APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/422 |
Resumo: | A elaboração e aplicação da tabela periódica ocorreram com os alunos licenciandos em Ciências Biológicas da PUC–MG e a professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, na Escola Municipal Clóvis Salgado, com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental. As aulas de ciências que possuem conteúdos de química são consideradas pelos discentes assuntos abstratos, distantes de sua rotina e de difícil entendimento. Diante disso, foi construído um material didático com o objetivo de levar à familiarização dos elementos químicos encontrados na natureza tais como, produtos, objetos, alimentos e também, de modo didático e dinâmico, o aprendizado da lógica organizacional da tabela periódica, a fim de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem dos conteúdos mostrados em sala de aula. Pode-se observar com a atividade, que o uso de materiais didáticos diferentes do usual, como jogos, por exemplo, faz com que a aprendizagem, pelos alunos, ocorra de forma mais rápida e eficaz. As cartas com as dicas trouxeram uma maior aproximação destes elementos químicos com a realidade dos alunos, saindo do abstrato, já que a maioria dos elementos químicos está presente no cotidiano e, com isso, é possível agregar significância. Conclui-se, ao final, que a atividade auxiliou na melhor compreensão dos conteúdos de química durante as aulas. |
id |
FAMA-0_d836f77674fe226c1f3af316c11fbcf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/422 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOSEnsino de ciênciasEnsino de química. Tabela periódica. Ensino de ciências.A elaboração e aplicação da tabela periódica ocorreram com os alunos licenciandos em Ciências Biológicas da PUC–MG e a professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, na Escola Municipal Clóvis Salgado, com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental. As aulas de ciências que possuem conteúdos de química são consideradas pelos discentes assuntos abstratos, distantes de sua rotina e de difícil entendimento. Diante disso, foi construído um material didático com o objetivo de levar à familiarização dos elementos químicos encontrados na natureza tais como, produtos, objetos, alimentos e também, de modo didático e dinâmico, o aprendizado da lógica organizacional da tabela periódica, a fim de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem dos conteúdos mostrados em sala de aula. Pode-se observar com a atividade, que o uso de materiais didáticos diferentes do usual, como jogos, por exemplo, faz com que a aprendizagem, pelos alunos, ocorra de forma mais rápida e eficaz. As cartas com as dicas trouxeram uma maior aproximação destes elementos químicos com a realidade dos alunos, saindo do abstrato, já que a maioria dos elementos químicos está presente no cotidiano e, com isso, é possível agregar significância. Conclui-se, ao final, que a atividade auxiliou na melhor compreensão dos conteúdos de química durante as aulas.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAPIBID,CAPESMesquita, Ana Flávia SilvaSilva, Paola Carollyne Santos Morais eGregorio, Ruan Victor TelesRodrigues, Amanda Carolina ResendeBarros, Marcelo Diniz Monteiro de2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/42210.29031/pedf.v14i12.422Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 168-1792178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/422/394Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/422Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.091Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS |
title |
APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS |
spellingShingle |
APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS Mesquita, Ana Flávia Silva Ensino de ciências Ensino de química. Tabela periódica. Ensino de ciências. |
title_short |
APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS |
title_full |
APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS |
title_fullStr |
APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS |
title_full_unstemmed |
APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS |
title_sort |
APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS |
author |
Mesquita, Ana Flávia Silva |
author_facet |
Mesquita, Ana Flávia Silva Silva, Paola Carollyne Santos Morais e Gregorio, Ruan Victor Teles Rodrigues, Amanda Carolina Resende Barros, Marcelo Diniz Monteiro de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Paola Carollyne Santos Morais e Gregorio, Ruan Victor Teles Rodrigues, Amanda Carolina Resende Barros, Marcelo Diniz Monteiro de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PIBID,CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Ana Flávia Silva Silva, Paola Carollyne Santos Morais e Gregorio, Ruan Victor Teles Rodrigues, Amanda Carolina Resende Barros, Marcelo Diniz Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Ensino de química. Tabela periódica. Ensino de ciências. |
topic |
Ensino de ciências Ensino de química. Tabela periódica. Ensino de ciências. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A elaboração e aplicação da tabela periódica ocorreram com os alunos licenciandos em Ciências Biológicas da PUC–MG e a professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, na Escola Municipal Clóvis Salgado, com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental. As aulas de ciências que possuem conteúdos de química são consideradas pelos discentes assuntos abstratos, distantes de sua rotina e de difícil entendimento. Diante disso, foi construído um material didático com o objetivo de levar à familiarização dos elementos químicos encontrados na natureza tais como, produtos, objetos, alimentos e também, de modo didático e dinâmico, o aprendizado da lógica organizacional da tabela periódica, a fim de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem dos conteúdos mostrados em sala de aula. Pode-se observar com a atividade, que o uso de materiais didáticos diferentes do usual, como jogos, por exemplo, faz com que a aprendizagem, pelos alunos, ocorra de forma mais rápida e eficaz. As cartas com as dicas trouxeram uma maior aproximação destes elementos químicos com a realidade dos alunos, saindo do abstrato, já que a maioria dos elementos químicos está presente no cotidiano e, com isso, é possível agregar significância. Conclui-se, ao final, que a atividade auxiliou na melhor compreensão dos conteúdos de química durante as aulas. |
description |
A elaboração e aplicação da tabela periódica ocorreram com os alunos licenciandos em Ciências Biológicas da PUC–MG e a professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, na Escola Municipal Clóvis Salgado, com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental. As aulas de ciências que possuem conteúdos de química são consideradas pelos discentes assuntos abstratos, distantes de sua rotina e de difícil entendimento. Diante disso, foi construído um material didático com o objetivo de levar à familiarização dos elementos químicos encontrados na natureza tais como, produtos, objetos, alimentos e também, de modo didático e dinâmico, o aprendizado da lógica organizacional da tabela periódica, a fim de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem dos conteúdos mostrados em sala de aula. Pode-se observar com a atividade, que o uso de materiais didáticos diferentes do usual, como jogos, por exemplo, faz com que a aprendizagem, pelos alunos, ocorra de forma mais rápida e eficaz. As cartas com as dicas trouxeram uma maior aproximação destes elementos químicos com a realidade dos alunos, saindo do abstrato, já que a maioria dos elementos químicos está presente no cotidiano e, com isso, é possível agregar significância. Conclui-se, ao final, que a atividade auxiliou na melhor compreensão dos conteúdos de química durante as aulas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/422 10.29031/pedf.v14i12.422 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/422 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v14i12.422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/422/394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 168-179 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925955891200 |