APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Ana Flávia Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Paola Carollyne Santos Morais e, Gregorio, Ruan Victor Teles, Rodrigues, Amanda Carolina Resende, Barros, Marcelo Diniz Monteiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/422
Resumo: A elaboração e aplicação da tabela periódica ocorreram com os alunos licenciandos em Ciências Biológicas da PUC–MG e a professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, na Escola Municipal Clóvis Salgado, com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental. As aulas de ciências que possuem conteúdos de química são consideradas pelos discentes assuntos abstratos, distantes de sua rotina e de difícil entendimento. Diante disso, foi construído um material didático com o objetivo de levar à familiarização dos elementos químicos encontrados na natureza tais como, produtos, objetos, alimentos e também, de modo didático e dinâmico, o aprendizado da lógica organizacional da tabela periódica, a fim de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem dos conteúdos mostrados em sala de aula. Pode-se observar com a atividade, que o uso de materiais didáticos diferentes do usual, como jogos, por exemplo, faz com que a aprendizagem, pelos alunos, ocorra de forma mais rápida e eficaz. As cartas com as dicas trouxeram uma maior aproximação destes elementos químicos com a realidade dos alunos, saindo do abstrato, já que a maioria dos elementos químicos está presente no cotidiano e, com isso, é possível agregar significância. Conclui-se, ao final, que a atividade auxiliou na melhor compreensão dos conteúdos de química durante as aulas.
id FAMA-0_d836f77674fe226c1f3af316c11fbcf9
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/422
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOSEnsino de ciênciasEnsino de química. Tabela periódica. Ensino de ciências.A elaboração e aplicação da tabela periódica ocorreram com os alunos licenciandos em Ciências Biológicas da PUC–MG e a professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, na Escola Municipal Clóvis Salgado, com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental. As aulas de ciências que possuem conteúdos de química são consideradas pelos discentes assuntos abstratos, distantes de sua rotina e de difícil entendimento. Diante disso, foi construído um material didático com o objetivo de levar à familiarização dos elementos químicos encontrados na natureza tais como, produtos, objetos, alimentos e também, de modo didático e dinâmico, o aprendizado da lógica organizacional da tabela periódica, a fim de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem dos conteúdos mostrados em sala de aula. Pode-se observar com a atividade, que o uso de materiais didáticos diferentes do usual, como jogos, por exemplo, faz com que a aprendizagem, pelos alunos, ocorra de forma mais rápida e eficaz. As cartas com as dicas trouxeram uma maior aproximação destes elementos químicos com a realidade dos alunos, saindo do abstrato, já que a maioria dos elementos químicos está presente no cotidiano e, com isso, é possível agregar significância. Conclui-se, ao final, que a atividade auxiliou na melhor compreensão dos conteúdos de química durante as aulas.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAPIBID,CAPESMesquita, Ana Flávia SilvaSilva, Paola Carollyne Santos Morais eGregorio, Ruan Victor TelesRodrigues, Amanda Carolina ResendeBarros, Marcelo Diniz Monteiro de2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/42210.29031/pedf.v14i12.422Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 168-1792178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/422/394Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/422Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.091Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
title APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
spellingShingle APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
Mesquita, Ana Flávia Silva
Ensino de ciências
Ensino de química. Tabela periódica. Ensino de ciências.
title_short APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
title_full APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
title_fullStr APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
title_full_unstemmed APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
title_sort APRENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA E O USO COTIDIANO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
author Mesquita, Ana Flávia Silva
author_facet Mesquita, Ana Flávia Silva
Silva, Paola Carollyne Santos Morais e
Gregorio, Ruan Victor Teles
Rodrigues, Amanda Carolina Resende
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de
author_role author
author2 Silva, Paola Carollyne Santos Morais e
Gregorio, Ruan Victor Teles
Rodrigues, Amanda Carolina Resende
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PIBID,CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Ana Flávia Silva
Silva, Paola Carollyne Santos Morais e
Gregorio, Ruan Victor Teles
Rodrigues, Amanda Carolina Resende
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino de química. Tabela periódica. Ensino de ciências.
topic Ensino de ciências
Ensino de química. Tabela periódica. Ensino de ciências.
dc.description.none.fl_txt_mv A elaboração e aplicação da tabela periódica ocorreram com os alunos licenciandos em Ciências Biológicas da PUC–MG e a professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, na Escola Municipal Clóvis Salgado, com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental. As aulas de ciências que possuem conteúdos de química são consideradas pelos discentes assuntos abstratos, distantes de sua rotina e de difícil entendimento. Diante disso, foi construído um material didático com o objetivo de levar à familiarização dos elementos químicos encontrados na natureza tais como, produtos, objetos, alimentos e também, de modo didático e dinâmico, o aprendizado da lógica organizacional da tabela periódica, a fim de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem dos conteúdos mostrados em sala de aula. Pode-se observar com a atividade, que o uso de materiais didáticos diferentes do usual, como jogos, por exemplo, faz com que a aprendizagem, pelos alunos, ocorra de forma mais rápida e eficaz. As cartas com as dicas trouxeram uma maior aproximação destes elementos químicos com a realidade dos alunos, saindo do abstrato, já que a maioria dos elementos químicos está presente no cotidiano e, com isso, é possível agregar significância. Conclui-se, ao final, que a atividade auxiliou na melhor compreensão dos conteúdos de química durante as aulas.
description A elaboração e aplicação da tabela periódica ocorreram com os alunos licenciandos em Ciências Biológicas da PUC–MG e a professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, na Escola Municipal Clóvis Salgado, com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental. As aulas de ciências que possuem conteúdos de química são consideradas pelos discentes assuntos abstratos, distantes de sua rotina e de difícil entendimento. Diante disso, foi construído um material didático com o objetivo de levar à familiarização dos elementos químicos encontrados na natureza tais como, produtos, objetos, alimentos e também, de modo didático e dinâmico, o aprendizado da lógica organizacional da tabela periódica, a fim de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem dos conteúdos mostrados em sala de aula. Pode-se observar com a atividade, que o uso de materiais didáticos diferentes do usual, como jogos, por exemplo, faz com que a aprendizagem, pelos alunos, ocorra de forma mais rápida e eficaz. As cartas com as dicas trouxeram uma maior aproximação destes elementos químicos com a realidade dos alunos, saindo do abstrato, já que a maioria dos elementos químicos está presente no cotidiano e, com isso, é possível agregar significância. Conclui-se, ao final, que a atividade auxiliou na melhor compreensão dos conteúdos de química durante as aulas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/422
10.29031/pedf.v14i12.422
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/422
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v14i12.422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/422/394
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 168-179
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925955891200