Iniciativas de avaliação do ensino fundamental em municípios brasileiros: mapeamento e tendências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAUER,ADRIANA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SOUSA,SANDRA MARIA ZAKIA LIAN, HORTA NETO,JOÃO LUIZ, VALLE,RAQUEL DA CUNHA, PIMENTA,CLÁUDIA OLIVEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400208
Resumo: RESUMO Visando a mapear e caracterizar iniciativas relacionadas às avaliações em larga escala em desenvolvimento nos municípios brasileiros, desenvolveu-se uma pesquisa com abrangência nacional. Seus resultados são tratados no presente artigo, que se organiza em quatro seções. Inicialmente, apresenta-se uma síntese dos estudos já produzidos sobre a temática e, em seguida, explicitam-se os procedimentos metodológicos. Na terceira seção são discutidos os resultados obtidos por meio de survey, que abarcam informações obtidas de 4.309 municípios brasileiros. Por fim, são expostas conclusões acerca das concepções presentes nas avaliações propostas pelos municípios, bem como os usos dos resultados que as gestões desses entes federados fazem das diversas avaliações existentes, que evidenciam a consolidação da avaliação em larga escala como instrumento de gestão educacional nas municipalidades.
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