Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2012 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Download full: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/50 |
Summary: | Trazemos, no presente artigo, reflexões a partir das duas primeiras etapas da pesquisa Curso de Pedagogia no Rio de Janeiro após Diretrizes Curriculares Nacionais: Políticas de Conhecimento e Formação. Partindo da centralidade da Graduação em Pedagogia, na trajetória de formação de professores/as para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a pesquisa envolve diferentes dimensões, espaços e tempos. Como etapa introdutória e de contextualização, levantamos, em 2008, o perfil dos ingressantes no Curso, nas unidades de São Gonçalo e Niterói da Universidade Estácio de Sá. A partir desse estudo inicial, a continuidade, em 2009, foi se delineando no sentido de olhar os processos capilares de formação, por meio do acompanhamento, ao longo de toda graduação, de um grupo de estudantes de São Gonçalo que participaram do levantamento do perfil realizado em 2008. A proposta é desenvolvida por meio de Seminários de Histórias de Vida e Formação, tendo como objetivo acompanhar a trajetória de formação dos participantes, ao longo do Curso, focalizando, assim, as potencialidades da graduação em Pedagogia e da experiência narrativa nos movimentos de formação e reconstrução identitária docente. |
id |
EDUL-1_719cc21aa0da2f72bc356426b6daf6d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/50 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/asCurso de Pedagogiahistória de vidaformação de professores(as).Trazemos, no presente artigo, reflexões a partir das duas primeiras etapas da pesquisa Curso de Pedagogia no Rio de Janeiro após Diretrizes Curriculares Nacionais: Políticas de Conhecimento e Formação. Partindo da centralidade da Graduação em Pedagogia, na trajetória de formação de professores/as para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a pesquisa envolve diferentes dimensões, espaços e tempos. Como etapa introdutória e de contextualização, levantamos, em 2008, o perfil dos ingressantes no Curso, nas unidades de São Gonçalo e Niterói da Universidade Estácio de Sá. A partir desse estudo inicial, a continuidade, em 2009, foi se delineando no sentido de olhar os processos capilares de formação, por meio do acompanhamento, ao longo de toda graduação, de um grupo de estudantes de São Gonçalo que participaram do levantamento do perfil realizado em 2008. A proposta é desenvolvida por meio de Seminários de Histórias de Vida e Formação, tendo como objetivo acompanhar a trajetória de formação dos participantes, ao longo do Curso, focalizando, assim, as potencialidades da graduação em Pedagogia e da experiência narrativa nos movimentos de formação e reconstrução identitária docente.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/50REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 04-232177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/50/pdfBragança, Inês Ferreira de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:14Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/50Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:14Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as |
title |
Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as |
spellingShingle |
Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as Bragança, Inês Ferreira de Souza Curso de Pedagogia história de vida formação de professores(as). |
title_short |
Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as |
title_full |
Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as |
title_fullStr |
Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as |
title_full_unstemmed |
Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as |
title_sort |
Curso de Pedagogia: Histórias de vida e Formação de professores/as |
author |
Bragança, Inês Ferreira de Souza |
author_facet |
Bragança, Inês Ferreira de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bragança, Inês Ferreira de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia história de vida formação de professores(as). |
topic |
Curso de Pedagogia história de vida formação de professores(as). |
description |
Trazemos, no presente artigo, reflexões a partir das duas primeiras etapas da pesquisa Curso de Pedagogia no Rio de Janeiro após Diretrizes Curriculares Nacionais: Políticas de Conhecimento e Formação. Partindo da centralidade da Graduação em Pedagogia, na trajetória de formação de professores/as para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a pesquisa envolve diferentes dimensões, espaços e tempos. Como etapa introdutória e de contextualização, levantamos, em 2008, o perfil dos ingressantes no Curso, nas unidades de São Gonçalo e Niterói da Universidade Estácio de Sá. A partir desse estudo inicial, a continuidade, em 2009, foi se delineando no sentido de olhar os processos capilares de formação, por meio do acompanhamento, ao longo de toda graduação, de um grupo de estudantes de São Gonçalo que participaram do levantamento do perfil realizado em 2008. A proposta é desenvolvida por meio de Seminários de Histórias de Vida e Formação, tendo como objetivo acompanhar a trajetória de formação dos participantes, ao longo do Curso, focalizando, assim, as potencialidades da graduação em Pedagogia e da experiência narrativa nos movimentos de formação e reconstrução identitária docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/50 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/50 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/50/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 04-23 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351212134401 |