Umidade relativa do ar: estimativa e espacialização para o Estado de Pernambuco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, T. G. F.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: ZONIER, S., MOURA, M. S. B. de, SEDIYAMA, G. C., SOUZA, L. S. B.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159198
Resumo: A umidade relativa do ar apresenta grande relevância na tomada de decisão em várias áreas do setor agrícola, principalmente em estudos que consideram a escala macroclimática, como é o caso dos zoneamentos climáticos. Apesar dessa importância, poucos dados desta variável estão disponíveis para estudos regionais. O estado de Pernambuco está incluído neste contexto, o qual possui apenas oito estações meteorológicas com dados históricos, pertencentes ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Assim, valores normais mensais de temperatura e de precipitação pluvial, além de dados geográficos, foram usados em um modelo multiplicativo para estimativa dos valores normais mensais da umidade relativa do ar em várias localidades do Estado. O modelo multiplicativo explicou 87,46% da variabilidade dos valores de umidade relativa do ar e foi validado posteriormente por meio de um conjunto independente de dados. A raiz quadrada do quadrado médio do erro foi 2,5%, indicando que o modelo apresenta excelente desempenho na estimativa da umidade relativa do ar. Os valores estimados foram aplicados para elaboração de mapas mensais desta variável para o estado de Pernambuco.
id EMBR_412af307b757297bfd579378555b4ed1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/159198
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Umidade relativa do ar: estimativa e espacialização para o Estado de Pernambuco.SIGPernambucoArClimaEstimativaUmidadeZoneamento AgrícolaA umidade relativa do ar apresenta grande relevância na tomada de decisão em várias áreas do setor agrícola, principalmente em estudos que consideram a escala macroclimática, como é o caso dos zoneamentos climáticos. Apesar dessa importância, poucos dados desta variável estão disponíveis para estudos regionais. O estado de Pernambuco está incluído neste contexto, o qual possui apenas oito estações meteorológicas com dados históricos, pertencentes ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Assim, valores normais mensais de temperatura e de precipitação pluvial, além de dados geográficos, foram usados em um modelo multiplicativo para estimativa dos valores normais mensais da umidade relativa do ar em várias localidades do Estado. O modelo multiplicativo explicou 87,46% da variabilidade dos valores de umidade relativa do ar e foi validado posteriormente por meio de um conjunto independente de dados. A raiz quadrada do quadrado médio do erro foi 2,5%, indicando que o modelo apresenta excelente desempenho na estimativa da umidade relativa do ar. Os valores estimados foram aplicados para elaboração de mapas mensais desta variável para o estado de Pernambuco.MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA.SILVA, T. G. F.ZONIER, S.MOURA, M. S. B. deSEDIYAMA, G. C.SOUZA, L. S. B.2011-04-09T20:33:46Z2011-04-09T20:33:46Z2007-07-2020072019-08-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPart1 CD-ROM.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 15., 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura: anais. Aracaju: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:32:27Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/159198Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:32:27falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:32:27Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Umidade relativa do ar: estimativa e espacialização para o Estado de Pernambuco.
title Umidade relativa do ar: estimativa e espacialização para o Estado de Pernambuco.
spellingShingle Umidade relativa do ar: estimativa e espacialização para o Estado de Pernambuco.
SILVA, T. G. F.
SIG
Pernambuco
Ar
Clima
Estimativa
Umidade
Zoneamento Agrícola
title_short Umidade relativa do ar: estimativa e espacialização para o Estado de Pernambuco.
title_full Umidade relativa do ar: estimativa e espacialização para o Estado de Pernambuco.
title_fullStr Umidade relativa do ar: estimativa e espacialização para o Estado de Pernambuco.
title_full_unstemmed Umidade relativa do ar: estimativa e espacialização para o Estado de Pernambuco.
title_sort Umidade relativa do ar: estimativa e espacialização para o Estado de Pernambuco.
author SILVA, T. G. F.
author_facet SILVA, T. G. F.
ZONIER, S.
MOURA, M. S. B. de
SEDIYAMA, G. C.
SOUZA, L. S. B.
author_role author
author2 ZONIER, S.
MOURA, M. S. B. de
SEDIYAMA, G. C.
SOUZA, L. S. B.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, T. G. F.
ZONIER, S.
MOURA, M. S. B. de
SEDIYAMA, G. C.
SOUZA, L. S. B.
dc.subject.por.fl_str_mv SIG
Pernambuco
Ar
Clima
Estimativa
Umidade
Zoneamento Agrícola
topic SIG
Pernambuco
Ar
Clima
Estimativa
Umidade
Zoneamento Agrícola
description A umidade relativa do ar apresenta grande relevância na tomada de decisão em várias áreas do setor agrícola, principalmente em estudos que consideram a escala macroclimática, como é o caso dos zoneamentos climáticos. Apesar dessa importância, poucos dados desta variável estão disponíveis para estudos regionais. O estado de Pernambuco está incluído neste contexto, o qual possui apenas oito estações meteorológicas com dados históricos, pertencentes ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Assim, valores normais mensais de temperatura e de precipitação pluvial, além de dados geográficos, foram usados em um modelo multiplicativo para estimativa dos valores normais mensais da umidade relativa do ar em várias localidades do Estado. O modelo multiplicativo explicou 87,46% da variabilidade dos valores de umidade relativa do ar e foi validado posteriormente por meio de um conjunto independente de dados. A raiz quadrada do quadrado médio do erro foi 2,5%, indicando que o modelo apresenta excelente desempenho na estimativa da umidade relativa do ar. Os valores estimados foram aplicados para elaboração de mapas mensais desta variável para o estado de Pernambuco.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-20
2007
2011-04-09T20:33:46Z
2011-04-09T20:33:46Z
2019-08-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 15., 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura: anais. Aracaju: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159198
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 15., 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura: anais. Aracaju: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503332990025728