Perfil e concepções sobre o aluno com deficiência intelectual que frequenta a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Jessica de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lopes, Rafaela, Campos, Juliane Ap. de Paula Perez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/256
Resumo: A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular tem sido um dos principais pontos de discussão no âmbito educacional. Tais discussões visam refletir acerca das demandas de um alunado que apresenta especificidades e que possui o direito de acesso e permanência na escola e a um ensino de qualidade. O objetivo deste estudo foi investigar as concepções de um professor da EJA sobre um aluno com deficiência intelectual incluído nesta modalidade de ensino. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal da cidade de São Carlos- SP, onde foram feitas entrevistas com tal docente, a partir de tópicos sobre a inclusão e o perfil de seu aluno com deficiência intelectual, bem como sua concepção perante o mesmo. Os resultados constataram que o docente não acreditava na aprendizagem de seu aluno, atribuindo-lhe, além de expectativas negativas sobre sua aprendizagem, tarefas que não lhe eram significativas, tais como a distribuição dos livros didáticos aos colegas de sala, ressaltando que esta era a única atividade que o aluno poderia realizar, já que estava na escola somente para socializar. Assim, torna-se necessário, portanto, a mudança de paradigma sobre os alunos jovens com deficiência intelectual, políticas públicas e práticas pedagógicas efetivas, já que, normalmente, tais sujeitos são marcados pela exclusão. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA). Alunos com deficiência intelectual. Inclusão Escolar. Profile and concepts regarding the student with intellectual disabilities who attend the education for youth and adults (EYA)The inclusion of students with special educational needs in regular education has been one of the main points of discussion within the educational realm. Such discussions have the purpose of reflecting about student demands that present specificities and that have the right to access and permanence in school and to quality education. The aim of this study was to investigate the concepts of an EYA teacher about a student with intellectual disabilities, included in this mode of teaching. The survey was conducted in a municipal school in São Carlos- SP where interviews were conducted with such teachers, regarding subjects about inclusion and the profile of their students with intellectual disabilities, as well as their concepts about it. The results found that the teacher did not believe in the learning of his student, assigning him, besides the negative expectations about his learning, tasks that were not significant to him, such as the distribution of textbooks to his classmates, emphasizing that this was the only activity that the student could perform, since he was in school only to socialize. Thus, it becomes necessary to shift the paradigm regarding young students with intellectual disabilities, public policies and effective teaching practices, since such individuals are excluded. Keywords: Education for Youth and Adults (EYA). Students with intellectual disabilities. School Inclusion. 
id EDUL-1_8dd2e838776ca46ea206e61db9bbd805
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/256
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Perfil e concepções sobre o aluno com deficiência intelectual que frequenta a Educação de Jovens e Adultos (EJA)Educação de Jovens e Adultos (EJA)Alunos com deficiência intelectualInclusão Escolar.Inclusão de alunos com deficiência intelectual na EJAA inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular tem sido um dos principais pontos de discussão no âmbito educacional. Tais discussões visam refletir acerca das demandas de um alunado que apresenta especificidades e que possui o direito de acesso e permanência na escola e a um ensino de qualidade. O objetivo deste estudo foi investigar as concepções de um professor da EJA sobre um aluno com deficiência intelectual incluído nesta modalidade de ensino. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal da cidade de São Carlos- SP, onde foram feitas entrevistas com tal docente, a partir de tópicos sobre a inclusão e o perfil de seu aluno com deficiência intelectual, bem como sua concepção perante o mesmo. Os resultados constataram que o docente não acreditava na aprendizagem de seu aluno, atribuindo-lhe, além de expectativas negativas sobre sua aprendizagem, tarefas que não lhe eram significativas, tais como a distribuição dos livros didáticos aos colegas de sala, ressaltando que esta era a única atividade que o aluno poderia realizar, já que estava na escola somente para socializar. Assim, torna-se necessário, portanto, a mudança de paradigma sobre os alunos jovens com deficiência intelectual, políticas públicas e práticas pedagógicas efetivas, já que, normalmente, tais sujeitos são marcados pela exclusão. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA). Alunos com deficiência intelectual. Inclusão Escolar. Profile and concepts regarding the student with intellectual disabilities who attend the education for youth and adults (EYA)The inclusion of students with special educational needs in regular education has been one of the main points of discussion within the educational realm. Such discussions have the purpose of reflecting about student demands that present specificities and that have the right to access and permanence in school and to quality education. The aim of this study was to investigate the concepts of an EYA teacher about a student with intellectual disabilities, included in this mode of teaching. The survey was conducted in a municipal school in São Carlos- SP where interviews were conducted with such teachers, regarding subjects about inclusion and the profile of their students with intellectual disabilities, as well as their concepts about it. The results found that the teacher did not believe in the learning of his student, assigning him, besides the negative expectations about his learning, tasks that were not significant to him, such as the distribution of textbooks to his classmates, emphasizing that this was the only activity that the student could perform, since he was in school only to socialize. Thus, it becomes necessary to shift the paradigm regarding young students with intellectual disabilities, public policies and effective teaching practices, since such individuals are excluded. Keywords: Education for Youth and Adults (EYA). Students with intellectual disabilities. School Inclusion. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/256REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 231-2452177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/256/pdfBrito, Jessica deLopes, RafaelaCampos, Juliane Ap. de Paula Perezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:32:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/256Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:32:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil e concepções sobre o aluno com deficiência intelectual que frequenta a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title Perfil e concepções sobre o aluno com deficiência intelectual que frequenta a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
spellingShingle Perfil e concepções sobre o aluno com deficiência intelectual que frequenta a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Brito, Jessica de
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Alunos com deficiência intelectual
Inclusão Escolar.
Inclusão de alunos com deficiência intelectual na EJA
title_short Perfil e concepções sobre o aluno com deficiência intelectual que frequenta a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_full Perfil e concepções sobre o aluno com deficiência intelectual que frequenta a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_fullStr Perfil e concepções sobre o aluno com deficiência intelectual que frequenta a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_full_unstemmed Perfil e concepções sobre o aluno com deficiência intelectual que frequenta a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_sort Perfil e concepções sobre o aluno com deficiência intelectual que frequenta a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
author Brito, Jessica de
author_facet Brito, Jessica de
Lopes, Rafaela
Campos, Juliane Ap. de Paula Perez
author_role author
author2 Lopes, Rafaela
Campos, Juliane Ap. de Paula Perez
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Jessica de
Lopes, Rafaela
Campos, Juliane Ap. de Paula Perez
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Alunos com deficiência intelectual
Inclusão Escolar.
Inclusão de alunos com deficiência intelectual na EJA
topic Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Alunos com deficiência intelectual
Inclusão Escolar.
Inclusão de alunos com deficiência intelectual na EJA
description A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular tem sido um dos principais pontos de discussão no âmbito educacional. Tais discussões visam refletir acerca das demandas de um alunado que apresenta especificidades e que possui o direito de acesso e permanência na escola e a um ensino de qualidade. O objetivo deste estudo foi investigar as concepções de um professor da EJA sobre um aluno com deficiência intelectual incluído nesta modalidade de ensino. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal da cidade de São Carlos- SP, onde foram feitas entrevistas com tal docente, a partir de tópicos sobre a inclusão e o perfil de seu aluno com deficiência intelectual, bem como sua concepção perante o mesmo. Os resultados constataram que o docente não acreditava na aprendizagem de seu aluno, atribuindo-lhe, além de expectativas negativas sobre sua aprendizagem, tarefas que não lhe eram significativas, tais como a distribuição dos livros didáticos aos colegas de sala, ressaltando que esta era a única atividade que o aluno poderia realizar, já que estava na escola somente para socializar. Assim, torna-se necessário, portanto, a mudança de paradigma sobre os alunos jovens com deficiência intelectual, políticas públicas e práticas pedagógicas efetivas, já que, normalmente, tais sujeitos são marcados pela exclusão. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA). Alunos com deficiência intelectual. Inclusão Escolar. Profile and concepts regarding the student with intellectual disabilities who attend the education for youth and adults (EYA)The inclusion of students with special educational needs in regular education has been one of the main points of discussion within the educational realm. Such discussions have the purpose of reflecting about student demands that present specificities and that have the right to access and permanence in school and to quality education. The aim of this study was to investigate the concepts of an EYA teacher about a student with intellectual disabilities, included in this mode of teaching. The survey was conducted in a municipal school in São Carlos- SP where interviews were conducted with such teachers, regarding subjects about inclusion and the profile of their students with intellectual disabilities, as well as their concepts about it. The results found that the teacher did not believe in the learning of his student, assigning him, besides the negative expectations about his learning, tasks that were not significant to him, such as the distribution of textbooks to his classmates, emphasizing that this was the only activity that the student could perform, since he was in school only to socialize. Thus, it becomes necessary to shift the paradigm regarding young students with intellectual disabilities, public policies and effective teaching practices, since such individuals are excluded. Keywords: Education for Youth and Adults (EYA). Students with intellectual disabilities. School Inclusion. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/256
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/256/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 231-245
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351310700544