A PRÁTICA DA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA E O MOVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Leticia Beatriz Birck
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Jacqueline Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/517
Resumo: Este artigo busca apresentar aproximações teóricas entre a prática da estratégia investigativa e o movimento humano na Educação Infantil. A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa, do tipo bibliográfico. As reflexões estão teoricamente amparadas em Kunz (1991), Sayão (2002), Basei (2008), Silva (2011, 2016, 2018), entre outros autores que subsidiaram o diálogo entre as temáticas, que se entrecruzam uma vez que a investigação através do movimento humano possibilita a ampliação das experiências corporais, o que vai justamente ao encontro ao que as crianças da Educação Infantil mais necessitam, nesse sentido, o professor deve proporcionar momentos de descoberta e exploração por meio do movimento humano, oportunizando assim, aprendizagens significativas.
id FAMA-0_d5a6ca5ba7cd65e6d303badb9f9d1a2c
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/517
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A PRÁTICA DA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA E O MOVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES POSSÍVEISEducação; Educação Infantil; Movimento.Movimento. Estratégia investigativa. Educação InfantilEste artigo busca apresentar aproximações teóricas entre a prática da estratégia investigativa e o movimento humano na Educação Infantil. A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa, do tipo bibliográfico. As reflexões estão teoricamente amparadas em Kunz (1991), Sayão (2002), Basei (2008), Silva (2011, 2016, 2018), entre outros autores que subsidiaram o diálogo entre as temáticas, que se entrecruzam uma vez que a investigação através do movimento humano possibilita a ampliação das experiências corporais, o que vai justamente ao encontro ao que as crianças da Educação Infantil mais necessitam, nesse sentido, o professor deve proporcionar momentos de descoberta e exploração por meio do movimento humano, oportunizando assim, aprendizagens significativas.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAPROSUP-CAPESLima, Leticia Beatriz BirckSilva, Jacqueline Silva da2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/517Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 121-1332178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/517/427Direitos autorais 2020 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/517Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.537Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA DA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA E O MOVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS
title A PRÁTICA DA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA E O MOVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS
spellingShingle A PRÁTICA DA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA E O MOVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS
Lima, Leticia Beatriz Birck
Educação; Educação Infantil; Movimento.
Movimento. Estratégia investigativa. Educação Infantil
title_short A PRÁTICA DA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA E O MOVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS
title_full A PRÁTICA DA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA E O MOVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS
title_fullStr A PRÁTICA DA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA E O MOVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS
title_full_unstemmed A PRÁTICA DA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA E O MOVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS
title_sort A PRÁTICA DA ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA E O MOVIMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS
author Lima, Leticia Beatriz Birck
author_facet Lima, Leticia Beatriz Birck
Silva, Jacqueline Silva da
author_role author
author2 Silva, Jacqueline Silva da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PROSUP-CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Leticia Beatriz Birck
Silva, Jacqueline Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Infantil; Movimento.
Movimento. Estratégia investigativa. Educação Infantil
topic Educação; Educação Infantil; Movimento.
Movimento. Estratégia investigativa. Educação Infantil
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo busca apresentar aproximações teóricas entre a prática da estratégia investigativa e o movimento humano na Educação Infantil. A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa, do tipo bibliográfico. As reflexões estão teoricamente amparadas em Kunz (1991), Sayão (2002), Basei (2008), Silva (2011, 2016, 2018), entre outros autores que subsidiaram o diálogo entre as temáticas, que se entrecruzam uma vez que a investigação através do movimento humano possibilita a ampliação das experiências corporais, o que vai justamente ao encontro ao que as crianças da Educação Infantil mais necessitam, nesse sentido, o professor deve proporcionar momentos de descoberta e exploração por meio do movimento humano, oportunizando assim, aprendizagens significativas.
description Este artigo busca apresentar aproximações teóricas entre a prática da estratégia investigativa e o movimento humano na Educação Infantil. A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa, do tipo bibliográfico. As reflexões estão teoricamente amparadas em Kunz (1991), Sayão (2002), Basei (2008), Silva (2011, 2016, 2018), entre outros autores que subsidiaram o diálogo entre as temáticas, que se entrecruzam uma vez que a investigação através do movimento humano possibilita a ampliação das experiências corporais, o que vai justamente ao encontro ao que as crianças da Educação Infantil mais necessitam, nesse sentido, o professor deve proporcionar momentos de descoberta e exploração por meio do movimento humano, oportunizando assim, aprendizagens significativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/517
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/517/427
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 121-133
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926320795648