Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: lopes, michele moraes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: cortes, márcia della flora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1241
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência que ocorre de forma interdisciplinar no curso Técnico em Comércio na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos, há 6 anos, denominada Bazar Técnico em Comércio. Essa prática tem o intuito de buscar novas formas de aprendizagem na Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos levando em consideração as vivências e experiências do educando que proporcionam a prática da economia solidária e fomentam o empreendedorismo. O Bazar é o momento de socialização e comercialização dos produtos produzidos nas oficinas, integrando assim educandos, educadores e comunidade. O curso tem como finalidade contribuir na superação da formação integral entre o pensar e o fazer, aliando a teoria à prática para oportunizar aos alunos condições de geração de renda autogestionada, através de práticas de gestão e comércio.  A metodologia desse trabalho constitui-se de um estudo de caso do Bazar Técnico em Comércio bem como de relato de experiência. O projeto integrador desse curso resultou na inserção da Instituição na comunidade externa, através do trabalho integrado entre alunos, servidores e comunidade. Palavras-chaves: Prática Interdisciplinar; PROEJA; Projeto Integrador.
id CLAEC-1_f7f365de73854f00c915270667ba5d36
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1241
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJACultura; Educação; Interdisciplinar.Cultura; Integração Cultural;Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência que ocorre de forma interdisciplinar no curso Técnico em Comércio na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos, há 6 anos, denominada Bazar Técnico em Comércio. Essa prática tem o intuito de buscar novas formas de aprendizagem na Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos levando em consideração as vivências e experiências do educando que proporcionam a prática da economia solidária e fomentam o empreendedorismo. O Bazar é o momento de socialização e comercialização dos produtos produzidos nas oficinas, integrando assim educandos, educadores e comunidade. O curso tem como finalidade contribuir na superação da formação integral entre o pensar e o fazer, aliando a teoria à prática para oportunizar aos alunos condições de geração de renda autogestionada, através de práticas de gestão e comércio.  A metodologia desse trabalho constitui-se de um estudo de caso do Bazar Técnico em Comércio bem como de relato de experiência. O projeto integrador desse curso resultou na inserção da Instituição na comunidade externa, através do trabalho integrado entre alunos, servidores e comunidade. Palavras-chaves: Prática Interdisciplinar; PROEJA; Projeto Integrador.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Culturalopes, michele moraescortes, márcia della flora2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/124110.23899/relacult.v5i4.1241RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1241/876Direitos autorais 2019 michele moraes lopes, márcia della flora corteshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:06:08Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1241Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:50.199RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA
title Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA
spellingShingle Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA
lopes, michele moraes
Cultura; Educação; Interdisciplinar.
Cultura; Integração Cultural;
title_short Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA
title_full Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA
title_fullStr Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA
title_full_unstemmed Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA
title_sort Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA
author lopes, michele moraes
author_facet lopes, michele moraes
cortes, márcia della flora
author_role author
author2 cortes, márcia della flora
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv lopes, michele moraes
cortes, márcia della flora
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura; Educação; Interdisciplinar.
Cultura; Integração Cultural;
topic Cultura; Educação; Interdisciplinar.
Cultura; Integração Cultural;
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência que ocorre de forma interdisciplinar no curso Técnico em Comércio na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos, há 6 anos, denominada Bazar Técnico em Comércio. Essa prática tem o intuito de buscar novas formas de aprendizagem na Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos levando em consideração as vivências e experiências do educando que proporcionam a prática da economia solidária e fomentam o empreendedorismo. O Bazar é o momento de socialização e comercialização dos produtos produzidos nas oficinas, integrando assim educandos, educadores e comunidade. O curso tem como finalidade contribuir na superação da formação integral entre o pensar e o fazer, aliando a teoria à prática para oportunizar aos alunos condições de geração de renda autogestionada, através de práticas de gestão e comércio.  A metodologia desse trabalho constitui-se de um estudo de caso do Bazar Técnico em Comércio bem como de relato de experiência. O projeto integrador desse curso resultou na inserção da Instituição na comunidade externa, através do trabalho integrado entre alunos, servidores e comunidade. Palavras-chaves: Prática Interdisciplinar; PROEJA; Projeto Integrador.
description Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência que ocorre de forma interdisciplinar no curso Técnico em Comércio na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos, há 6 anos, denominada Bazar Técnico em Comércio. Essa prática tem o intuito de buscar novas formas de aprendizagem na Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos levando em consideração as vivências e experiências do educando que proporcionam a prática da economia solidária e fomentam o empreendedorismo. O Bazar é o momento de socialização e comercialização dos produtos produzidos nas oficinas, integrando assim educandos, educadores e comunidade. O curso tem como finalidade contribuir na superação da formação integral entre o pensar e o fazer, aliando a teoria à prática para oportunizar aos alunos condições de geração de renda autogestionada, através de práticas de gestão e comércio.  A metodologia desse trabalho constitui-se de um estudo de caso do Bazar Técnico em Comércio bem como de relato de experiência. O projeto integrador desse curso resultou na inserção da Instituição na comunidade externa, através do trabalho integrado entre alunos, servidores e comunidade. Palavras-chaves: Prática Interdisciplinar; PROEJA; Projeto Integrador.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1241
10.23899/relacult.v5i4.1241
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1241
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1241/876
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 michele moraes lopes, márcia della flora cortes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 michele moraes lopes, márcia della flora cortes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121102266204160