Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1067 |
Resumo: | Este artigo traz a narrativa de uma investigação que busca compreender como a prática jornalística para um jornal escolar impresso, realizada por alunos do Ensino Médio, contribui para a sua formação. Essa foi a intenção desta pesquisa que teve como campo empírico o Jornal do Dária, produzido pelos alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz da cidade de Barra do Choça-Ba. Para chegar a essa compreensão foi utilizado como objeto de estudo o processo formativo que emerge da produção do Jornal do Dária. A pesquisa foi norteada pelo método do estudo de caso e dentre as técnicas metodológicas estão: a observação, aplicação de questionário, realizações de entrevista e grupo focal. As discussões emergiram de referenciais teóricos sobre formação, currículo e jornalismo. Dentre as compreensões obtidas nesta pesquisa está a de que a prática jornalística na escola contribuiu para a formação dos estudantes que participaram da produção do Jornal do Dária. |
id |
CLAEC-1_afb54387ed91433d1f93932d71fb73e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1067 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do DáriaInterdisciplinar; Educação; ComunicçãoEducação; Comunicação; Ciências Sociais; Ciências Humanas; América LatinaEste artigo traz a narrativa de uma investigação que busca compreender como a prática jornalística para um jornal escolar impresso, realizada por alunos do Ensino Médio, contribui para a sua formação. Essa foi a intenção desta pesquisa que teve como campo empírico o Jornal do Dária, produzido pelos alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz da cidade de Barra do Choça-Ba. Para chegar a essa compreensão foi utilizado como objeto de estudo o processo formativo que emerge da produção do Jornal do Dária. A pesquisa foi norteada pelo método do estudo de caso e dentre as técnicas metodológicas estão: a observação, aplicação de questionário, realizações de entrevista e grupo focal. As discussões emergiram de referenciais teóricos sobre formação, currículo e jornalismo. Dentre as compreensões obtidas nesta pesquisa está a de que a prática jornalística na escola contribuiu para a formação dos estudantes que participaram da produção do Jornal do Dária.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaPaiva, Élica LuizaSantos, Fabiana Pereira dos2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/106710.23899/relacult.v4i3.1067RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 3 (2018)2525-787010.23899/relacult.v4i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1067/997Direitos autorais 2019 Fabiana Pereira dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-09T14:54:53Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1067Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:58.862RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária |
title |
Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária |
spellingShingle |
Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária Paiva, Élica Luiza Interdisciplinar; Educação; Comunicção Educação; Comunicação; Ciências Sociais; Ciências Humanas; América Latina |
title_short |
Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária |
title_full |
Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária |
title_fullStr |
Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária |
title_full_unstemmed |
Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária |
title_sort |
Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária |
author |
Paiva, Élica Luiza |
author_facet |
Paiva, Élica Luiza Santos, Fabiana Pereira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Fabiana Pereira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Élica Luiza Santos, Fabiana Pereira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinar; Educação; Comunicção Educação; Comunicação; Ciências Sociais; Ciências Humanas; América Latina |
topic |
Interdisciplinar; Educação; Comunicção Educação; Comunicação; Ciências Sociais; Ciências Humanas; América Latina |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo traz a narrativa de uma investigação que busca compreender como a prática jornalística para um jornal escolar impresso, realizada por alunos do Ensino Médio, contribui para a sua formação. Essa foi a intenção desta pesquisa que teve como campo empírico o Jornal do Dária, produzido pelos alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz da cidade de Barra do Choça-Ba. Para chegar a essa compreensão foi utilizado como objeto de estudo o processo formativo que emerge da produção do Jornal do Dária. A pesquisa foi norteada pelo método do estudo de caso e dentre as técnicas metodológicas estão: a observação, aplicação de questionário, realizações de entrevista e grupo focal. As discussões emergiram de referenciais teóricos sobre formação, currículo e jornalismo. Dentre as compreensões obtidas nesta pesquisa está a de que a prática jornalística na escola contribuiu para a formação dos estudantes que participaram da produção do Jornal do Dária. |
description |
Este artigo traz a narrativa de uma investigação que busca compreender como a prática jornalística para um jornal escolar impresso, realizada por alunos do Ensino Médio, contribui para a sua formação. Essa foi a intenção desta pesquisa que teve como campo empírico o Jornal do Dária, produzido pelos alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz da cidade de Barra do Choça-Ba. Para chegar a essa compreensão foi utilizado como objeto de estudo o processo formativo que emerge da produção do Jornal do Dária. A pesquisa foi norteada pelo método do estudo de caso e dentre as técnicas metodológicas estão: a observação, aplicação de questionário, realizações de entrevista e grupo focal. As discussões emergiram de referenciais teóricos sobre formação, currículo e jornalismo. Dentre as compreensões obtidas nesta pesquisa está a de que a prática jornalística na escola contribuiu para a formação dos estudantes que participaram da produção do Jornal do Dária. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1067 10.23899/relacult.v4i3.1067 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1067 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i3.1067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1067/997 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fabiana Pereira dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fabiana Pereira dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 3 (2018) 2525-7870 10.23899/relacult.v4i3 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121103970140160 |