FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA

Bibliographic Details
Main Author: Santos, Juliara Dias dos
Publication Date: 2019
Other Authors: Molina, Adão Aparecido
Format: Article
Language: por
Source: Pedagogia em Foco (Online)
Download full: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/423
Summary: O educador alemão Friedrich Wilhelm August Froebel (1782-1852) criou o jardim de infância em 1837. A fim de compreender sua teoria educacional voltada para a criança de 0 a 6 anos de idade, fez-se necessário um estudo do contexto histórico do período no qual viveu, marcado pela Revolução Francesa (1789) e pela revolução industrial na Inglaterra. A Alemanha - seu país de origem - emergiu com características peculiares, industrializando-se tardiamente, marcada pela descentralização política, com muitos reinos e principados. Por outro lado, destacou-se no campo artístico e filosófico e com um forte sentimento nacionalista. Destarte, desvendar a história do período foi fundamental para apreender as influências auferidas pelo autor em referência. O estudo teve como âncora a pesquisa qualitativa com enfoque histórico-estrutural e se utilizou de fontes bibliográficas. Com esse estudo foi possível assimilar o pensamento místico e simbólico do pedagogo alemão, caracterizado pela religiosidade protestante, pela defesa da sociedade equilibrada e harmoniosa, que se iniciaria com a educação da criança desde o ventre materno.
id FAMA-0_5fa508ef1ad89f3ce60156ec07d898c1
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/423
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIAEducação ; História da Educação; Educação Infantil.Friedrich Froebel. Europa século XIX. Jardim de infância.O educador alemão Friedrich Wilhelm August Froebel (1782-1852) criou o jardim de infância em 1837. A fim de compreender sua teoria educacional voltada para a criança de 0 a 6 anos de idade, fez-se necessário um estudo do contexto histórico do período no qual viveu, marcado pela Revolução Francesa (1789) e pela revolução industrial na Inglaterra. A Alemanha - seu país de origem - emergiu com características peculiares, industrializando-se tardiamente, marcada pela descentralização política, com muitos reinos e principados. Por outro lado, destacou-se no campo artístico e filosófico e com um forte sentimento nacionalista. Destarte, desvendar a história do período foi fundamental para apreender as influências auferidas pelo autor em referência. O estudo teve como âncora a pesquisa qualitativa com enfoque histórico-estrutural e se utilizou de fontes bibliográficas. Com esse estudo foi possível assimilar o pensamento místico e simbólico do pedagogo alemão, caracterizado pela religiosidade protestante, pela defesa da sociedade equilibrada e harmoniosa, que se iniciaria com a educação da criança desde o ventre materno.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASantos, Juliara Dias dosMolina, Adão Aparecido2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/42310.29031/pedf.v14i12.423Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 6-252178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/423/384Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:21Zoai:revista.facfama.edu.br:article/423Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:21.344Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA
title FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA
spellingShingle FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA
Santos, Juliara Dias dos
Educação ; História da Educação; Educação Infantil.
Friedrich Froebel. Europa século XIX. Jardim de infância.
title_short FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA
title_full FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA
title_fullStr FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA
title_full_unstemmed FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA
title_sort FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA
author Santos, Juliara Dias dos
author_facet Santos, Juliara Dias dos
Molina, Adão Aparecido
author_role author
author2 Molina, Adão Aparecido
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliara Dias dos
Molina, Adão Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ; História da Educação; Educação Infantil.
Friedrich Froebel. Europa século XIX. Jardim de infância.
topic Educação ; História da Educação; Educação Infantil.
Friedrich Froebel. Europa século XIX. Jardim de infância.
dc.description.none.fl_txt_mv O educador alemão Friedrich Wilhelm August Froebel (1782-1852) criou o jardim de infância em 1837. A fim de compreender sua teoria educacional voltada para a criança de 0 a 6 anos de idade, fez-se necessário um estudo do contexto histórico do período no qual viveu, marcado pela Revolução Francesa (1789) e pela revolução industrial na Inglaterra. A Alemanha - seu país de origem - emergiu com características peculiares, industrializando-se tardiamente, marcada pela descentralização política, com muitos reinos e principados. Por outro lado, destacou-se no campo artístico e filosófico e com um forte sentimento nacionalista. Destarte, desvendar a história do período foi fundamental para apreender as influências auferidas pelo autor em referência. O estudo teve como âncora a pesquisa qualitativa com enfoque histórico-estrutural e se utilizou de fontes bibliográficas. Com esse estudo foi possível assimilar o pensamento místico e simbólico do pedagogo alemão, caracterizado pela religiosidade protestante, pela defesa da sociedade equilibrada e harmoniosa, que se iniciaria com a educação da criança desde o ventre materno.
description O educador alemão Friedrich Wilhelm August Froebel (1782-1852) criou o jardim de infância em 1837. A fim de compreender sua teoria educacional voltada para a criança de 0 a 6 anos de idade, fez-se necessário um estudo do contexto histórico do período no qual viveu, marcado pela Revolução Francesa (1789) e pela revolução industrial na Inglaterra. A Alemanha - seu país de origem - emergiu com características peculiares, industrializando-se tardiamente, marcada pela descentralização política, com muitos reinos e principados. Por outro lado, destacou-se no campo artístico e filosófico e com um forte sentimento nacionalista. Destarte, desvendar a história do período foi fundamental para apreender as influências auferidas pelo autor em referência. O estudo teve como âncora a pesquisa qualitativa com enfoque histórico-estrutural e se utilizou de fontes bibliográficas. Com esse estudo foi possível assimilar o pensamento místico e simbólico do pedagogo alemão, caracterizado pela religiosidade protestante, pela defesa da sociedade equilibrada e harmoniosa, que se iniciaria com a educação da criança desde o ventre materno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/423
10.29031/pedf.v14i12.423
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/423
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v14i12.423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/423/384
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 6-25
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926512685056