FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Pedagogia em Foco (Online) |
Download full: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/423 |
Summary: | O educador alemão Friedrich Wilhelm August Froebel (1782-1852) criou o jardim de infância em 1837. A fim de compreender sua teoria educacional voltada para a criança de 0 a 6 anos de idade, fez-se necessário um estudo do contexto histórico do período no qual viveu, marcado pela Revolução Francesa (1789) e pela revolução industrial na Inglaterra. A Alemanha - seu país de origem - emergiu com características peculiares, industrializando-se tardiamente, marcada pela descentralização política, com muitos reinos e principados. Por outro lado, destacou-se no campo artístico e filosófico e com um forte sentimento nacionalista. Destarte, desvendar a história do período foi fundamental para apreender as influências auferidas pelo autor em referência. O estudo teve como âncora a pesquisa qualitativa com enfoque histórico-estrutural e se utilizou de fontes bibliográficas. Com esse estudo foi possível assimilar o pensamento místico e simbólico do pedagogo alemão, caracterizado pela religiosidade protestante, pela defesa da sociedade equilibrada e harmoniosa, que se iniciaria com a educação da criança desde o ventre materno. |
id |
FAMA-0_5fa508ef1ad89f3ce60156ec07d898c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/423 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIAEducação ; História da Educação; Educação Infantil.Friedrich Froebel. Europa século XIX. Jardim de infância.O educador alemão Friedrich Wilhelm August Froebel (1782-1852) criou o jardim de infância em 1837. A fim de compreender sua teoria educacional voltada para a criança de 0 a 6 anos de idade, fez-se necessário um estudo do contexto histórico do período no qual viveu, marcado pela Revolução Francesa (1789) e pela revolução industrial na Inglaterra. A Alemanha - seu país de origem - emergiu com características peculiares, industrializando-se tardiamente, marcada pela descentralização política, com muitos reinos e principados. Por outro lado, destacou-se no campo artístico e filosófico e com um forte sentimento nacionalista. Destarte, desvendar a história do período foi fundamental para apreender as influências auferidas pelo autor em referência. O estudo teve como âncora a pesquisa qualitativa com enfoque histórico-estrutural e se utilizou de fontes bibliográficas. Com esse estudo foi possível assimilar o pensamento místico e simbólico do pedagogo alemão, caracterizado pela religiosidade protestante, pela defesa da sociedade equilibrada e harmoniosa, que se iniciaria com a educação da criança desde o ventre materno.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASantos, Juliara Dias dosMolina, Adão Aparecido2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/42310.29031/pedf.v14i12.423Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 6-252178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/423/384Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:21Zoai:revista.facfama.edu.br:article/423Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:21.344Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA |
title |
FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA |
spellingShingle |
FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA Santos, Juliara Dias dos Educação ; História da Educação; Educação Infantil. Friedrich Froebel. Europa século XIX. Jardim de infância. |
title_short |
FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA |
title_full |
FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA |
title_fullStr |
FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA |
title_full_unstemmed |
FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA |
title_sort |
FRIEDRICH FROEBEL: O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E OS JARDINS DE INFÂNCIA |
author |
Santos, Juliara Dias dos |
author_facet |
Santos, Juliara Dias dos Molina, Adão Aparecido |
author_role |
author |
author2 |
Molina, Adão Aparecido |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Juliara Dias dos Molina, Adão Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ; História da Educação; Educação Infantil. Friedrich Froebel. Europa século XIX. Jardim de infância. |
topic |
Educação ; História da Educação; Educação Infantil. Friedrich Froebel. Europa século XIX. Jardim de infância. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O educador alemão Friedrich Wilhelm August Froebel (1782-1852) criou o jardim de infância em 1837. A fim de compreender sua teoria educacional voltada para a criança de 0 a 6 anos de idade, fez-se necessário um estudo do contexto histórico do período no qual viveu, marcado pela Revolução Francesa (1789) e pela revolução industrial na Inglaterra. A Alemanha - seu país de origem - emergiu com características peculiares, industrializando-se tardiamente, marcada pela descentralização política, com muitos reinos e principados. Por outro lado, destacou-se no campo artístico e filosófico e com um forte sentimento nacionalista. Destarte, desvendar a história do período foi fundamental para apreender as influências auferidas pelo autor em referência. O estudo teve como âncora a pesquisa qualitativa com enfoque histórico-estrutural e se utilizou de fontes bibliográficas. Com esse estudo foi possível assimilar o pensamento místico e simbólico do pedagogo alemão, caracterizado pela religiosidade protestante, pela defesa da sociedade equilibrada e harmoniosa, que se iniciaria com a educação da criança desde o ventre materno. |
description |
O educador alemão Friedrich Wilhelm August Froebel (1782-1852) criou o jardim de infância em 1837. A fim de compreender sua teoria educacional voltada para a criança de 0 a 6 anos de idade, fez-se necessário um estudo do contexto histórico do período no qual viveu, marcado pela Revolução Francesa (1789) e pela revolução industrial na Inglaterra. A Alemanha - seu país de origem - emergiu com características peculiares, industrializando-se tardiamente, marcada pela descentralização política, com muitos reinos e principados. Por outro lado, destacou-se no campo artístico e filosófico e com um forte sentimento nacionalista. Destarte, desvendar a história do período foi fundamental para apreender as influências auferidas pelo autor em referência. O estudo teve como âncora a pesquisa qualitativa com enfoque histórico-estrutural e se utilizou de fontes bibliográficas. Com esse estudo foi possível assimilar o pensamento místico e simbólico do pedagogo alemão, caracterizado pela religiosidade protestante, pela defesa da sociedade equilibrada e harmoniosa, que se iniciaria com a educação da criança desde o ventre materno. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/423 10.29031/pedf.v14i12.423 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/423 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v14i12.423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/423/384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 6-25 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926512685056 |