Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1103 |
Resumo: | O texto mergulha no relato de uma educadora integrante do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil que atua numa cidade do Sul de Minas Gerais. Entrelaçamos sua experiência no planejamento e execução de um encontro com as discussões ético políticas nos processos de formação continuada, para essa primeira etapa da educação básica, com a música Corsário, de Aldir Blanc e João Bosco. Na problematização do relato evidenciamos a falácia da “ideologia de gênero” e o pânico moral. Os subtítulos do texto veiculam as frases da música Corsário que nos instigaram a pensar na importância das resistências, em um momento de tentativas de cerceamento de fazeres e saberes. |
id |
CNTE-1_cd692973815bedfb142ad0f784cfcb0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1103 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação BásicaFórum de Educação Infantil. Formação continuada. Relações de gênero. Filmes para crianças.O texto mergulha no relato de uma educadora integrante do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil que atua numa cidade do Sul de Minas Gerais. Entrelaçamos sua experiência no planejamento e execução de um encontro com as discussões ético políticas nos processos de formação continuada, para essa primeira etapa da educação básica, com a música Corsário, de Aldir Blanc e João Bosco. Na problematização do relato evidenciamos a falácia da “ideologia de gênero” e o pânico moral. Os subtítulos do texto veiculam as frases da música Corsário que nos instigaram a pensar na importância das resistências, em um momento de tentativas de cerceamento de fazeres e saberes.CNTE2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/110310.22420/rde.v14i28.1103Retratos da Escola; v. 14 n. 28 (2020): A batalha em torno do gênero: a Educação Básica contra ataca; 141-1572238-439110.22420/rde.v14i28reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1103/pdfCopyright (c) 2020 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Cláudia MariaXavier Filha, Constantina2022-09-16T02:41:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1103Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:48.772606Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica |
title |
Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica |
spellingShingle |
Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica Ribeiro, Cláudia Maria Fórum de Educação Infantil. Formação continuada. Relações de gênero. Filmes para crianças. |
title_short |
Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica |
title_full |
Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica |
title_fullStr |
Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica |
title_sort |
Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica |
author |
Ribeiro, Cláudia Maria |
author_facet |
Ribeiro, Cláudia Maria Xavier Filha, Constantina |
author_role |
author |
author2 |
Xavier Filha, Constantina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Cláudia Maria Xavier Filha, Constantina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fórum de Educação Infantil. Formação continuada. Relações de gênero. Filmes para crianças. |
topic |
Fórum de Educação Infantil. Formação continuada. Relações de gênero. Filmes para crianças. |
description |
O texto mergulha no relato de uma educadora integrante do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil que atua numa cidade do Sul de Minas Gerais. Entrelaçamos sua experiência no planejamento e execução de um encontro com as discussões ético políticas nos processos de formação continuada, para essa primeira etapa da educação básica, com a música Corsário, de Aldir Blanc e João Bosco. Na problematização do relato evidenciamos a falácia da “ideologia de gênero” e o pânico moral. Os subtítulos do texto veiculam as frases da música Corsário que nos instigaram a pensar na importância das resistências, em um momento de tentativas de cerceamento de fazeres e saberes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1103 10.22420/rde.v14i28.1103 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1103 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v14i28.1103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1103/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 14 n. 28 (2020): A batalha em torno do gênero: a Educação Básica contra ataca; 141-157 2238-4391 10.22420/rde.v14i28 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342970327040 |