Tamanho amostral envolvendo múltiplos caracteres: uma aplicação à digestibilidade em bovinos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, A. R. de
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: MANZANO, A., ESTEVES, S. N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/44700
Resumo: 0 objetivo deste trabalho foi estimar o tamanho amostral mínimo (n) para comparar tratamentos em experimentos de consumo e de digestibilidade com bovinos, envolvendo múltiploscaracteres. Foram utilizados dados de digestibilidade de 72 novilhas com média de 18 meses de idade e 250 kg de peso. 0 experimento foi realizado na Embrapa-Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste, Sao Carlos, SP, de 1988 a 1989, em delineamento inteiramente casualizado, com nove tratamentos organizados em esquema fatorial 3 x 3 (tres grupos genéticos: Canchim, % Canchim+ % Nelore e Nelore, e tres niveis de proteina bruta: 6, 10 e 13%, com oito repetigbes cada, sendo a unidade ,experimental a novilha). Foram analisados consumo de ragho (g/kg'") por quilograma de peso metabolico, energia digestivel, nitrogenio retido (NR), NR (mg/kg'") e digestibilidades da matéria seca, proteina bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente acido. 0 valor minimo de n, que permite detectar diferenças significativas (h) entre vetores de médias de tratamentos, foi obtido por meio de um programa SAS (Statistical Analysis System), considerando modelo de distribuição normal t-variada, média zero e matriz de covariåncia Z, estatística T' de Hotelling, distribuído F com parâmetro de nRo centralidade (5' ), erros do tipo I (a), poder do teste (1-p) e A. 0 valor de n variou de 6 a 47, sendo mais influenciado por alteração nos valores de 6, do que nos valores de a e poder do teste.
id EMBR_c1e51a54537591c9866d3755667ba519
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/44700
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Tamanho amostral envolvendo múltiplos caracteres: uma aplicação à digestibilidade em bovinos.Districuicao FDiferenca minima significativaHotellingMultiplos caracteresSample sizeF-disstribuitionMinimum significative diferenceDigestibilidadeGado de Cortedigestibility0 objetivo deste trabalho foi estimar o tamanho amostral mínimo (n) para comparar tratamentos em experimentos de consumo e de digestibilidade com bovinos, envolvendo múltiploscaracteres. Foram utilizados dados de digestibilidade de 72 novilhas com média de 18 meses de idade e 250 kg de peso. 0 experimento foi realizado na Embrapa-Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste, Sao Carlos, SP, de 1988 a 1989, em delineamento inteiramente casualizado, com nove tratamentos organizados em esquema fatorial 3 x 3 (tres grupos genéticos: Canchim, % Canchim+ % Nelore e Nelore, e tres niveis de proteina bruta: 6, 10 e 13%, com oito repetigbes cada, sendo a unidade ,experimental a novilha). Foram analisados consumo de ragho (g/kg'") por quilograma de peso metabolico, energia digestivel, nitrogenio retido (NR), NR (mg/kg'") e digestibilidades da matéria seca, proteina bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente acido. 0 valor minimo de n, que permite detectar diferenças significativas (h) entre vetores de médias de tratamentos, foi obtido por meio de um programa SAS (Statistical Analysis System), considerando modelo de distribuição normal t-variada, média zero e matriz de covariåncia Z, estatística T' de Hotelling, distribuído F com parâmetro de nRo centralidade (5' ), erros do tipo I (a), poder do teste (1-p) e A. 0 valor de n variou de 6 a 47, sendo mais influenciado por alteração nos valores de 6, do que nos valores de a e poder do teste.ALFREDO RIBEIRO DE FREITAS, CPPSEAIRTON MANZANO, CPPSESERGIO NOVITA ESTEVES, CPPSE.FREITAS, A. R. deMANZANO, A.ESTEVES, S. N.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2000-03-0219992015-03-26T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.34, n.11, p.1999-2005, nov. 1999.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/44700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:25:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/44700Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:25:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:25:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Tamanho amostral envolvendo múltiplos caracteres: uma aplicação à digestibilidade em bovinos.
title Tamanho amostral envolvendo múltiplos caracteres: uma aplicação à digestibilidade em bovinos.
spellingShingle Tamanho amostral envolvendo múltiplos caracteres: uma aplicação à digestibilidade em bovinos.
FREITAS, A. R. de
Districuicao F
Diferenca minima significativa
Hotelling
Multiplos caracteres
Sample size
F-disstribuition
Minimum significative diference
Digestibilidade
Gado de Corte
digestibility
title_short Tamanho amostral envolvendo múltiplos caracteres: uma aplicação à digestibilidade em bovinos.
title_full Tamanho amostral envolvendo múltiplos caracteres: uma aplicação à digestibilidade em bovinos.
title_fullStr Tamanho amostral envolvendo múltiplos caracteres: uma aplicação à digestibilidade em bovinos.
title_full_unstemmed Tamanho amostral envolvendo múltiplos caracteres: uma aplicação à digestibilidade em bovinos.
title_sort Tamanho amostral envolvendo múltiplos caracteres: uma aplicação à digestibilidade em bovinos.
author FREITAS, A. R. de
author_facet FREITAS, A. R. de
MANZANO, A.
ESTEVES, S. N.
author_role author
author2 MANZANO, A.
ESTEVES, S. N.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALFREDO RIBEIRO DE FREITAS, CPPSE
AIRTON MANZANO, CPPSE
SERGIO NOVITA ESTEVES, CPPSE.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, A. R. de
MANZANO, A.
ESTEVES, S. N.
dc.subject.por.fl_str_mv Districuicao F
Diferenca minima significativa
Hotelling
Multiplos caracteres
Sample size
F-disstribuition
Minimum significative diference
Digestibilidade
Gado de Corte
digestibility
topic Districuicao F
Diferenca minima significativa
Hotelling
Multiplos caracteres
Sample size
F-disstribuition
Minimum significative diference
Digestibilidade
Gado de Corte
digestibility
description 0 objetivo deste trabalho foi estimar o tamanho amostral mínimo (n) para comparar tratamentos em experimentos de consumo e de digestibilidade com bovinos, envolvendo múltiploscaracteres. Foram utilizados dados de digestibilidade de 72 novilhas com média de 18 meses de idade e 250 kg de peso. 0 experimento foi realizado na Embrapa-Centro de Pesquisa de Pecuária do Sudeste, Sao Carlos, SP, de 1988 a 1989, em delineamento inteiramente casualizado, com nove tratamentos organizados em esquema fatorial 3 x 3 (tres grupos genéticos: Canchim, % Canchim+ % Nelore e Nelore, e tres niveis de proteina bruta: 6, 10 e 13%, com oito repetigbes cada, sendo a unidade ,experimental a novilha). Foram analisados consumo de ragho (g/kg'") por quilograma de peso metabolico, energia digestivel, nitrogenio retido (NR), NR (mg/kg'") e digestibilidades da matéria seca, proteina bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente acido. 0 valor minimo de n, que permite detectar diferenças significativas (h) entre vetores de médias de tratamentos, foi obtido por meio de um programa SAS (Statistical Analysis System), considerando modelo de distribuição normal t-variada, média zero e matriz de covariåncia Z, estatística T' de Hotelling, distribuído F com parâmetro de nRo centralidade (5' ), erros do tipo I (a), poder do teste (1-p) e A. 0 valor de n variou de 6 a 47, sendo mais influenciado por alteração nos valores de 6, do que nos valores de a e poder do teste.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2000-03-02
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-03-26T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.34, n.11, p.1999-2005, nov. 1999.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/44700
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.34, n.11, p.1999-2005, nov. 1999.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/44700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503339639046144