Más condutas científicas uma abordagem crítico-comparativa para in-formar uma reflexão sobre o tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VILAÇA,MURILO MARIANO
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000100245
Resumo: As más condutas científicas constrangem a ciência pelo mundo. Em educação, há poucos artigos sobre o tema. Silva (2008) e Krokoscz (2011) são importantes exceções. No entanto, como focalizam o problema do plágio, outras práticas são negligenciadas. Reconhecendo a relevância do debate feito por esses autores, viso a ampliar o escopo analítico, contribuindo para a formação de uma reflexão do/no campo educacional. Neste artigo, meus objetivos são: (1) comparar as definições das agências internacionais e nacionais; (2) argumentar que a tríade FFP (fabricar, falsificar, plagiar) é insuficiente para compreender o problema; (3) criticar a opção por um foco no indivíduo, desconsiderando equivocadamente o papel do contexto cientométrico sobre essas práticas.
id EAA-1_5927545126e385e9e348cc4ffbce3146
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782015000100245
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Más condutas científicas uma abordagem crítico-comparativa para in-formar uma reflexão sobre o temamás condutas científicasética científicacientometriapressão por publicaçãoAs más condutas científicas constrangem a ciência pelo mundo. Em educação, há poucos artigos sobre o tema. Silva (2008) e Krokoscz (2011) são importantes exceções. No entanto, como focalizam o problema do plágio, outras práticas são negligenciadas. Reconhecendo a relevância do debate feito por esses autores, viso a ampliar o escopo analítico, contribuindo para a formação de uma reflexão do/no campo educacional. Neste artigo, meus objetivos são: (1) comparar as definições das agências internacionais e nacionais; (2) argumentar que a tríade FFP (fabricar, falsificar, plagiar) é insuficiente para compreender o problema; (3) criticar a opção por um foco no indivíduo, desconsiderando equivocadamente o papel do contexto cientométrico sobre essas práticas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000100245Revista Brasileira de Educação v.20 n.60 2015reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782015206012info:eu-repo/semantics/openAccessVILAÇA,MURILO MARIANOpor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782015000100245Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2015-10-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Más condutas científicas uma abordagem crítico-comparativa para in-formar uma reflexão sobre o tema
title Más condutas científicas uma abordagem crítico-comparativa para in-formar uma reflexão sobre o tema
spellingShingle Más condutas científicas uma abordagem crítico-comparativa para in-formar uma reflexão sobre o tema
VILAÇA,MURILO MARIANO
más condutas científicas
ética científica
cientometria
pressão por publicação
title_short Más condutas científicas uma abordagem crítico-comparativa para in-formar uma reflexão sobre o tema
title_full Más condutas científicas uma abordagem crítico-comparativa para in-formar uma reflexão sobre o tema
title_fullStr Más condutas científicas uma abordagem crítico-comparativa para in-formar uma reflexão sobre o tema
title_full_unstemmed Más condutas científicas uma abordagem crítico-comparativa para in-formar uma reflexão sobre o tema
title_sort Más condutas científicas uma abordagem crítico-comparativa para in-formar uma reflexão sobre o tema
author VILAÇA,MURILO MARIANO
author_facet VILAÇA,MURILO MARIANO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VILAÇA,MURILO MARIANO
dc.subject.por.fl_str_mv más condutas científicas
ética científica
cientometria
pressão por publicação
topic más condutas científicas
ética científica
cientometria
pressão por publicação
description As más condutas científicas constrangem a ciência pelo mundo. Em educação, há poucos artigos sobre o tema. Silva (2008) e Krokoscz (2011) são importantes exceções. No entanto, como focalizam o problema do plágio, outras práticas são negligenciadas. Reconhecendo a relevância do debate feito por esses autores, viso a ampliar o escopo analítico, contribuindo para a formação de uma reflexão do/no campo educacional. Neste artigo, meus objetivos são: (1) comparar as definições das agências internacionais e nacionais; (2) argumentar que a tríade FFP (fabricar, falsificar, plagiar) é insuficiente para compreender o problema; (3) criticar a opção por um foco no indivíduo, desconsiderando equivocadamente o papel do contexto cientométrico sobre essas práticas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000100245
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000100245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782015206012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.20 n.60 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491608956928