CONTRATO DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) COM CLÁUSULA ARBITRAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REMEDIO, JOSÉ ANTONIO
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: JACOMINI, ALESSANDRO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pensamento Jurídico
Texto Completo: https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/268
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o uso da arbitragem nos contratos celebrados com a Administração Pública, em especial em relação à Parceria Público-Privada. O método utilizado é o dedutivo, com base na legislação, doutrina e jurisprudência. A crise econômica que assola o país, a falta de infraestrutura e a insuficiência de capital estatal contribuem para a ausência ou oferecimento inadequado de diversos direitos constitucionais ao indivíduo e à população, como saúde, educação, transporte coletivo e moradia. A Parceria Público-Privada surge como instrumento que possibilita a recuperação do desenvolvimento econômico e social do país. Contudo, a Parceria Público-Privada não se faz segura aos investidores privados nacionais ou estrangeiros, em vista da crise que assola o país, em particular o Poder Judiciário, em face da morosidade e ineficácia de suas decisões. A arbitragem, como método de solução de conflitos, surge como alternativa à prestação jurisdicional exercida pelo Poder Judiciário, principalmente em face de sua celeridade, especialização e imparcialidade, contribuindo assim para a segurança jurídica. Em conclusão, tem-se que a arbitragem é um instrumento efetivo para dirimir os litígios envolvendo os contratos celebrados pela Administração Pública, em particular a Parceria Público-Privada.
id FADISP-1_a57716a8d1d930e494a22b073bbe34e9
oai_identifier_str oai:ojs.revistapensamentojuridico.fadisp.com.br:article/268
network_acronym_str FADISP-1
network_name_str Revista Pensamento Jurídico
repository_id_str
spelling CONTRATO DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) COM CLÁUSULA ARBITRALO objetivo deste artigo é analisar o uso da arbitragem nos contratos celebrados com a Administração Pública, em especial em relação à Parceria Público-Privada. O método utilizado é o dedutivo, com base na legislação, doutrina e jurisprudência. A crise econômica que assola o país, a falta de infraestrutura e a insuficiência de capital estatal contribuem para a ausência ou oferecimento inadequado de diversos direitos constitucionais ao indivíduo e à população, como saúde, educação, transporte coletivo e moradia. A Parceria Público-Privada surge como instrumento que possibilita a recuperação do desenvolvimento econômico e social do país. Contudo, a Parceria Público-Privada não se faz segura aos investidores privados nacionais ou estrangeiros, em vista da crise que assola o país, em particular o Poder Judiciário, em face da morosidade e ineficácia de suas decisões. A arbitragem, como método de solução de conflitos, surge como alternativa à prestação jurisdicional exercida pelo Poder Judiciário, principalmente em face de sua celeridade, especialização e imparcialidade, contribuindo assim para a segurança jurídica. Em conclusão, tem-se que a arbitragem é um instrumento efetivo para dirimir os litígios envolvendo os contratos celebrados pela Administração Pública, em particular a Parceria Público-Privada.Revista Pensamento JurídicoREMEDIO, JOSÉ ANTONIOJACOMINI, ALESSANDRO2021-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/268Revista Pensamento Jurídico; v. 15, n. 2 (2021)2447-85712238944Xreponame:Revista Pensamento Jurídicoinstname:Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)instacron:FADISPporhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/268/331Direitos autorais 2021 Revista Pensamento Jurídicoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-07T23:45:09Zoai:ojs.revistapensamentojuridico.fadisp.com.br:article/268Revistahttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/indexPUBhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/oairevistapensamentojuridico@unialfa.com.br ||2447-85712238-944Xopendoar:2022-01-07T23:45:09Revista Pensamento Jurídico - Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRATO DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) COM CLÁUSULA ARBITRAL
title CONTRATO DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) COM CLÁUSULA ARBITRAL
spellingShingle CONTRATO DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) COM CLÁUSULA ARBITRAL
REMEDIO, JOSÉ ANTONIO
title_short CONTRATO DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) COM CLÁUSULA ARBITRAL
title_full CONTRATO DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) COM CLÁUSULA ARBITRAL
title_fullStr CONTRATO DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) COM CLÁUSULA ARBITRAL
title_full_unstemmed CONTRATO DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) COM CLÁUSULA ARBITRAL
title_sort CONTRATO DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) COM CLÁUSULA ARBITRAL
author REMEDIO, JOSÉ ANTONIO
author_facet REMEDIO, JOSÉ ANTONIO
JACOMINI, ALESSANDRO
author_role author
author2 JACOMINI, ALESSANDRO
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv REMEDIO, JOSÉ ANTONIO
JACOMINI, ALESSANDRO
description O objetivo deste artigo é analisar o uso da arbitragem nos contratos celebrados com a Administração Pública, em especial em relação à Parceria Público-Privada. O método utilizado é o dedutivo, com base na legislação, doutrina e jurisprudência. A crise econômica que assola o país, a falta de infraestrutura e a insuficiência de capital estatal contribuem para a ausência ou oferecimento inadequado de diversos direitos constitucionais ao indivíduo e à população, como saúde, educação, transporte coletivo e moradia. A Parceria Público-Privada surge como instrumento que possibilita a recuperação do desenvolvimento econômico e social do país. Contudo, a Parceria Público-Privada não se faz segura aos investidores privados nacionais ou estrangeiros, em vista da crise que assola o país, em particular o Poder Judiciário, em face da morosidade e ineficácia de suas decisões. A arbitragem, como método de solução de conflitos, surge como alternativa à prestação jurisdicional exercida pelo Poder Judiciário, principalmente em face de sua celeridade, especialização e imparcialidade, contribuindo assim para a segurança jurídica. Em conclusão, tem-se que a arbitragem é um instrumento efetivo para dirimir os litígios envolvendo os contratos celebrados pela Administração Pública, em particular a Parceria Público-Privada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/268
url https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/268/331
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Pensamento Jurídico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Pensamento Jurídico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico
publisher.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico; v. 15, n. 2 (2021)
2447-8571
2238944X
reponame:Revista Pensamento Jurídico
instname:Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
instacron:FADISP
instname_str Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
instacron_str FADISP
institution FADISP
reponame_str Revista Pensamento Jurídico
collection Revista Pensamento Jurídico
repository.name.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico - Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
repository.mail.fl_str_mv revistapensamentojuridico@unialfa.com.br ||
_version_ 1754643338515972096