Descrição e interpretação do perfil de um neossolo regolítico eutrófico solódico do Agreste pernambucano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, A. R. de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SILVA, A. B. da, ALBUQUERQUE, S. F. de, GALLINDO, F. A. T., MENDES, M. M. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/946891
Resumo: Resumo - Foram procedidas a descrição, a caracterização e a interpretação do perfil de um solo identificado como Neossolo Regolítico Eutrófico solódico. Essa descrição foi realizada através do estudo de perfil do solo em campo, que incluiu a identificação dos horizontes e a determinação das características do solo. Em Pernambuco, esses solos ocorrem com maior frequência no Agreste e no Sertão. A Descrição do perfil, a coleta de amostras e a classificação pedológica foram feitas de acordo com as normas do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Esse perfil representa ambientes que tem como principais limitações susceptibilidade à erosão hídrica, baixos teores de matéria orgânica, dificuldade de mecanização e pequena profundidade. Po0r se tratar de um solo raso e de textura predominantemente arenosa, compõe um ambiente com pouca sustentabilidade para a sobrevivência de plantas, principalmente nos períodos cíclicos de estiagem. por outro lado, apresenta boa fertilidade natural, devido a presença de minerais primários, facilmente intemperizáveis e ricos em nutrientes, principalmente em cálcio, magnésio e potássio. Em geral, são solos que devem ser utilizados para pecuária extensiva e agricultura familiar, principalmente para cultivos de mandioca, feijão comum e caupi, caju e tomate.
id EMBR_72b9074e2e846a91e145ff8010520244
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/946891
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Descrição e interpretação do perfil de um neossolo regolítico eutrófico solódico do Agreste pernambucano.Classificação pedológicaAmbiente agrícolaUso da TerraResumo - Foram procedidas a descrição, a caracterização e a interpretação do perfil de um solo identificado como Neossolo Regolítico Eutrófico solódico. Essa descrição foi realizada através do estudo de perfil do solo em campo, que incluiu a identificação dos horizontes e a determinação das características do solo. Em Pernambuco, esses solos ocorrem com maior frequência no Agreste e no Sertão. A Descrição do perfil, a coleta de amostras e a classificação pedológica foram feitas de acordo com as normas do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Esse perfil representa ambientes que tem como principais limitações susceptibilidade à erosão hídrica, baixos teores de matéria orgânica, dificuldade de mecanização e pequena profundidade. Po0r se tratar de um solo raso e de textura predominantemente arenosa, compõe um ambiente com pouca sustentabilidade para a sobrevivência de plantas, principalmente nos períodos cíclicos de estiagem. por outro lado, apresenta boa fertilidade natural, devido a presença de minerais primários, facilmente intemperizáveis e ricos em nutrientes, principalmente em cálcio, magnésio e potássio. Em geral, são solos que devem ser utilizados para pecuária extensiva e agricultura familiar, principalmente para cultivos de mandioca, feijão comum e caupi, caju e tomate.Antonio Raimundo de Sousa, Instituto Agronômico de Pernambuco; ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; Sônia Formiga de Albuquerque, Instituto Agronômico de Pernambuco; Fernando Antônio Távora Galindo, Instituto Agronômico de Pernambuco; Marília Malta Cavalcante Mendes, Instituto Agronômico de Pernambuco.SOUSA, A. R. deSILVA, A. B. daALBUQUERQUE, S. F. deGALLINDO, F. A. T.MENDES, M. M. C.2020-09-05T04:36:57Z2020-09-05T04:36:57Z2013-01-302011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Pernambucana, Recife, v. 16, n. esp., p. 64-73, jan./dez. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/946891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-09-05T04:37:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/946891Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-09-05T04:37:03falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-09-05T04:37:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Descrição e interpretação do perfil de um neossolo regolítico eutrófico solódico do Agreste pernambucano.
title Descrição e interpretação do perfil de um neossolo regolítico eutrófico solódico do Agreste pernambucano.
spellingShingle Descrição e interpretação do perfil de um neossolo regolítico eutrófico solódico do Agreste pernambucano.
SOUSA, A. R. de
Classificação pedológica
Ambiente agrícola
Uso da Terra
title_short Descrição e interpretação do perfil de um neossolo regolítico eutrófico solódico do Agreste pernambucano.
title_full Descrição e interpretação do perfil de um neossolo regolítico eutrófico solódico do Agreste pernambucano.
title_fullStr Descrição e interpretação do perfil de um neossolo regolítico eutrófico solódico do Agreste pernambucano.
title_full_unstemmed Descrição e interpretação do perfil de um neossolo regolítico eutrófico solódico do Agreste pernambucano.
title_sort Descrição e interpretação do perfil de um neossolo regolítico eutrófico solódico do Agreste pernambucano.
author SOUSA, A. R. de
author_facet SOUSA, A. R. de
SILVA, A. B. da
ALBUQUERQUE, S. F. de
GALLINDO, F. A. T.
MENDES, M. M. C.
author_role author
author2 SILVA, A. B. da
ALBUQUERQUE, S. F. de
GALLINDO, F. A. T.
MENDES, M. M. C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antonio Raimundo de Sousa, Instituto Agronômico de Pernambuco; ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; Sônia Formiga de Albuquerque, Instituto Agronômico de Pernambuco; Fernando Antônio Távora Galindo, Instituto Agronômico de Pernambuco; Marília Malta Cavalcante Mendes, Instituto Agronômico de Pernambuco.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, A. R. de
SILVA, A. B. da
ALBUQUERQUE, S. F. de
GALLINDO, F. A. T.
MENDES, M. M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Classificação pedológica
Ambiente agrícola
Uso da Terra
topic Classificação pedológica
Ambiente agrícola
Uso da Terra
description Resumo - Foram procedidas a descrição, a caracterização e a interpretação do perfil de um solo identificado como Neossolo Regolítico Eutrófico solódico. Essa descrição foi realizada através do estudo de perfil do solo em campo, que incluiu a identificação dos horizontes e a determinação das características do solo. Em Pernambuco, esses solos ocorrem com maior frequência no Agreste e no Sertão. A Descrição do perfil, a coleta de amostras e a classificação pedológica foram feitas de acordo com as normas do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Esse perfil representa ambientes que tem como principais limitações susceptibilidade à erosão hídrica, baixos teores de matéria orgânica, dificuldade de mecanização e pequena profundidade. Po0r se tratar de um solo raso e de textura predominantemente arenosa, compõe um ambiente com pouca sustentabilidade para a sobrevivência de plantas, principalmente nos períodos cíclicos de estiagem. por outro lado, apresenta boa fertilidade natural, devido a presença de minerais primários, facilmente intemperizáveis e ricos em nutrientes, principalmente em cálcio, magnésio e potássio. Em geral, são solos que devem ser utilizados para pecuária extensiva e agricultura familiar, principalmente para cultivos de mandioca, feijão comum e caupi, caju e tomate.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2013-01-30
2020-09-05T04:36:57Z
2020-09-05T04:36:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Pernambucana, Recife, v. 16, n. esp., p. 64-73, jan./dez. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/946891
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Pernambucana, Recife, v. 16, n. esp., p. 64-73, jan./dez. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/946891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503495311687680