insere no campo multidisciplinar para abarcar a diversidade cultural dos povos latino-americanos historicamente construída nas relações interétnicas, e situada nas relações entre dominantes colonizadores e povos dominados. A escolha dos contos latino-americanos para desenvolver à intervenção pedagógica focou diferentes identidades culturais do continente latino-americano por meio do texto literário, situando-se na cultura literária. Os contos fazem parte de uma coleção bilíngue (português e espanhol), publicada por editoras latino-americanas nos anos de 1980 e 1990, apoiadas pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe -CERLALC e da UNESCO. Quanto ao gênero literário, a opção pelos contos tradicionais atendeu aos objetivos estabelecidos: trazer a diversidade cultural e a pluralidade de identidades coletivamente construídas pelos povos latino-americanos. A elaboração da cartografia literária, tem como eixo a problemática social presente nos contos que se desenrola no cotidiano realidade/magia. O resultado é a elaboração de uma cartografia literária multidisciplinar com os contos latino-americanos que trazem semelhanças e diferenças, aproximações e distanciamentos da cultura latino-americana.
description Este estudo é parte de uma pesquisa em andamento (2017-2019), cujo objetivo é elaborar uma cartografia literária de contos latino-americanos tradicionais para uma viagem imaginária a ser realizada com uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública na região do Triângulo Mineiro. Destina-se a professores e alunos do ensino fundamental para o ensino da leitura literária e de suas práticas. Tem como metodologia a abordagem cartográfica cuja problemática se insere no campo multidisciplinar para abarcar a diversidade cultural dos povos latino-americanos historicamente construída nas relações interétnicas, e situada nas relações entre dominantes colonizadores e povos dominados. A escolha dos contos latino-americanos para desenvolver à intervenção pedagógica focou diferentes identidades culturais do continente latino-americano por meio do texto literário, situando-se na cultura literária. Os contos fazem parte de uma coleção bilíngue (português e espanhol), publicada por editoras latino-americanas nos anos de 1980 e 1990, apoiadas pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe -CERLALC e da UNESCO. Quanto ao gênero literário, a opção pelos contos tradicionais atendeu aos objetivos estabelecidos: trazer a diversidade cultural e a pluralidade de identidades coletivamente construídas pelos povos latino-americanos. A elaboração da cartografia literária, tem como eixo a problemática social presente nos contos que se desenrola no cotidiano realidade/magia. O resultado é a elaboração de uma cartografia literária multidisciplinar com os contos latino-americanos que trazem semelhanças e diferenças, aproximações e distanciamentos da cultura latino-americana.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1098
10.23899/relacult.v4i3.1098
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1098
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i3.1098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1098/999
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ANA MARIA ESTEVES BORTOLANZA
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ANA MARIA ESTEVES BORTOLANZA
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 3 (2018)
2525-7870
10.23899/relacult.v4i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121102767423488