Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Protestantismo em Revista |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/1997 |
Resumo: | O artigo analisa a importância da leitura e do conhecimento de mundo como fator indispensável na formação de professores no curso de licenciatura em pedagogia. Destaca-se, nesse contexto, o fato desses discentes se tornarem agentes transformadores da realidade e promotores da investigação no espaço escolar, transformando a sala de aula, quando professores, num espaço de descoberta do mundo contemporâneo. Discute-se ainda a importância do conhecimento de mundo para a construção da sociedade humanizada e conhecedora de seus direitos e deveres, não perdendo de vista as questões que transformam o mundo contemporâneo. |
id |
EST-3_d0da84364e26c37a65976ac0c0795a64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/1997 |
network_acronym_str |
EST-3 |
network_name_str |
Protestantismo em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogiaWorld knowledge: an essential factor in the formation of teachers in the pedagogy degree courseEducaçãoConhecimento de mundo; Formação de professores; Pedagogia; Ciências SociaisEducationWorld’s knowledge; Formation of the teachers; Social SciencesO artigo analisa a importância da leitura e do conhecimento de mundo como fator indispensável na formação de professores no curso de licenciatura em pedagogia. Destaca-se, nesse contexto, o fato desses discentes se tornarem agentes transformadores da realidade e promotores da investigação no espaço escolar, transformando a sala de aula, quando professores, num espaço de descoberta do mundo contemporâneo. Discute-se ainda a importância do conhecimento de mundo para a construção da sociedade humanizada e conhecedora de seus direitos e deveres, não perdendo de vista as questões que transformam o mundo contemporâneo.This paper analyses the importance of the world’s reading and knowledge as an essential factor in the formation of teachers in the pedagogy degree course. In this context, we highlight the fact that these students became transformer agents of reality and promoters of investigation in the school space, transforming the classroom, when teachers, into a discovery space of the contemporary world. Moreover, we discuss the importance of the world’s knowledge to the construction of a humanized society aware of its rights and duties without losing track of the issues which transform the contemporary world.Faculdades ESTGevehr, Daniel Luciano2014-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/199710.22351/nepp.v20i0.1997Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 6-101678-64081678-640810.22351/nepp.v20i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/1997/1914info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-16T14:17:28Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/1997Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2014-10-16T14:17:28Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia World knowledge: an essential factor in the formation of teachers in the pedagogy degree course |
title |
Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia |
spellingShingle |
Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia Gevehr, Daniel Luciano Educação Conhecimento de mundo; Formação de professores; Pedagogia; Ciências Sociais Education World’s knowledge; Formation of the teachers; Social Sciences |
title_short |
Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia |
title_full |
Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia |
title_fullStr |
Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia |
title_sort |
Conhecimento de mundo: um elemento fundamental na formação de professores no curso de pedagogia |
author |
Gevehr, Daniel Luciano |
author_facet |
Gevehr, Daniel Luciano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gevehr, Daniel Luciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Conhecimento de mundo; Formação de professores; Pedagogia; Ciências Sociais Education World’s knowledge; Formation of the teachers; Social Sciences |
topic |
Educação Conhecimento de mundo; Formação de professores; Pedagogia; Ciências Sociais Education World’s knowledge; Formation of the teachers; Social Sciences |
description |
O artigo analisa a importância da leitura e do conhecimento de mundo como fator indispensável na formação de professores no curso de licenciatura em pedagogia. Destaca-se, nesse contexto, o fato desses discentes se tornarem agentes transformadores da realidade e promotores da investigação no espaço escolar, transformando a sala de aula, quando professores, num espaço de descoberta do mundo contemporâneo. Discute-se ainda a importância do conhecimento de mundo para a construção da sociedade humanizada e conhecedora de seus direitos e deveres, não perdendo de vista as questões que transformam o mundo contemporâneo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/1997 10.22351/nepp.v20i0.1997 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/1997 |
identifier_str_mv |
10.22351/nepp.v20i0.1997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/1997/1914 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 6-10 1678-6408 1678-6408 10.22351/nepp.v20i0 reponame:Protestantismo em Revista instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Protestantismo em Revista |
collection |
Protestantismo em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Protestantismo em Revista - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1754122302350426112 |