Percepção de profissionais no atendimento ao usuário surdo em um centro de especialidades médicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Bárbara Garabini de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Capelli, Jane de Carlos Santana, Paredes, Hugo Demesio Maia Torquato, Souza, Inês Leoneza de, Paiva, Raquel Silva de, Anchieta, Ester Vitoria Basílio, Alvarez, Adriana Bispo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/666
Resumo: No atendimento ao usuário surdo, profissionais que integram o serviço de saúde, como os enfermeiros, por exemplo, podem apresentar dificuldades na comunicação devido a falta de conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estudo visa descrever a percepção do profissional do serviço de saúde no atendimento do usuário surdo que se comunica pela Libras, em uma unidade especializada de média complexidade do município de Macaé - RJ. Realizou-se um estudo descritivo, quantitativo, entre março e abril de 2021, com profissionais (recepcionistas, enfermeiros, nutricionistas, médicos, dentre outros) de um Centro de Especialidades de Macaé, utilizando-se um formulário eletrônico com perguntas semiestruturadas. Participaram 33 profissionais, apresentando idade média (±DP) de 46,3 (±9,8) anos. Destes, 84,8% dos profissionais referiram não possuir capacitação em Libras, 78,8% não ter capacidade de se comunicar em Libras. O atendimento ao surdo sinalizante apresentou barreiras na comunicação devido a falta do conhecimento da Libras pelos profissionais. Descritores: Atenção à Saúde, Língua de Sinais, Surdez.   Perception of professionals in the care of the deaf user in a center of medical specialties Abstract: In assisting the deaf user, health professionals, including nurses, may experience difficulties in communication due to lack of knowledge of the Brazilian Sign Language (Libras). The study aims to describe the perception of the health professional in the care of the deaf user who communicates through Libras, in a specialized unit of medium complexity in the city of Macaé - RJ. A descriptive, quantitative study was carried out between March and April 2021, with health professionals (receptionists, nurses, nutritionists, doctors, among others) at the Macaé Specialty Center, using an electronic form with semi-structured questions. Thirty-three health professionals participated, with a mean age (±SD) of 46.3 (± 9.8) years. Of these, 84.8% of professionals reported not having training in Libras, 78.8% did not have the ability to communicate in Libras. The attendance of deaf people with signage presented barriers in communication due to the lack of knowledge of Libras by health professionals. Descriptors: Delivery of Health Care, Sign Language, Hearing Loss.   Percepción de los profesionales en la atención al usuario sordo en un centro de especialidades médicas Resumen: Al ayudar al usuario sordo, los profesionales de la salud, incluidas las enfermeras, pueden experimentar dificultades en la comunicación debido a la falta de conocimiento de la lengua de signos brasileña (Libras). El objetivo de este estudio es describir la percepción del profesional de la salud en la atención del usuario sordo que se comunica a través de Libras, en una unidad especializada de mediana complejidad en la ciudad de Macaé - RJ. Se realizó un estudio descriptivo, cuantitativo, entre marzo y abril de 2021, con profesionales de la salud (recepcionistas, enfermeras, nutricionistas, médicos, entre otros) en el Centro de Especialidades de Macaé, utilizando un formulario electrónico con preguntas semiestructuradas. Participaron 33 profesionales de la salud, con una edad media (± DE) de 46,3 (± 9,8) años. De estos, el 84,8% de los profesionales informaron no tener formación en Libra, el 78,8% no tenía la capacidad de comunicarse en Libra. La asistencia de personas sordas con señalización presentó barreras en la comunicación debido al desconocimiento de Libra por parte de los profesionales. Descriptores: Atención a la Salud, Lengua de Signos, Sordera.
id EDICAOINDEPENDENTE-4_f31fd9088fc525ec606923c3043254f9
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/666
network_acronym_str EDICAOINDEPENDENTE-4
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Percepção de profissionais no atendimento ao usuário surdo em um centro de especialidades médicasAtenção à SaúdeLíngua de SinaisSurdezNo atendimento ao usuário surdo, profissionais que integram o serviço de saúde, como os enfermeiros, por exemplo, podem apresentar dificuldades na comunicação devido a falta de conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estudo visa descrever a percepção do profissional do serviço de saúde no atendimento do usuário surdo que se comunica pela Libras, em uma unidade especializada de média complexidade do município de Macaé - RJ. Realizou-se um estudo descritivo, quantitativo, entre março e abril de 2021, com profissionais (recepcionistas, enfermeiros, nutricionistas, médicos, dentre outros) de um Centro de Especialidades de Macaé, utilizando-se um formulário eletrônico com perguntas semiestruturadas. Participaram 33 profissionais, apresentando idade média (±DP) de 46,3 (±9,8) anos. Destes, 84,8% dos profissionais referiram não possuir capacitação em Libras, 78,8% não ter capacidade de se comunicar em Libras. O atendimento ao surdo sinalizante apresentou barreiras na comunicação devido a falta do conhecimento da Libras pelos profissionais. Descritores: Atenção à Saúde, Língua de Sinais, Surdez.   Perception of professionals in the care of the deaf user in a center of medical specialties Abstract: In assisting the deaf user, health professionals, including nurses, may experience difficulties in communication due to lack of knowledge of the Brazilian Sign Language (Libras). The study aims to describe the perception of the health professional in the care of the deaf user who communicates through Libras, in a specialized unit of medium complexity in the city of Macaé - RJ. A descriptive, quantitative study was carried out between March and April 2021, with health professionals (receptionists, nurses, nutritionists, doctors, among others) at the Macaé Specialty Center, using an electronic form with semi-structured questions. Thirty-three health professionals participated, with a mean age (±SD) of 46.3 (± 9.8) years. Of these, 84.8% of professionals reported not having training in Libras, 78.8% did not have the ability to communicate in Libras. The attendance of deaf people with signage presented barriers in communication due to the lack of knowledge of Libras by health professionals. Descriptors: Delivery of Health Care, Sign Language, Hearing Loss.   Percepción de los profesionales en la atención al usuario sordo en un centro de especialidades médicas Resumen: Al ayudar al usuario sordo, los profesionales de la salud, incluidas las enfermeras, pueden experimentar dificultades en la comunicación debido a la falta de conocimiento de la lengua de signos brasileña (Libras). El objetivo de este estudio es describir la percepción del profesional de la salud en la atención del usuario sordo que se comunica a través de Libras, en una unidad especializada de mediana complejidad en la ciudad de Macaé - RJ. Se realizó un estudio descriptivo, cuantitativo, entre marzo y abril de 2021, con profesionales de la salud (recepcionistas, enfermeras, nutricionistas, médicos, entre otros) en el Centro de Especialidades de Macaé, utilizando un formulario electrónico con preguntas semiestructuradas. Participaron 33 profesionales de la salud, con una edad media (± DE) de 46,3 (± 9,8) años. De estos, el 84,8% de los profesionales informaron no tener formación en Libra, el 78,8% no tenía la capacidad de comunicarse en Libra. La asistencia de personas sordas con señalización presentó barreras en la comunicación debido al desconocimiento de Libra por parte de los profesionales. Descriptores: Atención a la Salud, Lengua de Signos, Sordera.Instituto ENFservic2022-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/66610.24276/rrecien2022.12.38.3-13Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 38 (2022); 3-132358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Publicação independenteinstacron:EDIÇÃO INDEPENDENTEporhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/666/670Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Bárbara Garabini de Capelli, Jane de Carlos Santana Paredes, Hugo Demesio Maia Torquato Souza, Inês Leoneza de Paiva, Raquel Silva deAnchieta, Ester Vitoria Basílio Alvarez, Adriana Bispo 2022-07-13T13:45:44Zoai:ojs2.recien.com.br:article/666Revistahttp://www.recien.com.brhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-07-13T13:45:44Revista Recien (Online) - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de profissionais no atendimento ao usuário surdo em um centro de especialidades médicas
title Percepção de profissionais no atendimento ao usuário surdo em um centro de especialidades médicas
spellingShingle Percepção de profissionais no atendimento ao usuário surdo em um centro de especialidades médicas
Sampaio, Bárbara Garabini de
Atenção à Saúde
Língua de Sinais
Surdez
title_short Percepção de profissionais no atendimento ao usuário surdo em um centro de especialidades médicas
title_full Percepção de profissionais no atendimento ao usuário surdo em um centro de especialidades médicas
title_fullStr Percepção de profissionais no atendimento ao usuário surdo em um centro de especialidades médicas
title_full_unstemmed Percepção de profissionais no atendimento ao usuário surdo em um centro de especialidades médicas
title_sort Percepção de profissionais no atendimento ao usuário surdo em um centro de especialidades médicas
author Sampaio, Bárbara Garabini de
author_facet Sampaio, Bárbara Garabini de
Capelli, Jane de Carlos Santana
Paredes, Hugo Demesio Maia Torquato
Souza, Inês Leoneza de
Paiva, Raquel Silva de
Anchieta, Ester Vitoria Basílio
Alvarez, Adriana Bispo
author_role author
author2 Capelli, Jane de Carlos Santana
Paredes, Hugo Demesio Maia Torquato
Souza, Inês Leoneza de
Paiva, Raquel Silva de
Anchieta, Ester Vitoria Basílio
Alvarez, Adriana Bispo
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Bárbara Garabini de
Capelli, Jane de Carlos Santana
Paredes, Hugo Demesio Maia Torquato
Souza, Inês Leoneza de
Paiva, Raquel Silva de
Anchieta, Ester Vitoria Basílio
Alvarez, Adriana Bispo
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção à Saúde
Língua de Sinais
Surdez
topic Atenção à Saúde
Língua de Sinais
Surdez
description No atendimento ao usuário surdo, profissionais que integram o serviço de saúde, como os enfermeiros, por exemplo, podem apresentar dificuldades na comunicação devido a falta de conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estudo visa descrever a percepção do profissional do serviço de saúde no atendimento do usuário surdo que se comunica pela Libras, em uma unidade especializada de média complexidade do município de Macaé - RJ. Realizou-se um estudo descritivo, quantitativo, entre março e abril de 2021, com profissionais (recepcionistas, enfermeiros, nutricionistas, médicos, dentre outros) de um Centro de Especialidades de Macaé, utilizando-se um formulário eletrônico com perguntas semiestruturadas. Participaram 33 profissionais, apresentando idade média (±DP) de 46,3 (±9,8) anos. Destes, 84,8% dos profissionais referiram não possuir capacitação em Libras, 78,8% não ter capacidade de se comunicar em Libras. O atendimento ao surdo sinalizante apresentou barreiras na comunicação devido a falta do conhecimento da Libras pelos profissionais. Descritores: Atenção à Saúde, Língua de Sinais, Surdez.   Perception of professionals in the care of the deaf user in a center of medical specialties Abstract: In assisting the deaf user, health professionals, including nurses, may experience difficulties in communication due to lack of knowledge of the Brazilian Sign Language (Libras). The study aims to describe the perception of the health professional in the care of the deaf user who communicates through Libras, in a specialized unit of medium complexity in the city of Macaé - RJ. A descriptive, quantitative study was carried out between March and April 2021, with health professionals (receptionists, nurses, nutritionists, doctors, among others) at the Macaé Specialty Center, using an electronic form with semi-structured questions. Thirty-three health professionals participated, with a mean age (±SD) of 46.3 (± 9.8) years. Of these, 84.8% of professionals reported not having training in Libras, 78.8% did not have the ability to communicate in Libras. The attendance of deaf people with signage presented barriers in communication due to the lack of knowledge of Libras by health professionals. Descriptors: Delivery of Health Care, Sign Language, Hearing Loss.   Percepción de los profesionales en la atención al usuario sordo en un centro de especialidades médicas Resumen: Al ayudar al usuario sordo, los profesionales de la salud, incluidas las enfermeras, pueden experimentar dificultades en la comunicación debido a la falta de conocimiento de la lengua de signos brasileña (Libras). El objetivo de este estudio es describir la percepción del profesional de la salud en la atención del usuario sordo que se comunica a través de Libras, en una unidad especializada de mediana complejidad en la ciudad de Macaé - RJ. Se realizó un estudio descriptivo, cuantitativo, entre marzo y abril de 2021, con profesionales de la salud (recepcionistas, enfermeras, nutricionistas, médicos, entre otros) en el Centro de Especialidades de Macaé, utilizando un formulario electrónico con preguntas semiestructuradas. Participaron 33 profesionales de la salud, con una edad media (± DE) de 46,3 (± 9,8) años. De estos, el 84,8% de los profesionales informaron no tener formación en Libra, el 78,8% no tenía la capacidad de comunicarse en Libra. La asistencia de personas sordas con señalización presentó barreras en la comunicación debido al desconocimiento de Libra por parte de los profesionales. Descriptores: Atención a la Salud, Lengua de Signos, Sordera.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/666
10.24276/rrecien2022.12.38.3-13
url http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/666
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2022.12.38.3-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/666/670
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 38 (2022); 3-13
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Publicação independente
instacron:EDIÇÃO INDEPENDENTE
instname_str Publicação independente
instacron_str EDIÇÃO INDEPENDENTE
institution EDIÇÃO INDEPENDENTE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com
_version_ 1754122502562381824