(Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estormovski, Renata Cecilia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Siqueira Esquinsani, Rosimar Serena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87138
Resumo: A pesquisa investiga a concepção de êxito docente divulgada pelo Prêmio Educador Nota 10, discutindo as implicações de sua percepção particular de sucesso para a valorização do trabalho exercido por essa categoria profissional. Utilizando autores como Dardot e Laval e Montaño, o estudo se ampara em uma análise de conteúdo de sínteses divulgadas pelo concurso acerca dos projetos vencedores em dez edições, e discute as concepções frisadas por ele para premiar os professores e, com isso, imputar seus critérios de valorização. O estudo, qualitativo e documental, identifica o empreendedorismo, a concorrência e a meritocracia como definidores do êxito na premiação. A disseminação desses elementos pelo Prêmio colabora com a naturalização da precariedade no trabalho docente ao promover a percepção de que o professor, individualmente, superaria dificuldades e alcançaria seus objetivos, prescindindo de direitos e restringindo a valorização a bonificações individuais e provisórias.
id UFPR-4_040860fe96a7b82532c5be7c4b31493b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/87138
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling (Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professoresEducação; Políticas Educacionais; Trabalho Docente.Políticas públicas em educação. Condições de trabalho docente. Êxito profissional. Valorização docente.A valorização docente promovida pelas premiações de professores.A pesquisa investiga a concepção de êxito docente divulgada pelo Prêmio Educador Nota 10, discutindo as implicações de sua percepção particular de sucesso para a valorização do trabalho exercido por essa categoria profissional. Utilizando autores como Dardot e Laval e Montaño, o estudo se ampara em uma análise de conteúdo de sínteses divulgadas pelo concurso acerca dos projetos vencedores em dez edições, e discute as concepções frisadas por ele para premiar os professores e, com isso, imputar seus critérios de valorização. O estudo, qualitativo e documental, identifica o empreendedorismo, a concorrência e a meritocracia como definidores do êxito na premiação. A disseminação desses elementos pelo Prêmio colabora com a naturalização da precariedade no trabalho docente ao promover a percepção de que o professor, individualmente, superaria dificuldades e alcançaria seus objetivos, prescindindo de direitos e restringindo a valorização a bonificações individuais e provisórias.UFPRCAPESEstormovski, Renata CeciliaSiqueira Esquinsani, Rosimar Serena2023-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87138Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87138Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87138Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e871381984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87138/49475https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87138/49476Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:17:14Zoai:revistas.ufpr.br:article/87138Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:17:14Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv (Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores
title (Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores
spellingShingle (Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores
Estormovski, Renata Cecilia
Educação; Políticas Educacionais; Trabalho Docente.
Políticas públicas em educação. Condições de trabalho docente. Êxito profissional. Valorização docente.
A valorização docente promovida pelas premiações de professores.
title_short (Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores
title_full (Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores
title_fullStr (Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores
title_full_unstemmed (Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores
title_sort (Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores
author Estormovski, Renata Cecilia
author_facet Estormovski, Renata Cecilia
Siqueira Esquinsani, Rosimar Serena
author_role author
author2 Siqueira Esquinsani, Rosimar Serena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Estormovski, Renata Cecilia
Siqueira Esquinsani, Rosimar Serena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Políticas Educacionais; Trabalho Docente.
Políticas públicas em educação. Condições de trabalho docente. Êxito profissional. Valorização docente.
A valorização docente promovida pelas premiações de professores.
topic Educação; Políticas Educacionais; Trabalho Docente.
Políticas públicas em educação. Condições de trabalho docente. Êxito profissional. Valorização docente.
A valorização docente promovida pelas premiações de professores.
description A pesquisa investiga a concepção de êxito docente divulgada pelo Prêmio Educador Nota 10, discutindo as implicações de sua percepção particular de sucesso para a valorização do trabalho exercido por essa categoria profissional. Utilizando autores como Dardot e Laval e Montaño, o estudo se ampara em uma análise de conteúdo de sínteses divulgadas pelo concurso acerca dos projetos vencedores em dez edições, e discute as concepções frisadas por ele para premiar os professores e, com isso, imputar seus critérios de valorização. O estudo, qualitativo e documental, identifica o empreendedorismo, a concorrência e a meritocracia como definidores do êxito na premiação. A disseminação desses elementos pelo Prêmio colabora com a naturalização da precariedade no trabalho docente ao promover a percepção de que o professor, individualmente, superaria dificuldades e alcançaria seus objetivos, prescindindo de direitos e restringindo a valorização a bonificações individuais e provisórias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87138
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87138
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87138/49475
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87138/49476
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87138
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87138
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87138
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899706720256