Perfil dos solos em pomares de macieiras conduzidos em diferentes sistemas de produção frente às características naturais dos seus entornos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, C. R.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: MELO, G. W. B. de, FARIA, J. L. C.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/542777
Resumo: Os danos mecânicos são responsáveis por consideráveis perdas de qualidade na cadeia produtiva de frutas, desde o produtor até o consumidor, sendo geralmente ocasionados devido ao impacto e vibrações durante a colheita, transporte e classificação (DINTWA et al., 2008). Dentre os diferentes tipos de danos mecânicos, destaca-se como grande responsável por perdas pós-colheita o dano por impacto. Neste tipo de dano geralmente há a contusão, expondo o suco celular ao ar, onde ocorre a oxidação e o posterior escurecimento da polpa e aumento na taxa respiratória e de produção de etileno (MATTIUZ; DURIGAN, 2001). Apesar disso, Kaaya e Njoroge (2004) observaram uma diminuição na taxa respiratória em tomates com o aumento na intensidade do dano mecânico por impacto. Deste modo, este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento das taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs 'Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.
id EMBR_65fe0330a5d427c806aa8b0a524e03ba
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/542777
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Perfil dos solos em pomares de macieiras conduzidos em diferentes sistemas de produção frente às características naturais dos seus entornos.Análise QuímicaFruticulturaMaçãSistema de ProduçãoSoloOs danos mecânicos são responsáveis por consideráveis perdas de qualidade na cadeia produtiva de frutas, desde o produtor até o consumidor, sendo geralmente ocasionados devido ao impacto e vibrações durante a colheita, transporte e classificação (DINTWA et al., 2008). Dentre os diferentes tipos de danos mecânicos, destaca-se como grande responsável por perdas pós-colheita o dano por impacto. Neste tipo de dano geralmente há a contusão, expondo o suco celular ao ar, onde ocorre a oxidação e o posterior escurecimento da polpa e aumento na taxa respiratória e de produção de etileno (MATTIUZ; DURIGAN, 2001). Apesar disso, Kaaya e Njoroge (2004) observaram uma diminuição na taxa respiratória em tomates com o aumento na intensidade do dano mecânico por impacto. Deste modo, este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento das taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs 'Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.CARLOS ROBERTO MARTINS, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SULGEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUVJOÃO LUIZ CARVALHO FARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.MARTINS, C. R.MELO, G. W. B. deFARIA, J. L. C.2022-08-12T17:19:21Z2022-08-12T17:19:21Z2008-11-182008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPart1 CD-ROM.Não paginado.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20., 2008, Vitória, ES. Anais... Vitória: Incaper, 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/542777porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-08-12T17:19:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/542777Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-08-12T17:19:29falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-08-12T17:19:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos solos em pomares de macieiras conduzidos em diferentes sistemas de produção frente às características naturais dos seus entornos.
title Perfil dos solos em pomares de macieiras conduzidos em diferentes sistemas de produção frente às características naturais dos seus entornos.
spellingShingle Perfil dos solos em pomares de macieiras conduzidos em diferentes sistemas de produção frente às características naturais dos seus entornos.
MARTINS, C. R.
Análise Química
Fruticultura
Maçã
Sistema de Produção
Solo
title_short Perfil dos solos em pomares de macieiras conduzidos em diferentes sistemas de produção frente às características naturais dos seus entornos.
title_full Perfil dos solos em pomares de macieiras conduzidos em diferentes sistemas de produção frente às características naturais dos seus entornos.
title_fullStr Perfil dos solos em pomares de macieiras conduzidos em diferentes sistemas de produção frente às características naturais dos seus entornos.
title_full_unstemmed Perfil dos solos em pomares de macieiras conduzidos em diferentes sistemas de produção frente às características naturais dos seus entornos.
title_sort Perfil dos solos em pomares de macieiras conduzidos em diferentes sistemas de produção frente às características naturais dos seus entornos.
author MARTINS, C. R.
author_facet MARTINS, C. R.
MELO, G. W. B. de
FARIA, J. L. C.
author_role author
author2 MELO, G. W. B. de
FARIA, J. L. C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARLOS ROBERTO MARTINS, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV
JOÃO LUIZ CARVALHO FARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, C. R.
MELO, G. W. B. de
FARIA, J. L. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Química
Fruticultura
Maçã
Sistema de Produção
Solo
topic Análise Química
Fruticultura
Maçã
Sistema de Produção
Solo
description Os danos mecânicos são responsáveis por consideráveis perdas de qualidade na cadeia produtiva de frutas, desde o produtor até o consumidor, sendo geralmente ocasionados devido ao impacto e vibrações durante a colheita, transporte e classificação (DINTWA et al., 2008). Dentre os diferentes tipos de danos mecânicos, destaca-se como grande responsável por perdas pós-colheita o dano por impacto. Neste tipo de dano geralmente há a contusão, expondo o suco celular ao ar, onde ocorre a oxidação e o posterior escurecimento da polpa e aumento na taxa respiratória e de produção de etileno (MATTIUZ; DURIGAN, 2001). Apesar disso, Kaaya e Njoroge (2004) observaram uma diminuição na taxa respiratória em tomates com o aumento na intensidade do dano mecânico por impacto. Deste modo, este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento das taxas respiratória e de produção de etileno em maçãs 'Royal Gala' e 'Pink Lady' submetidas a diferentes níveis de dano mecânico por impacto.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-18
2008
2022-08-12T17:19:21Z
2022-08-12T17:19:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20., 2008, Vitória, ES. Anais... Vitória: Incaper, 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/542777
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20., 2008, Vitória, ES. Anais... Vitória: Incaper, 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/542777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
Não paginado.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503528503312384