A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Santos da Silva, Marcus Vinicius da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa Carvalho Filha, Francidalma Soares, Carvalho do Nascimento, Franc-Lane Sousa, Barros Branco, Tairo, Pereira Lima, Najra Danny, Silva Miranda, Robert Herbert da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/157
Resumo: Analisar a produção científica sobre a dicotomia existente entre a teoria e a prática na formação do enfermeiro docente. Revisão integrativa da literatura utilizando as seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e MEDLINE, mediante a utilização da associação dos descritores: educação em enfermagem and docentes de enfermagem and práticas do docente de enfermagem, obtendo-se 14 estudos. O período de busca foi 2006 a 2015. A formação inicial nos cursos de graduação em enfermagem apresenta deficiências quando se trata de formar profissionais enfermeiros para a atividade docente, uma vez que ela se pauta na formação norteada pelo modelo tecnicista, hospitalocêntrico, que contraria as diretrizes atuais, e privilegia um enfoque mais centrado na saúde coletiva. Há necessidade de formação, seja inicial e/ou continuada, voltada ao enfermeiro docente, para que a ciência da enfermagem seja direcionada rumo à autoconstrução de forma integral, consciente e emancipada.
id EDICAOINDEPENDENTE-4_c364db12b92a2e2d3672af285471c938
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/157
network_acronym_str EDICAOINDEPENDENTE-4
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docenteEducação em EnfermagemDocente de EnfermagemPrática do Docente de EnfermagemAnalisar a produção científica sobre a dicotomia existente entre a teoria e a prática na formação do enfermeiro docente. Revisão integrativa da literatura utilizando as seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e MEDLINE, mediante a utilização da associação dos descritores: educação em enfermagem and docentes de enfermagem and práticas do docente de enfermagem, obtendo-se 14 estudos. O período de busca foi 2006 a 2015. A formação inicial nos cursos de graduação em enfermagem apresenta deficiências quando se trata de formar profissionais enfermeiros para a atividade docente, uma vez que ela se pauta na formação norteada pelo modelo tecnicista, hospitalocêntrico, que contraria as diretrizes atuais, e privilegia um enfoque mais centrado na saúde coletiva. Há necessidade de formação, seja inicial e/ou continuada, voltada ao enfermeiro docente, para que a ciência da enfermagem seja direcionada rumo à autoconstrução de forma integral, consciente e emancipada.Instituto ENFservic2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/15710.24276/rrecien2358-3088.2018.8.22.93-102Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 8 n. 22 (2018); 93-1022358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Publicação independenteinstacron:EDIÇÃO INDEPENDENTEporhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/157/160Copyright (c) 2018 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha Santos da Silva, Marcus Vinicius da Sousa Carvalho Filha, Francidalma Soares Carvalho do Nascimento, Franc-Lane Sousa Barros Branco, Tairo Pereira Lima, Najra Danny Silva Miranda, Robert Herbert da 2022-02-13T16:04:55Zoai:ojs2.recien.com.br:article/157Revistahttp://www.recien.com.brhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-13T16:04:55Revista Recien (Online) - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente
title A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente
spellingShingle A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente
Rocha Santos da Silva, Marcus Vinicius da
Educação em Enfermagem
Docente de Enfermagem
Prática do Docente de Enfermagem
title_short A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente
title_full A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente
title_fullStr A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente
title_full_unstemmed A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente
title_sort A dicotomia entre teoria e prática na formação do enfermeiro docente
author Rocha Santos da Silva, Marcus Vinicius da
author_facet Rocha Santos da Silva, Marcus Vinicius da
Sousa Carvalho Filha, Francidalma Soares
Carvalho do Nascimento, Franc-Lane Sousa
Barros Branco, Tairo
Pereira Lima, Najra Danny
Silva Miranda, Robert Herbert da
author_role author
author2 Sousa Carvalho Filha, Francidalma Soares
Carvalho do Nascimento, Franc-Lane Sousa
Barros Branco, Tairo
Pereira Lima, Najra Danny
Silva Miranda, Robert Herbert da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Santos da Silva, Marcus Vinicius da
Sousa Carvalho Filha, Francidalma Soares
Carvalho do Nascimento, Franc-Lane Sousa
Barros Branco, Tairo
Pereira Lima, Najra Danny
Silva Miranda, Robert Herbert da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Docente de Enfermagem
Prática do Docente de Enfermagem
topic Educação em Enfermagem
Docente de Enfermagem
Prática do Docente de Enfermagem
description Analisar a produção científica sobre a dicotomia existente entre a teoria e a prática na formação do enfermeiro docente. Revisão integrativa da literatura utilizando as seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e MEDLINE, mediante a utilização da associação dos descritores: educação em enfermagem and docentes de enfermagem and práticas do docente de enfermagem, obtendo-se 14 estudos. O período de busca foi 2006 a 2015. A formação inicial nos cursos de graduação em enfermagem apresenta deficiências quando se trata de formar profissionais enfermeiros para a atividade docente, uma vez que ela se pauta na formação norteada pelo modelo tecnicista, hospitalocêntrico, que contraria as diretrizes atuais, e privilegia um enfoque mais centrado na saúde coletiva. Há necessidade de formação, seja inicial e/ou continuada, voltada ao enfermeiro docente, para que a ciência da enfermagem seja direcionada rumo à autoconstrução de forma integral, consciente e emancipada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/157
10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.22.93-102
url http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/157
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.22.93-102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/157/160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 8 n. 22 (2018); 93-102
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Publicação independente
instacron:EDIÇÃO INDEPENDENTE
instname_str Publicação independente
instacron_str EDIÇÃO INDEPENDENTE
institution EDIÇÃO INDEPENDENTE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com
_version_ 1754122500406509568