Custo ambiental: impactos econômicos dos sedimentos na geração de energia elétrica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES J. F.
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: COMUNE, A. E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12787
Resumo: O artigo estima o valor dos danos ambientais causados pelo processo erosão-sedimentação do solo, com base nos efeitos no sistema de geração de energia elétrica. Os impactos nesse sistema vão desde a redução da capacidade de armazenamento de água dos reservatórios, o aumento nas atividades de manutenção das usinas hidrelétricas, até a redução do numero de dias de operação da usina. Utilizou-se o método do custo de reposição e da produção sacrificada para calcular o valor monetário do dano ambiental causado pelo assoreamento do rio Sapucaí. O valor econômico do dano ambiental mostrou ser de expressiva grandeza na hipótese de assoreamento severo. Este valor e maior que o investimento necessário para a aquisição de um conjunto de geração de energia da mesma capacidade geradora que aquele danificado pelos sedimentos.
id EMBR_2ef4c211699e8e74f86ce4e7ae50a0d2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/12787
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Custo ambiental: impactos econômicos dos sedimentos na geração de energia elétrica.Economia ambientalDanos ambientaisModelo econômicoCusto de reposiçãoImpacto AmbientalO artigo estima o valor dos danos ambientais causados pelo processo erosão-sedimentação do solo, com base nos efeitos no sistema de geração de energia elétrica. Os impactos nesse sistema vão desde a redução da capacidade de armazenamento de água dos reservatórios, o aumento nas atividades de manutenção das usinas hidrelétricas, até a redução do numero de dias de operação da usina. Utilizou-se o método do custo de reposição e da produção sacrificada para calcular o valor monetário do dano ambiental causado pelo assoreamento do rio Sapucaí. O valor econômico do dano ambiental mostrou ser de expressiva grandeza na hipótese de assoreamento severo. Este valor e maior que o investimento necessário para a aquisição de um conjunto de geração de energia da mesma capacidade geradora que aquele danificado pelos sedimentos.JOAO FERNANDES MARQUES, EMBRAPA-CNPMA; ANTONIO EVALDO COMUNE, USP.MARQUES J. F.COMUNE, A. E.2017-05-08T23:46:15Z2017-05-08T23:46:15Z1998-04-0119972017-05-08T23:46:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEconomia Aplicada, Sao Paulo, v.1, n.1., p.99-113, 1997.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:23:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/12787Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:23:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:23:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Custo ambiental: impactos econômicos dos sedimentos na geração de energia elétrica.
title Custo ambiental: impactos econômicos dos sedimentos na geração de energia elétrica.
spellingShingle Custo ambiental: impactos econômicos dos sedimentos na geração de energia elétrica.
MARQUES J. F.
Economia ambiental
Danos ambientais
Modelo econômico
Custo de reposição
Impacto Ambiental
title_short Custo ambiental: impactos econômicos dos sedimentos na geração de energia elétrica.
title_full Custo ambiental: impactos econômicos dos sedimentos na geração de energia elétrica.
title_fullStr Custo ambiental: impactos econômicos dos sedimentos na geração de energia elétrica.
title_full_unstemmed Custo ambiental: impactos econômicos dos sedimentos na geração de energia elétrica.
title_sort Custo ambiental: impactos econômicos dos sedimentos na geração de energia elétrica.
author MARQUES J. F.
author_facet MARQUES J. F.
COMUNE, A. E.
author_role author
author2 COMUNE, A. E.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOAO FERNANDES MARQUES, EMBRAPA-CNPMA; ANTONIO EVALDO COMUNE, USP.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARQUES J. F.
COMUNE, A. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Economia ambiental
Danos ambientais
Modelo econômico
Custo de reposição
Impacto Ambiental
topic Economia ambiental
Danos ambientais
Modelo econômico
Custo de reposição
Impacto Ambiental
description O artigo estima o valor dos danos ambientais causados pelo processo erosão-sedimentação do solo, com base nos efeitos no sistema de geração de energia elétrica. Os impactos nesse sistema vão desde a redução da capacidade de armazenamento de água dos reservatórios, o aumento nas atividades de manutenção das usinas hidrelétricas, até a redução do numero de dias de operação da usina. Utilizou-se o método do custo de reposição e da produção sacrificada para calcular o valor monetário do dano ambiental causado pelo assoreamento do rio Sapucaí. O valor econômico do dano ambiental mostrou ser de expressiva grandeza na hipótese de assoreamento severo. Este valor e maior que o investimento necessário para a aquisição de um conjunto de geração de energia da mesma capacidade geradora que aquele danificado pelos sedimentos.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1998-04-01
2017-05-08T23:46:15Z
2017-05-08T23:46:15Z
2017-05-08T23:46:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Economia Aplicada, Sao Paulo, v.1, n.1., p.99-113, 1997.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12787
identifier_str_mv Economia Aplicada, Sao Paulo, v.1, n.1., p.99-113, 1997.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503435607867392