Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Alice Casimiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963
Resumo: São discutidas as relações entre disciplinas escolares e propostas de integração nas políticas de currículo, com foco na proposta de itinerários formativos e de organização por competências da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, destacando alguns efeitos que produzem nas identificações docentes, bem como as tentativas de controle dos projetos de vida dos estudantes. O artigo conclui que a proposta de integração curricular apresentada pela BNCC do ensino médio não viabiliza a flexibilidade curricular a qual alude, pelo contrário, tende a ser restritiva de possibilidades de integração curricular por permanecer tentando controlar o projeto de futuro dos jovens estudantes por meio de metas fixadas a priori.
id CNTE-1_4ddbc1090d5fb71d8bdf22464eab8646
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/963
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenisBNCC. Itinerário formativo. Organização curricular. Política de currículo.São discutidas as relações entre disciplinas escolares e propostas de integração nas políticas de currículo, com foco na proposta de itinerários formativos e de organização por competências da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, destacando alguns efeitos que produzem nas identificações docentes, bem como as tentativas de controle dos projetos de vida dos estudantes. O artigo conclui que a proposta de integração curricular apresentada pela BNCC do ensino médio não viabiliza a flexibilidade curricular a qual alude, pelo contrário, tende a ser restritiva de possibilidades de integração curricular por permanecer tentando controlar o projeto de futuro dos jovens estudantes por meio de metas fixadas a priori.CNTE2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/96310.22420/rde.v13i25.963Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 59-752238-439110.22420/rde.v13i25reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Alice Casimiro2019-08-14T12:44:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/963Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:45.352370Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis
title Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis
spellingShingle Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis
Lopes, Alice Casimiro
BNCC. Itinerário formativo. Organização curricular. Política de currículo.
title_short Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis
title_full Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis
title_fullStr Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis
title_full_unstemmed Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis
title_sort Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis
author Lopes, Alice Casimiro
author_facet Lopes, Alice Casimiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Alice Casimiro
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC. Itinerário formativo. Organização curricular. Política de currículo.
topic BNCC. Itinerário formativo. Organização curricular. Política de currículo.
description São discutidas as relações entre disciplinas escolares e propostas de integração nas políticas de currículo, com foco na proposta de itinerários formativos e de organização por competências da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, destacando alguns efeitos que produzem nas identificações docentes, bem como as tentativas de controle dos projetos de vida dos estudantes. O artigo conclui que a proposta de integração curricular apresentada pela BNCC do ensino médio não viabiliza a flexibilidade curricular a qual alude, pelo contrário, tende a ser restritiva de possibilidades de integração curricular por permanecer tentando controlar o projeto de futuro dos jovens estudantes por meio de metas fixadas a priori.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963
10.22420/rde.v13i25.963
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963
identifier_str_mv 10.22420/rde.v13i25.963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 59-75
2238-4391
10.22420/rde.v13i25
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342641074176