Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cláudia Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Xavier Filha, Constantina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1103
Resumo: O texto mergulha no relato de uma educadora integrante do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil que atua numa cidade do Sul de Minas Gerais. Entrelaçamos sua experiência no planejamento e execução de um encontro com as discussões ético políticas nos processos de formação continuada, para essa primeira etapa da educação básica, com a música Corsário, de Aldir Blanc e João Bosco. Na problematização do relato evidenciamos a falácia da “ideologia de gênero” e o pânico moral. Os subtítulos do texto veiculam as frases da música Corsário que nos instigaram a pensar na importância das resistências, em um momento de tentativas de cerceamento de fazeres e saberes.
id CNTE-1_cd692973815bedfb142ad0f784cfcb0a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1103
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação BásicaFórum de Educação Infantil. Formação continuada. Relações de gênero. Filmes para crianças.O texto mergulha no relato de uma educadora integrante do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil que atua numa cidade do Sul de Minas Gerais. Entrelaçamos sua experiência no planejamento e execução de um encontro com as discussões ético políticas nos processos de formação continuada, para essa primeira etapa da educação básica, com a música Corsário, de Aldir Blanc e João Bosco. Na problematização do relato evidenciamos a falácia da “ideologia de gênero” e o pânico moral. Os subtítulos do texto veiculam as frases da música Corsário que nos instigaram a pensar na importância das resistências, em um momento de tentativas de cerceamento de fazeres e saberes.CNTE2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/110310.22420/rde.v14i28.1103Retratos da Escola; v. 14 n. 28 (2020): A batalha em torno do gênero: a Educação Básica contra ataca; 141-1572238-439110.22420/rde.v14i28reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1103/pdfCopyright (c) 2020 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Cláudia MariaXavier Filha, Constantina2022-09-16T02:41:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1103Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:48.772606Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica
title Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica
spellingShingle Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica
Ribeiro, Cláudia Maria
Fórum de Educação Infantil. Formação continuada. Relações de gênero. Filmes para crianças.
title_short Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica
title_full Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica
title_fullStr Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica
title_full_unstemmed Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica
title_sort Corsário preso: possibilidades e limites para navegar pelo conceito de gênero na Educação Básica
author Ribeiro, Cláudia Maria
author_facet Ribeiro, Cláudia Maria
Xavier Filha, Constantina
author_role author
author2 Xavier Filha, Constantina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Cláudia Maria
Xavier Filha, Constantina
dc.subject.por.fl_str_mv Fórum de Educação Infantil. Formação continuada. Relações de gênero. Filmes para crianças.
topic Fórum de Educação Infantil. Formação continuada. Relações de gênero. Filmes para crianças.
description O texto mergulha no relato de uma educadora integrante do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil que atua numa cidade do Sul de Minas Gerais. Entrelaçamos sua experiência no planejamento e execução de um encontro com as discussões ético políticas nos processos de formação continuada, para essa primeira etapa da educação básica, com a música Corsário, de Aldir Blanc e João Bosco. Na problematização do relato evidenciamos a falácia da “ideologia de gênero” e o pânico moral. Os subtítulos do texto veiculam as frases da música Corsário que nos instigaram a pensar na importância das resistências, em um momento de tentativas de cerceamento de fazeres e saberes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1103
10.22420/rde.v14i28.1103
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1103
identifier_str_mv 10.22420/rde.v14i28.1103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1103/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 14 n. 28 (2020): A batalha em torno do gênero: a Educação Básica contra ataca; 141-157
2238-4391
10.22420/rde.v14i28
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342970327040