Um saber que não se explica: notas sobre O Mestre Ignorante, de Jacques Rancière

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Bernardina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/271
Resumo: Entre o ensinar e o aprender há muito mais do que meras ou mesmo elaboradas explicações. É possível, até mesmo, que as explicações constituam o maior fator impeditivo do aprender. Inversamente ao que é comum se pensar, pode ser que as explicações criem apenas uma série progressiva,ordenada e hierárquica de condicionantes para que o entendimento necessário ao saber seja pesquisado de modo inalcançável, posto que sempre adiado para um momento posterior. Este adiamento coincide com a situação supostamente superior daquele que detém os mecanismos do ensino e decide qual é o momento adequado à aprendizagem do aprendiz, conseqüentemente colocado em situação de inferioridade.
id FASB-2_7dd7658fbca17be69669759b07941b09
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/271
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling Um saber que não se explica: notas sobre O Mestre Ignorante, de Jacques Rancière SaberO Mestre IgnoranteJacques RancièreEnsinoEntre o ensinar e o aprender há muito mais do que meras ou mesmo elaboradas explicações. É possível, até mesmo, que as explicações constituam o maior fator impeditivo do aprender. Inversamente ao que é comum se pensar, pode ser que as explicações criem apenas uma série progressiva,ordenada e hierárquica de condicionantes para que o entendimento necessário ao saber seja pesquisado de modo inalcançável, posto que sempre adiado para um momento posterior. Este adiamento coincide com a situação supostamente superior daquele que detém os mecanismos do ensino e decide qual é o momento adequado à aprendizagem do aprendiz, conseqüentemente colocado em situação de inferioridade. Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/27110.26893/rm.v1i3.271Revista Mosaicum; n. 3 (2006): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v1i3reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/271/234https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Bernardina2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/271Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:13.703Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv Um saber que não se explica: notas sobre O Mestre Ignorante, de Jacques Rancière
title Um saber que não se explica: notas sobre O Mestre Ignorante, de Jacques Rancière
spellingShingle Um saber que não se explica: notas sobre O Mestre Ignorante, de Jacques Rancière
Leal, Bernardina
Saber
O Mestre Ignorante
Jacques Rancière
Ensino
title_short Um saber que não se explica: notas sobre O Mestre Ignorante, de Jacques Rancière
title_full Um saber que não se explica: notas sobre O Mestre Ignorante, de Jacques Rancière
title_fullStr Um saber que não se explica: notas sobre O Mestre Ignorante, de Jacques Rancière
title_full_unstemmed Um saber que não se explica: notas sobre O Mestre Ignorante, de Jacques Rancière
title_sort Um saber que não se explica: notas sobre O Mestre Ignorante, de Jacques Rancière
author Leal, Bernardina
author_facet Leal, Bernardina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Bernardina
dc.subject.por.fl_str_mv Saber
O Mestre Ignorante
Jacques Rancière
Ensino
topic Saber
O Mestre Ignorante
Jacques Rancière
Ensino
dc.description.none.fl_txt_mv Entre o ensinar e o aprender há muito mais do que meras ou mesmo elaboradas explicações. É possível, até mesmo, que as explicações constituam o maior fator impeditivo do aprender. Inversamente ao que é comum se pensar, pode ser que as explicações criem apenas uma série progressiva,ordenada e hierárquica de condicionantes para que o entendimento necessário ao saber seja pesquisado de modo inalcançável, posto que sempre adiado para um momento posterior. Este adiamento coincide com a situação supostamente superior daquele que detém os mecanismos do ensino e decide qual é o momento adequado à aprendizagem do aprendiz, conseqüentemente colocado em situação de inferioridade.
description Entre o ensinar e o aprender há muito mais do que meras ou mesmo elaboradas explicações. É possível, até mesmo, que as explicações constituam o maior fator impeditivo do aprender. Inversamente ao que é comum se pensar, pode ser que as explicações criem apenas uma série progressiva,ordenada e hierárquica de condicionantes para que o entendimento necessário ao saber seja pesquisado de modo inalcançável, posto que sempre adiado para um momento posterior. Este adiamento coincide com a situação supostamente superior daquele que detém os mecanismos do ensino e decide qual é o momento adequado à aprendizagem do aprendiz, conseqüentemente colocado em situação de inferioridade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/271
10.26893/rm.v1i3.271
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/271
identifier_str_mv 10.26893/rm.v1i3.271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/271/234
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 3 (2006): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v1i3
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Saber
O Mestre Ignorante
Jacques Rancière
Ensino
_version_ 1704448767260884992