Formação sustentável do professor no mestrado profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA,WAGNER RODRIGUES
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300708
Resumo: RESUMO Esta pesquisa investigou o desafio a ser assumido pelo mestrado profissional para professores atuantes no ensino básico brasileiro, diante da demanda do mercado de trabalho pela superação de práticas acadêmicas excessivamente teóricas. A metodologia de pesquisa corresponde à análise discursiva da escrita acadêmica do professor-pesquisador e à revisão da literatura científica de diferentes disciplinas, que, por perspectivas diferenciadas, encaminham mudanças paradigmáticas na formação docente. Os resultados mostraram que a realização da pesquisa pelo professor contribui para a familiarização do profissional com letramentos necessários para mudanças nos paradigmas científico e educacional dominantes. Isso acontece em meio a disputas pela legitimação de diferentes vozes sociais representando universidade e escola. Propomos uma formação docente sustentável, orientada especialmente pela indisciplinaridade e pela legitimação de conhecimentos práticos compartilhados por professores.
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