Políticas públicas e educacionais e valorização docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/312 |
Resumo: | Este artigo trata das políticas públicas direcionadas a valorização docente no Brasil. Seu objetivo é analisar os marcos históricos, legislativos e políticos que contribuíram positivamente para a valorização do professor da escola básica pública. Para a consecução deste objetivo utilizou-se a pesquisa bibliográfico-documental para analisar a literatura, as legislações e as políticas pertinentes. Conclui-se que a constituição do professorado no Brasil se deu em paralelo à sua desvalorização. No que tange às legislações educacionais apresentadas, percebe-se a dificuldade em se obter valorização docente, pois as políticas de formação profissional e de valorização em alguns aspectos estão confusas na legislação. a análise dos elementos constituintes da valorização do magistério público se reveste de importância para a compreensão dessa realidade e para a elucidação de políticas mais consequentes. |
id |
EDUL-1_dbac31b5db6771692fcfa6ca667a7c67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/312 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas públicas e educacionais e valorização docenteEducaçãoValorização DocentePolíticas Educacionaisvalorização docenteEste artigo trata das políticas públicas direcionadas a valorização docente no Brasil. Seu objetivo é analisar os marcos históricos, legislativos e políticos que contribuíram positivamente para a valorização do professor da escola básica pública. Para a consecução deste objetivo utilizou-se a pesquisa bibliográfico-documental para analisar a literatura, as legislações e as políticas pertinentes. Conclui-se que a constituição do professorado no Brasil se deu em paralelo à sua desvalorização. No que tange às legislações educacionais apresentadas, percebe-se a dificuldade em se obter valorização docente, pois as políticas de formação profissional e de valorização em alguns aspectos estão confusas na legislação. a análise dos elementos constituintes da valorização do magistério público se reveste de importância para a compreensão dessa realidade e para a elucidação de políticas mais consequentes.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/312REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 337-3552177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/312/pdfFarias, Adriana de Jesus Dinizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/312Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas e educacionais e valorização docente |
title |
Políticas públicas e educacionais e valorização docente |
spellingShingle |
Políticas públicas e educacionais e valorização docente Farias, Adriana de Jesus Diniz Educação Valorização Docente Políticas Educacionais valorização docente |
title_short |
Políticas públicas e educacionais e valorização docente |
title_full |
Políticas públicas e educacionais e valorização docente |
title_fullStr |
Políticas públicas e educacionais e valorização docente |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas e educacionais e valorização docente |
title_sort |
Políticas públicas e educacionais e valorização docente |
author |
Farias, Adriana de Jesus Diniz |
author_facet |
Farias, Adriana de Jesus Diniz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Adriana de Jesus Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Valorização Docente Políticas Educacionais valorização docente |
topic |
Educação Valorização Docente Políticas Educacionais valorização docente |
description |
Este artigo trata das políticas públicas direcionadas a valorização docente no Brasil. Seu objetivo é analisar os marcos históricos, legislativos e políticos que contribuíram positivamente para a valorização do professor da escola básica pública. Para a consecução deste objetivo utilizou-se a pesquisa bibliográfico-documental para analisar a literatura, as legislações e as políticas pertinentes. Conclui-se que a constituição do professorado no Brasil se deu em paralelo à sua desvalorização. No que tange às legislações educacionais apresentadas, percebe-se a dificuldade em se obter valorização docente, pois as políticas de formação profissional e de valorização em alguns aspectos estão confusas na legislação. a análise dos elementos constituintes da valorização do magistério público se reveste de importância para a compreensão dessa realidade e para a elucidação de políticas mais consequentes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/312 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/312/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 337-355 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351716499456 |