Biodegradação de glifosato em dois solos brasileiros.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, A. S. F. de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: MONTEIRO, R. T. R., ABAKERLI, R. B., SOUZA, L. S. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15509
Resumo: Avaliou-se a biodegradação de glifosato em amostras de dois solos brasileiros, ambos com e sem histórico de uso prévio do herbicida. Aplicou-se o glifosato em 75 g de cada amostra de solo (três repetições) na dosagem recomendada para condição de campo (2,16 kg i.a./ha). A biodegradação foi avaliada monitorando-se a liberação do CO2 pelos microrganismos no período de 32 dias. Durante esse período foram quantificados os resíduos de glifosato e seu principal metabólito por meio de extração, seguida de análise por Cromatografia a Líquido de Alta Eficiência. Os resultados mostraram que o glifosato foi degradado pelos microrganismos do solo, com formação de seu metabólito ácido aminometilfosfônico (AMPA). A degradação mostrou-se ligeiramente superior em Argissolo que em Latossolo.
id EMBR_bb775e9d20f44de5f344e1d21ac3e3a5
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/15509
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Biodegradação de glifosato em dois solos brasileiros.QuantificaçãoGlifosatoMetabólitoMonitoramentoMicrorganismoHerbicidaResíduo químicoBiodegradaçãoAdsorçãoAvaliou-se a biodegradação de glifosato em amostras de dois solos brasileiros, ambos com e sem histórico de uso prévio do herbicida. Aplicou-se o glifosato em 75 g de cada amostra de solo (três repetições) na dosagem recomendada para condição de campo (2,16 kg i.a./ha). A biodegradação foi avaliada monitorando-se a liberação do CO2 pelos microrganismos no período de 32 dias. Durante esse período foram quantificados os resíduos de glifosato e seu principal metabólito por meio de extração, seguida de análise por Cromatografia a Líquido de Alta Eficiência. Os resultados mostraram que o glifosato foi degradado pelos microrganismos do solo, com formação de seu metabólito ácido aminometilfosfônico (AMPA). A degradação mostrou-se ligeiramente superior em Argissolo que em Latossolo.ADEMIR SÉRGIO FERREIRA DE ARAÚJO, CENA/USP; REGINA TERESA ROSIM MONTEIRO, CENA/USP; ROSÂNGELA BLOTA ABAKERLI, CNPMA; LOURDES SILVESTRE DE SOUZA, CNPMA.ARAÚJO, A. S. F. deMONTEIRO, R. T. R.ABAKERLI, R. B.SOUZA, L. S. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2007-06-2920032017-09-19T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio Ambiente, Curitiba, v. 13, p. 157-164, jan./dez. 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15509porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:22:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/15509Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:22:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:22:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Biodegradação de glifosato em dois solos brasileiros.
title Biodegradação de glifosato em dois solos brasileiros.
spellingShingle Biodegradação de glifosato em dois solos brasileiros.
ARAÚJO, A. S. F. de
Quantificação
Glifosato
Metabólito
Monitoramento
Microrganismo
Herbicida
Resíduo químico
Biodegradação
Adsorção
title_short Biodegradação de glifosato em dois solos brasileiros.
title_full Biodegradação de glifosato em dois solos brasileiros.
title_fullStr Biodegradação de glifosato em dois solos brasileiros.
title_full_unstemmed Biodegradação de glifosato em dois solos brasileiros.
title_sort Biodegradação de glifosato em dois solos brasileiros.
author ARAÚJO, A. S. F. de
author_facet ARAÚJO, A. S. F. de
MONTEIRO, R. T. R.
ABAKERLI, R. B.
SOUZA, L. S. de
author_role author
author2 MONTEIRO, R. T. R.
ABAKERLI, R. B.
SOUZA, L. S. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ADEMIR SÉRGIO FERREIRA DE ARAÚJO, CENA/USP; REGINA TERESA ROSIM MONTEIRO, CENA/USP; ROSÂNGELA BLOTA ABAKERLI, CNPMA; LOURDES SILVESTRE DE SOUZA, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, A. S. F. de
MONTEIRO, R. T. R.
ABAKERLI, R. B.
SOUZA, L. S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Quantificação
Glifosato
Metabólito
Monitoramento
Microrganismo
Herbicida
Resíduo químico
Biodegradação
Adsorção
topic Quantificação
Glifosato
Metabólito
Monitoramento
Microrganismo
Herbicida
Resíduo químico
Biodegradação
Adsorção
description Avaliou-se a biodegradação de glifosato em amostras de dois solos brasileiros, ambos com e sem histórico de uso prévio do herbicida. Aplicou-se o glifosato em 75 g de cada amostra de solo (três repetições) na dosagem recomendada para condição de campo (2,16 kg i.a./ha). A biodegradação foi avaliada monitorando-se a liberação do CO2 pelos microrganismos no período de 32 dias. Durante esse período foram quantificados os resíduos de glifosato e seu principal metabólito por meio de extração, seguida de análise por Cromatografia a Líquido de Alta Eficiência. Os resultados mostraram que o glifosato foi degradado pelos microrganismos do solo, com formação de seu metabólito ácido aminometilfosfônico (AMPA). A degradação mostrou-se ligeiramente superior em Argissolo que em Latossolo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2007-06-29
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2017-09-19T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio Ambiente, Curitiba, v. 13, p. 157-164, jan./dez. 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15509
identifier_str_mv Pesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio Ambiente, Curitiba, v. 13, p. 157-164, jan./dez. 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503439277883392