Políticas públicas e educacionais e valorização docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Adriana de Jesus Diniz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/312
Resumo: Este artigo trata das políticas públicas direcionadas a valorização docente no Brasil. Seu objetivo é analisar os marcos históricos, legislativos e políticos que contribuíram positivamente para a valorização do professor da escola básica pública. Para a consecução deste objetivo utilizou-se a pesquisa bibliográfico-documental para analisar a literatura, as legislações e as políticas pertinentes. Conclui-se que a constituição do professorado no Brasil se deu em paralelo à sua desvalorização. No que tange às legislações educacionais apresentadas, percebe-se a dificuldade em se obter valorização docente, pois as políticas de formação profissional e de valorização em alguns aspectos estão confusas na legislação. a análise dos elementos constituintes da valorização do magistério público se reveste de importância para a compreensão dessa realidade e para a elucidação de políticas mais consequentes.
id EDUL-1_dbac31b5db6771692fcfa6ca667a7c67
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/312
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Políticas públicas e educacionais e valorização docenteEducaçãoValorização DocentePolíticas Educacionaisvalorização docenteEste artigo trata das políticas públicas direcionadas a valorização docente no Brasil. Seu objetivo é analisar os marcos históricos, legislativos e políticos que contribuíram positivamente para a valorização do professor da escola básica pública. Para a consecução deste objetivo utilizou-se a pesquisa bibliográfico-documental para analisar a literatura, as legislações e as políticas pertinentes. Conclui-se que a constituição do professorado no Brasil se deu em paralelo à sua desvalorização. No que tange às legislações educacionais apresentadas, percebe-se a dificuldade em se obter valorização docente, pois as políticas de formação profissional e de valorização em alguns aspectos estão confusas na legislação. a análise dos elementos constituintes da valorização do magistério público se reveste de importância para a compreensão dessa realidade e para a elucidação de políticas mais consequentes.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/312REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 337-3552177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/312/pdfFarias, Adriana de Jesus Dinizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/312Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas e educacionais e valorização docente
title Políticas públicas e educacionais e valorização docente
spellingShingle Políticas públicas e educacionais e valorização docente
Farias, Adriana de Jesus Diniz
Educação
Valorização Docente
Políticas Educacionais
valorização docente
title_short Políticas públicas e educacionais e valorização docente
title_full Políticas públicas e educacionais e valorização docente
title_fullStr Políticas públicas e educacionais e valorização docente
title_full_unstemmed Políticas públicas e educacionais e valorização docente
title_sort Políticas públicas e educacionais e valorização docente
author Farias, Adriana de Jesus Diniz
author_facet Farias, Adriana de Jesus Diniz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Adriana de Jesus Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Valorização Docente
Políticas Educacionais
valorização docente
topic Educação
Valorização Docente
Políticas Educacionais
valorização docente
description Este artigo trata das políticas públicas direcionadas a valorização docente no Brasil. Seu objetivo é analisar os marcos históricos, legislativos e políticos que contribuíram positivamente para a valorização do professor da escola básica pública. Para a consecução deste objetivo utilizou-se a pesquisa bibliográfico-documental para analisar a literatura, as legislações e as políticas pertinentes. Conclui-se que a constituição do professorado no Brasil se deu em paralelo à sua desvalorização. No que tange às legislações educacionais apresentadas, percebe-se a dificuldade em se obter valorização docente, pois as políticas de formação profissional e de valorização em alguns aspectos estão confusas na legislação. a análise dos elementos constituintes da valorização do magistério público se reveste de importância para a compreensão dessa realidade e para a elucidação de políticas mais consequentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/312
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/312/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 337-355
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351716499456