Estratégias de personalização e sites de redes sociais: um estudo de caso da apropriação do Fotolog.com
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/117 |
Resumo: | O presente trabalho busca estudar as estratégias de personalização dos usuários do Fotolog.com. Essas estratégias são compreendidas como essenciais para o uso do sistema como um site de rede social. A análise e a identificação de tais estratégias são realizadas com base em um estudo de caso de 20 fotologs. São diretamente observados 242 fotografias e 1583 comentários. Baseadas nessa observação sistemática e na análise do conteúdo, são elencadas quatro formas de personalização: pelas fotografias publicadas, pelo nickname utilizado; pelas conexões e pelas configurações do sistema. Essas estratégias são depois discutidas diante de sua importância para a interação social e para as redes sociais. Palavras-chave: Fotolog; personalização; sites de redes sociais. ABSTRACT The following paper studies the users’ personalization strategies on Fotolog. com. These strategies are essential for Fotolog’s appropriation as a social network site. We identify which strategies are used and how based on a case study of 20 fotologs, in which we observed directly 242 photographies and 1583 comments. Based on this systematic observation andcontent analysis, we point out four strategies of personalization: through photographies published, nicknames used, connections and system configuration. We then discuss these strategies and their importance for social interaction and social networks. Keywords: Fotolog; personalization; social network sites. |
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Estratégias de personalização e sites de redes sociais: um estudo de caso da apropriação do Fotolog.comO presente trabalho busca estudar as estratégias de personalização dos usuários do Fotolog.com. Essas estratégias são compreendidas como essenciais para o uso do sistema como um site de rede social. A análise e a identificação de tais estratégias são realizadas com base em um estudo de caso de 20 fotologs. São diretamente observados 242 fotografias e 1583 comentários. Baseadas nessa observação sistemática e na análise do conteúdo, são elencadas quatro formas de personalização: pelas fotografias publicadas, pelo nickname utilizado; pelas conexões e pelas configurações do sistema. Essas estratégias são depois discutidas diante de sua importância para a interação social e para as redes sociais. Palavras-chave: Fotolog; personalização; sites de redes sociais. ABSTRACT The following paper studies the users’ personalization strategies on Fotolog. com. These strategies are essential for Fotolog’s appropriation as a social network site. We identify which strategies are used and how based on a case study of 20 fotologs, in which we observed directly 242 photographies and 1583 comments. Based on this systematic observation andcontent analysis, we point out four strategies of personalization: through photographies published, nicknames used, connections and system configuration. We then discuss these strategies and their importance for social interaction and social networks. Keywords: Fotolog; personalization; social network sites.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/11710.18568/cmc.v5i12.117Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 35-56Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 35-56Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 35-561983-707010.18568/cmc.v5i12reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/117/118Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRecuero, Raquel2013-04-02T16:36:12Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/117Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T16:36:12Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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