Prática Jornalística e Formação: compreensões sobre o Jornal do Dária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Élica Luiza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Fabiana Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1067
Resumo: Este artigo traz a narrativa de uma investigação que busca compreender como a prática jornalística para um jornal escolar impresso, realizada por alunos do Ensino Médio, contribui para a sua formação. Essa foi a intenção desta pesquisa que teve como campo empírico o Jornal do Dária, produzido pelos alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz da cidade de Barra do Choça-Ba. Para chegar a essa compreensão foi utilizado como objeto de estudo o processo formativo que emerge da produção do Jornal do Dária. A pesquisa foi norteada pelo método do estudo de caso e dentre as técnicas metodológicas estão: a observação, aplicação de questionário, realizações de entrevista e grupo focal. As discussões emergiram de referenciais teóricos sobre formação, currículo e jornalismo. Dentre as compreensões obtidas nesta pesquisa está a de que a prática jornalística na escola contribuiu para a formação dos estudantes que participaram da produção do Jornal do Dária.