Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werner, Sheyla
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77299
Resumo: A investigação que compõe este Trabalho de Conclusão de Curso, proposto no oitavo semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem como objetivo analisar as disciplinas do referido curso, inferindo sobre as interlocuções entre elas e a importância disso na formação acadêmica do docente. Para tanto, adotou-se uma abordagem construtivista, tendo suporte teórico autores como Piaget, Nóvoa e Collares. Participaram deste estudo, de caráter qualitativo, professores e alunos do referido Curso através de entrevistas semiestruturadas. Para os alunos, as perguntas objetivavam detectar as possibilidades de interlocuções entre as disciplinas cursadas, o reconhecimento de alguma disciplina como integradora das demais e a forma como essa integração ocorre. Dentre os professores, buscou-se analisar o seu posicionamento pessoal-metodológico sobre a temática. Os resultados evidenciam a importância da interlocução entre as disciplinas de um curso para a formação docente, trazendo à tona a imprescindível interdependência das ações entre os professores; a diacronicidade das relações estabelecidas entre as diferentes propostas, pelos alunos, na constituição de seu processo de aprendizagem e a interdependência deste processo com o compromisso com que assumem sua formação.
id UFRGS-2_0b90b470976e9056ce53e356b833c850
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77299
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Werner, SheylaCollares, Darli2013-08-23T01:46:59Z2013http://hdl.handle.net/10183/77299000895898A investigação que compõe este Trabalho de Conclusão de Curso, proposto no oitavo semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem como objetivo analisar as disciplinas do referido curso, inferindo sobre as interlocuções entre elas e a importância disso na formação acadêmica do docente. Para tanto, adotou-se uma abordagem construtivista, tendo suporte teórico autores como Piaget, Nóvoa e Collares. Participaram deste estudo, de caráter qualitativo, professores e alunos do referido Curso através de entrevistas semiestruturadas. Para os alunos, as perguntas objetivavam detectar as possibilidades de interlocuções entre as disciplinas cursadas, o reconhecimento de alguma disciplina como integradora das demais e a forma como essa integração ocorre. Dentre os professores, buscou-se analisar o seu posicionamento pessoal-metodológico sobre a temática. Os resultados evidenciam a importância da interlocução entre as disciplinas de um curso para a formação docente, trazendo à tona a imprescindível interdependência das ações entre os professores; a diacronicidade das relações estabelecidas entre as diferentes propostas, pelos alunos, na constituição de seu processo de aprendizagem e a interdependência deste processo com o compromisso com que assumem sua formação.application/pdfporProfessorFormaçãoCurso de PedagogiaInterlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895898.pdf000895898.pdfTexto completoapplication/pdf730738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77299/1/000895898.pdf37e45232ec25df7d0694dc2da4c7b3c4MD51TEXT000895898.pdf.txt000895898.pdf.txtExtracted Texttext/plain58045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77299/2/000895898.pdf.txtdcdaeee2896d68bdd8351acd2eda2343MD5210183/772992018-05-23 02:25:28.388575oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77299Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-23T05:25:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente
title Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente
spellingShingle Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente
Werner, Sheyla
Professor
Formação
Curso de Pedagogia
title_short Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente
title_full Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente
title_fullStr Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente
title_full_unstemmed Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente
title_sort Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente
author Werner, Sheyla
author_facet Werner, Sheyla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Werner, Sheyla
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Curso de Pedagogia
topic Professor
Formação
Curso de Pedagogia
description A investigação que compõe este Trabalho de Conclusão de Curso, proposto no oitavo semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem como objetivo analisar as disciplinas do referido curso, inferindo sobre as interlocuções entre elas e a importância disso na formação acadêmica do docente. Para tanto, adotou-se uma abordagem construtivista, tendo suporte teórico autores como Piaget, Nóvoa e Collares. Participaram deste estudo, de caráter qualitativo, professores e alunos do referido Curso através de entrevistas semiestruturadas. Para os alunos, as perguntas objetivavam detectar as possibilidades de interlocuções entre as disciplinas cursadas, o reconhecimento de alguma disciplina como integradora das demais e a forma como essa integração ocorre. Dentre os professores, buscou-se analisar o seu posicionamento pessoal-metodológico sobre a temática. Os resultados evidenciam a importância da interlocução entre as disciplinas de um curso para a formação docente, trazendo à tona a imprescindível interdependência das ações entre os professores; a diacronicidade das relações estabelecidas entre as diferentes propostas, pelos alunos, na constituição de seu processo de aprendizagem e a interdependência deste processo com o compromisso com que assumem sua formação.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-23T01:46:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77299
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895898
url http://hdl.handle.net/10183/77299
identifier_str_mv 000895898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77299/1/000895898.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77299/2/000895898.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 37e45232ec25df7d0694dc2da4c7b3c4
dcdaeee2896d68bdd8351acd2eda2343
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789920145735680