Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arce,Alessandra
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200009
Resumo: O presente trabalho dedica-se a analisar um importantíssimo texto de Friedrich Froebel (1782-1852), fundador dos jardins-de-infância (kindergartens): "De como Lina aprendeu a escrever e a ler: Uma história para crianças que gostam de estar ocupadas". O texto expõe, na forma escrita de uma historinha, os mais importantes princípios educacionais de Froebel. O objetivo foi apresentar, a partir da historinha, as idéias do autor a respeito de como se deve pensar e fazer educação para infância. Retomou-se as idéias de um dos pioneiros da educação de crianças menores de 6 anos, por considerar-se que sua teoria educacional traz os germens das discussões atuais que são travadas em prol da construção de uma pedagogia da educação infantil.
id EAA-1_cbd81334ec3faf5b0eebe667a8a33a3a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782002000200009
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infânciaFriedrich Froebeljardim-de-infânciahistoria da educaçãoO presente trabalho dedica-se a analisar um importantíssimo texto de Friedrich Froebel (1782-1852), fundador dos jardins-de-infância (kindergartens): "De como Lina aprendeu a escrever e a ler: Uma história para crianças que gostam de estar ocupadas". O texto expõe, na forma escrita de uma historinha, os mais importantes princípios educacionais de Froebel. O objetivo foi apresentar, a partir da historinha, as idéias do autor a respeito de como se deve pensar e fazer educação para infância. Retomou-se as idéias de um dos pioneiros da educação de crianças menores de 6 anos, por considerar-se que sua teoria educacional traz os germens das discussões atuais que são travadas em prol da construção de uma pedagogia da educação infantil.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2002-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200009Revista Brasileira de Educação n.20 2002reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782002000200009info:eu-repo/semantics/openAccessArce,Alessandrapor2011-04-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782002000200009Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-04-04T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância
title Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância
spellingShingle Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância
Arce,Alessandra
Friedrich Froebel
jardim-de-infância
historia da educação
title_short Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância
title_full Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância
title_fullStr Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância
title_full_unstemmed Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância
title_sort Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância
author Arce,Alessandra
author_facet Arce,Alessandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arce,Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Friedrich Froebel
jardim-de-infância
historia da educação
topic Friedrich Froebel
jardim-de-infância
historia da educação
description O presente trabalho dedica-se a analisar um importantíssimo texto de Friedrich Froebel (1782-1852), fundador dos jardins-de-infância (kindergartens): "De como Lina aprendeu a escrever e a ler: Uma história para crianças que gostam de estar ocupadas". O texto expõe, na forma escrita de uma historinha, os mais importantes princípios educacionais de Froebel. O objetivo foi apresentar, a partir da historinha, as idéias do autor a respeito de como se deve pensar e fazer educação para infância. Retomou-se as idéias de um dos pioneiros da educação de crianças menores de 6 anos, por considerar-se que sua teoria educacional traz os germens das discussões atuais que são travadas em prol da construção de uma pedagogia da educação infantil.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782002000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.20 2002
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489505513472