Estimativa e espacialização da normal da umidade relativa do ar para os Estados de Alagoas-Bahia-Sergipe.

Bibliographic Details
Main Author: SILVA, T. G. F. da
Publication Date: 2006
Other Authors: ZOLNIER, S., MOURA, M. S. B. de
Format: Book part
Language: por
Source: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Download full: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/158227
Summary: Poucas são as estações meteorológicas distribuidas nas diferentes regiões do Brasil, que apresentam séries históricas das diversas variáveis climáticas. Nesse contexto, enquadram-se os valores de umidade relativa do ar para os Estados da região Nordeste, especialmente, nos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe, que juntos apresentam apenas 36 estações meteorológicas ao longo dos seus territórios e regiões limítrofes. Assim, a partir dos dados dessas estações foram elaboradas duas equações de estimativa da normal da umidade relativa mensal com o objetivo de suprir a deficiência de informação dessa variável para a área que abrange os três estados. Constatou-se a existência de uma boa relação entre os valores da umidade relativa mensal e os valores do índice de umidade mensal; déficit de pressão máximo; amplitude; e longitude local, permitindo assim a elaboração dos mapas dessa variável, com maior precisão, para a área de estudo.
id EMBR_d4d5f07f65a3d80e49616deb1e6ac071
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/158227
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estimativa e espacialização da normal da umidade relativa do ar para os Estados de Alagoas-Bahia-Sergipe.ZoneamentoAlagoasBahiaSergipeUmidade RelativaPoucas são as estações meteorológicas distribuidas nas diferentes regiões do Brasil, que apresentam séries históricas das diversas variáveis climáticas. Nesse contexto, enquadram-se os valores de umidade relativa do ar para os Estados da região Nordeste, especialmente, nos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe, que juntos apresentam apenas 36 estações meteorológicas ao longo dos seus territórios e regiões limítrofes. Assim, a partir dos dados dessas estações foram elaboradas duas equações de estimativa da normal da umidade relativa mensal com o objetivo de suprir a deficiência de informação dessa variável para a área que abrange os três estados. Constatou-se a existência de uma boa relação entre os valores da umidade relativa mensal e os valores do índice de umidade mensal; déficit de pressão máximo; amplitude; e longitude local, permitindo assim a elaboração dos mapas dessa variável, com maior precisão, para a área de estudo.MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA.SILVA, T. G. F. daZOLNIER, S.MOURA, M. S. B. de2011-04-09T20:30:03Z2011-04-09T20:30:03Z2007-01-2520062019-08-29T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPart1 CD-ROM.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 14., 2006, Florianópolis. Anais... Florianópolis: SBMET, 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/158227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2013-09-20T01:13:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/158227Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542013-09-20T01:13:26falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542013-09-20T01:13:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estimativa e espacialização da normal da umidade relativa do ar para os Estados de Alagoas-Bahia-Sergipe.
title Estimativa e espacialização da normal da umidade relativa do ar para os Estados de Alagoas-Bahia-Sergipe.
spellingShingle Estimativa e espacialização da normal da umidade relativa do ar para os Estados de Alagoas-Bahia-Sergipe.
SILVA, T. G. F. da
Zoneamento
Alagoas
Bahia
Sergipe
Umidade Relativa
title_short Estimativa e espacialização da normal da umidade relativa do ar para os Estados de Alagoas-Bahia-Sergipe.
title_full Estimativa e espacialização da normal da umidade relativa do ar para os Estados de Alagoas-Bahia-Sergipe.
title_fullStr Estimativa e espacialização da normal da umidade relativa do ar para os Estados de Alagoas-Bahia-Sergipe.
title_full_unstemmed Estimativa e espacialização da normal da umidade relativa do ar para os Estados de Alagoas-Bahia-Sergipe.
title_sort Estimativa e espacialização da normal da umidade relativa do ar para os Estados de Alagoas-Bahia-Sergipe.
author SILVA, T. G. F. da
author_facet SILVA, T. G. F. da
ZOLNIER, S.
MOURA, M. S. B. de
author_role author
author2 ZOLNIER, S.
MOURA, M. S. B. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, T. G. F. da
ZOLNIER, S.
MOURA, M. S. B. de
dc.subject.por.fl_str_mv Zoneamento
Alagoas
Bahia
Sergipe
Umidade Relativa
topic Zoneamento
Alagoas
Bahia
Sergipe
Umidade Relativa
description Poucas são as estações meteorológicas distribuidas nas diferentes regiões do Brasil, que apresentam séries históricas das diversas variáveis climáticas. Nesse contexto, enquadram-se os valores de umidade relativa do ar para os Estados da região Nordeste, especialmente, nos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe, que juntos apresentam apenas 36 estações meteorológicas ao longo dos seus territórios e regiões limítrofes. Assim, a partir dos dados dessas estações foram elaboradas duas equações de estimativa da normal da umidade relativa mensal com o objetivo de suprir a deficiência de informação dessa variável para a área que abrange os três estados. Constatou-se a existência de uma boa relação entre os valores da umidade relativa mensal e os valores do índice de umidade mensal; déficit de pressão máximo; amplitude; e longitude local, permitindo assim a elaboração dos mapas dessa variável, com maior precisão, para a área de estudo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2007-01-25
2011-04-09T20:30:03Z
2011-04-09T20:30:03Z
2019-08-29T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 14., 2006, Florianópolis. Anais... Florianópolis: SBMET, 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/158227
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 14., 2006, Florianópolis. Anais... Florianópolis: SBMET, 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/158227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503332904042496