Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gevehr, Daniel Luciano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Protestantismo em Revista
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/1997
Resumo: O artigo analisa a importância da leitura e do conhecimento de mundo como fator indispensável na formação de professores no curso de licenciatura em pedagogia. Destaca-se, nesse contexto, o fato desses discentes se tornarem agentes transformadores da realidade e promotores da investigação no espaço escolar, transformando a sala de aula, quando professores, num espaço de descoberta do mundo contemporâneo. Discute-se ainda a importância do conhecimento de mundo para a construção da sociedade humanizada e conhecedora de seus direitos e deveres, não perdendo de vista as questões que transformam o mundo contemporâneo.
id EST-3_d0da84364e26c37a65976ac0c0795a64
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/1997
network_acronym_str EST-3
network_name_str Protestantismo em Revista
repository_id_str
spelling Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogiaWorld knowledge: an essential factor in the formation of teachers in the pedagogy degree courseEducaçãoConhecimento de mundo; Formação de professores; Pedagogia; Ciências SociaisEducationWorld’s knowledge; Formation of the teachers; Social SciencesO artigo analisa a importância da leitura e do conhecimento de mundo como fator indispensável na formação de professores no curso de licenciatura em pedagogia. Destaca-se, nesse contexto, o fato desses discentes se tornarem agentes transformadores da realidade e promotores da investigação no espaço escolar, transformando a sala de aula, quando professores, num espaço de descoberta do mundo contemporâneo. Discute-se ainda a importância do conhecimento de mundo para a construção da sociedade humanizada e conhecedora de seus direitos e deveres, não perdendo de vista as questões que transformam o mundo contemporâneo.This paper analyses the importance of the world’s reading and knowledge as an essential factor in the formation of teachers in the pedagogy degree course. In this context, we highlight the fact that these students became transformer agents of reality and promoters of investigation in the school space, transforming the classroom, when teachers, into a discovery space of the contemporary world. Moreover, we discuss the importance of the world’s knowledge to the construction of a humanized society aware of its rights and duties without losing track of the issues which transform the contemporary world.Faculdades ESTGevehr, Daniel Luciano2014-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/199710.22351/nepp.v20i0.1997Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 6-101678-64081678-640810.22351/nepp.v20i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/1997/1914info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-16T14:17:28Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/1997Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2014-10-16T14:17:28Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia
World knowledge: an essential factor in the formation of teachers in the pedagogy degree course
title Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia
spellingShingle Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia
Gevehr, Daniel Luciano
Educação
Conhecimento de mundo; Formação de professores; Pedagogia; Ciências Sociais
Education
World’s knowledge; Formation of the teachers; Social Sciences
title_short Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia
title_full Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia
title_fullStr Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia
title_full_unstemmed Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia
title_sort Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia
author Gevehr, Daniel Luciano
author_facet Gevehr, Daniel Luciano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Gevehr, Daniel Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Conhecimento de mundo; Formação de professores; Pedagogia; Ciências Sociais
Education
World’s knowledge; Formation of the teachers; Social Sciences
topic Educação
Conhecimento de mundo; Formação de professores; Pedagogia; Ciências Sociais
Education
World’s knowledge; Formation of the teachers; Social Sciences
description O artigo analisa a importância da leitura e do conhecimento de mundo como fator indispensável na formação de professores no curso de licenciatura em pedagogia. Destaca-se, nesse contexto, o fato desses discentes se tornarem agentes transformadores da realidade e promotores da investigação no espaço escolar, transformando a sala de aula, quando professores, num espaço de descoberta do mundo contemporâneo. Discute-se ainda a importância do conhecimento de mundo para a construção da sociedade humanizada e conhecedora de seus direitos e deveres, não perdendo de vista as questões que transformam o mundo contemporâneo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/1997
10.22351/nepp.v20i0.1997
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/1997
identifier_str_mv 10.22351/nepp.v20i0.1997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/1997/1914
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 6-10
1678-6408
1678-6408
10.22351/nepp.v20i0
reponame:Protestantismo em Revista
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Protestantismo em Revista
collection Protestantismo em Revista
repository.name.fl_str_mv Protestantismo em Revista - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122302350426112