A propaganda de alimentos: orientação, ou apenas estímulo ao consumo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3853 |
Resumo: | As mensagens sobre alimentação veiculadas nos meios de comunicação merecem atenção, pois estudos apontam que a mídia exerce papel fundamental na formação de novos hábitos alimentares. Visando atender a um novo perfil de consumidores preocupados com a saúde e o bem- estar físico e interessada nesse mercado promissor, a indústria intensifica as estratégias de estímulo ao consumo de determinadas categorias de alimentos, como os produtos diet e light. Este estudo analisou 20 peças publicitárias de alimentos veiculadas em revistas e jornais de circulação nacional entre junho e outubro de 2006, contemplando: o emissor; o destinatário; a linguagem e a mensagem. Constatou-se que o discurso publicitário focou principalmente as mulheres, propondo o consumo sem culpa e prometendo a combinação entre estética e saúde. Na busca da valorização do produto, as peças publicitárias secundarizaram informações nutricionais relevantes, outras realizaram combinações perigosas para a saúde, como a associação do alimento a medicamentos e a indução a substituição de refeições pelo produto em questão. Os resultados sinalizam a necessidade de se ampliar a discussão sobre as estratégias da publicidade de alimentos, pois o direito do cidadão à informação e à saúde não podem estar subjugados a valores de mercado. |
id |
CRUZ_e2aa5907709d53d45925943bad436eee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/3853 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Marins, Bianca RamosAraújo, Inesita Soares deJacob, Silvana do Couto2012-04-19T13:32:40Z2012-04-19T13:32:40Z2011MARTINS, Bianca Ramos; ARAÚJO, Inesita Soares de; JACOB, Silvana do Couto Jacob. A propaganda de alimentos: orientação, ou apenas estímulo ao consumo? Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 9, p. 3873-3882, Sept. 2011.1413-8123https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/385310.1590/S1413-81232011001000023As mensagens sobre alimentação veiculadas nos meios de comunicação merecem atenção, pois estudos apontam que a mídia exerce papel fundamental na formação de novos hábitos alimentares. Visando atender a um novo perfil de consumidores preocupados com a saúde e o bem- estar físico e interessada nesse mercado promissor, a indústria intensifica as estratégias de estímulo ao consumo de determinadas categorias de alimentos, como os produtos diet e light. Este estudo analisou 20 peças publicitárias de alimentos veiculadas em revistas e jornais de circulação nacional entre junho e outubro de 2006, contemplando: o emissor; o destinatário; a linguagem e a mensagem. Constatou-se que o discurso publicitário focou principalmente as mulheres, propondo o consumo sem culpa e prometendo a combinação entre estética e saúde. Na busca da valorização do produto, as peças publicitárias secundarizaram informações nutricionais relevantes, outras realizaram combinações perigosas para a saúde, como a associação do alimento a medicamentos e a indução a substituição de refeições pelo produto em questão. Os resultados sinalizam a necessidade de se ampliar a discussão sobre as estratégias da publicidade de alimentos, pois o direito do cidadão à informação e à saúde não podem estar subjugados a valores de mercado.Current advertising messages for food products deserve special attention, since they indicate that the media has played a central role in shaping new eating habits. The food industry, seeking to serve a new customer segment (increasingly preoccupied with health and physical well-being), and with a specific interest in this promising market, has intensified its marketing strategies for stimulating consumption of diet and light food products. This study analyzed 20 food advertisements published from June to October 2006 in Brazilian magazines and newspapers with nationwide circulation. The following elements were analyzed in the advertisements: the advertiser; the audience; the language; and the message. It was seen that the advertising message mainly targeted women, proposing guilt-free consumption, promising a combination of esthetics and health. In order to enhance their product, several advertisements omitted relevant nutritional information while others promoted hazardous combinations with pharmaceutical products, and still others induced the target public to replace regular meals with their product. The results signal the need to broaden the discussion on the strategies for food advertising, as the citizen’s right to information and health cannot be subjugated to market values.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porAssociação Brasileira de Saúde ColetivaAlimentosAnálise de AlimentosInformaçãoPublicidade de AlimentosAnálise de AlimentosVigilância SanitáriaInformaçãoA propaganda de alimentos: orientação, ou apenas estímulo ao consumo?Food advertising: advice or merely stimulation of consumption?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALPropaganda_alimentos_orientacao_estimulo_consumo.pdfPropaganda_alimentos_orientacao_estimulo_consumo.pdfapplication/pdf189127https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/3853/1/Propaganda_alimentos_orientacao_estimulo_consumo.pdf54bbf6297764c82f42f0c2f6141c1b26MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81648https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/3853/2/license.txte095249ac7cacefbfe39684dfe45e706MD52TEXTPropaganda_alimentos_orientacao_estimulo_consumo.pdf.txtPropaganda_alimentos_orientacao_estimulo_consumo.pdf.txtExtracted texttext/plain44652https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/3853/5/Propaganda_alimentos_orientacao_estimulo_consumo.pdf.txt2c8e79650a3a925a1eb34aa0e986e77cMD55THUMBNAILPropaganda_alimentos_orientacao_estimulo_consumo.pdf.jpgPropaganda_alimentos_orientacao_estimulo_consumo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1474https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/3853/4/Propaganda_alimentos_orientacao_estimulo_consumo.pdf.jpgc15fac5d023b3d0655741e309636a21dMD54icict/38532019-04-09 12:59:35.092oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352019-04-09T15:59:35Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A propaganda de alimentos: orientação, ou apenas estímulo ao consumo? |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Food advertising: advice or merely stimulation of consumption? |
title |
A propaganda de alimentos: orientação, ou apenas estímulo ao consumo? |
spellingShingle |
A propaganda de alimentos: orientação, ou apenas estímulo ao consumo? Marins, Bianca Ramos Alimentos Análise de Alimentos Informação Publicidade de Alimentos Análise de Alimentos Vigilância Sanitária Informação |
title_short |
A propaganda de alimentos: orientação, ou apenas estímulo ao consumo? |
title_full |
A propaganda de alimentos: orientação, ou apenas estímulo ao consumo? |
title_fullStr |
A propaganda de alimentos: orientação, ou apenas estímulo ao consumo? |
title_full_unstemmed |
A propaganda de alimentos: orientação, ou apenas estímulo ao consumo? |
title_sort |
A propaganda de alimentos: orientação, ou apenas estímulo ao consumo? |
author |
Marins, Bianca Ramos |
author_facet |
Marins, Bianca Ramos Araújo, Inesita Soares de Jacob, Silvana do Couto |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Inesita Soares de Jacob, Silvana do Couto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marins, Bianca Ramos Araújo, Inesita Soares de Jacob, Silvana do Couto |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Alimentos Análise de Alimentos Informação |
topic |
Alimentos Análise de Alimentos Informação Publicidade de Alimentos Análise de Alimentos Vigilância Sanitária Informação |
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade de Alimentos Análise de Alimentos Vigilância Sanitária Informação |
description |
As mensagens sobre alimentação veiculadas nos meios de comunicação merecem atenção, pois estudos apontam que a mídia exerce papel fundamental na formação de novos hábitos alimentares. Visando atender a um novo perfil de consumidores preocupados com a saúde e o bem- estar físico e interessada nesse mercado promissor, a indústria intensifica as estratégias de estímulo ao consumo de determinadas categorias de alimentos, como os produtos diet e light. Este estudo analisou 20 peças publicitárias de alimentos veiculadas em revistas e jornais de circulação nacional entre junho e outubro de 2006, contemplando: o emissor; o destinatário; a linguagem e a mensagem. Constatou-se que o discurso publicitário focou principalmente as mulheres, propondo o consumo sem culpa e prometendo a combinação entre estética e saúde. Na busca da valorização do produto, as peças publicitárias secundarizaram informações nutricionais relevantes, outras realizaram combinações perigosas para a saúde, como a associação do alimento a medicamentos e a indução a substituição de refeições pelo produto em questão. Os resultados sinalizam a necessidade de se ampliar a discussão sobre as estratégias da publicidade de alimentos, pois o direito do cidadão à informação e à saúde não podem estar subjugados a valores de mercado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-19T13:32:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-04-19T13:32:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Bianca Ramos; ARAÚJO, Inesita Soares de; JACOB, Silvana do Couto Jacob. A propaganda de alimentos: orientação, ou apenas estímulo ao consumo? Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 9, p. 3873-3882, Sept. 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3853 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1413-8123 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-81232011001000023 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Bianca Ramos; ARAÚJO, Inesita Soares de; JACOB, Silvana do Couto Jacob. A propaganda de alimentos: orientação, ou apenas estímulo ao consumo? Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 9, p. 3873-3882, Sept. 2011. 1413-8123 10.1590/S1413-81232011001000023 |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/3853/1/Propaganda_alimentos_orientacao_estimulo_consumo.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/3853/2/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/3853/5/Propaganda_alimentos_orientacao_estimulo_consumo.pdf.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/3853/4/Propaganda_alimentos_orientacao_estimulo_consumo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
54bbf6297764c82f42f0c2f6141c1b26 e095249ac7cacefbfe39684dfe45e706 2c8e79650a3a925a1eb34aa0e986e77c c15fac5d023b3d0655741e309636a21d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1798324760737742848 |