Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicenzi, Vinicius Bertoncini
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51866
Resumo: Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière Resumo: Este artigo busca situar, a partir da filosofia de Jacques Rancière, em que medida a educação se constitui um verdadeiro problema à filosofia política. A partir da análise que o filósofo francês faz do encontro polêmico entre filosofia e democracia na filosofia platônica, buscamos traçar alguns paralelismos com relação ao encontro, também polêmico, entre filosofia e educação. Pretende-se, assim, lançar novas luzes sobre o que poderíamos chamar de uma filosofia política da educação. Para isso sustentamos duas hipóteses de trabalho: a primeira, de que o lugar da educação no pensamento de Rancière precisa ser compreendido para além de Le maître ignorant (1987); a segunda, de que a filosofia política de Rancière busca uma superação dos impasses gerados pela lógica da emancipação intelectual de Jacotot. Assim, pensar com Rancière o uso pedagógico em política e em estética pode nos auxiliar a situar a relação entre educação e democracia em outras bases. Palavras-chave: Filosofia política da educação; Jacques Rancière; Filosofia política; Emancipação intelectual; Democracia. Beyond The Ignorant Schoolmaster – The encounter of  Philosophy and Education as a philosophical-political question from Jacques Rancière's work Abstract: Based on Jacques Rancière's philosophy, this article seeks to determine the extent to which education constitutes a real problem for political philosophy. From the French philosopher's analysis of the controversial encounter between philosophy and democracy in Platonic philosophy, we seek to draw some parallels with regard to the also controversial encounter between philosophy and education. This is intended to shed new light on what we might call a political philosophy of education. For this we support two working hypotheses: first, that the place of education in Rancière's thought must be understood beyond Le maître ignorant (1987); second, that Rancière's political philosophy seeks to overcome the impasses generated by Jacotot's logic of intellectual emancipation. Thus, thinking with Rancière about pedagogical use in politics and aesthetics can help us situate the relationship between education and democracy on other grounds.Keywords: Political philosophy of education; Jacques Rancière; Political philosophy, Intellectual emancipation; Democracy. Au-delà de Le maître ignorant – La reencontre de la philosophie et de l'éducation en tant que question politico-philosophique de l'œvre de Jacques Rancière Résumé: Basé sur la philosophie de Jacques Rancière, cet article cherche à déterminer dans quelle mesure l'éducation constitue un problème réel pour la philosophie politique. À partir de l'analyse du philosophe français entre philosophie et démocratie dans la philosophie platonicienne, nous cherchons à établir des parallèles avec la rencontre également controversée entre philosophie et education. Cela vise à jeter un nouvel éclairage sur ce que nous pourrions appeler une philosophie politique de l'éducation. Pour cela, nous soutenons deux hypotheses de travail: premièrement, la place de l'éducation dans la pensée de Rancière doit être comprise au-delà de Le maître ignorant (1987); deuxièmement, que la philosophie politique de Rancière cherche à surmonter les impasses générées par la logique d'émancipation intellectuelle de Jacotot. Ainsi, réfléchir avec Rancière à une utilisation pédagogique en politique et en esthétique peut nous aider à situer la relation entre éducation et démocatie sur d'autres bases.Mot-clé: Philosophie politique de l'éducation; Jacques Rancière; Philosophie politique; Emancipation intellectuelle; Démocratie. Data de registro: 10/02/2020 Data de aceite: 29/09/2021
id UFU-2_2698ff5b6175e2990a6a0c9770388856
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/51866
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques RancièreFilosofia política da educaçãoJacques RancièreFilosofia políticaEmancipação intelectualDemocraciaPara além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière Resumo: Este artigo busca situar, a partir da filosofia de Jacques Rancière, em que medida a educação se constitui um verdadeiro problema à filosofia política. A partir da análise que o filósofo francês faz do encontro polêmico entre filosofia e democracia na filosofia platônica, buscamos traçar alguns paralelismos com relação ao encontro, também polêmico, entre filosofia e educação. Pretende-se, assim, lançar novas luzes sobre o que poderíamos chamar de uma filosofia política da educação. Para isso sustentamos duas hipóteses de trabalho: a primeira, de que o lugar da educação no pensamento de Rancière precisa ser compreendido para além de Le maître ignorant (1987); a segunda, de que a filosofia política de Rancière busca uma superação dos impasses gerados pela lógica da emancipação intelectual de Jacotot. Assim, pensar com Rancière o uso pedagógico em política e em estética pode nos auxiliar a situar a relação entre educação e democracia em outras bases. Palavras-chave: Filosofia política da educação; Jacques Rancière; Filosofia política; Emancipação intelectual; Democracia. Beyond The Ignorant Schoolmaster – The encounter of  Philosophy and Education as a philosophical-political question from Jacques Rancière's work Abstract: Based on Jacques Rancière's philosophy, this article seeks to determine the extent to which education constitutes a real problem for political philosophy. From the French philosopher's analysis of the controversial encounter between philosophy and democracy in Platonic philosophy, we seek to draw some parallels with regard to the also controversial encounter between philosophy and education. This is intended to shed new light on what we might call a political philosophy of education. For this we support two working hypotheses: first, that the place of education in Rancière's thought must be understood beyond Le maître ignorant (1987); second, that Rancière's political philosophy seeks to overcome the impasses generated by Jacotot's logic of intellectual emancipation. Thus, thinking with Rancière about pedagogical use in politics and aesthetics can help us situate the relationship between education and democracy on other grounds.Keywords: Political philosophy of education; Jacques Rancière; Political philosophy, Intellectual emancipation; Democracy. Au-delà de Le maître ignorant – La reencontre de la philosophie et de l'éducation en tant que question politico-philosophique de l'œvre de Jacques Rancière Résumé: Basé sur la philosophie de Jacques Rancière, cet article cherche à déterminer dans quelle mesure l'éducation constitue un problème réel pour la philosophie politique. À partir de l'analyse du philosophe français entre philosophie et démocratie dans la philosophie platonicienne, nous cherchons à établir des parallèles avec la rencontre également controversée entre philosophie et education. Cela vise à jeter un nouvel éclairage sur ce que nous pourrions appeler une philosophie politique de l'éducation. Pour cela, nous soutenons deux hypotheses de travail: premièrement, la place de l'éducation dans la pensée de Rancière doit être comprise au-delà de Le maître ignorant (1987); deuxièmement, que la philosophie politique de Rancière cherche à surmonter les impasses générées par la logique d'émancipation intellectuelle de Jacotot. Ainsi, réfléchir avec Rancière à une utilisation pédagogique en politique et en esthétique peut nous aider à situer la relation entre éducation et démocatie sur d'autres bases.Mot-clé: Philosophie politique de l'éducation; Jacques Rancière; Philosophie politique; Emancipation intellectuelle; Démocratie. Data de registro: 10/02/2020 Data de aceite: 29/09/2021EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5186610.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-51866Educação e Filosofia; v. 35 n. 73 (2021); 373-3911982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51866/37647https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51866/37646Copyright (c) 2021 Vinicius Bertoncini Vicenzihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVicenzi, Vinicius Bertoncini2024-01-17T12:34:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/51866Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-01-17T12:34:55Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière
title Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière
spellingShingle Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière
Vicenzi, Vinicius Bertoncini
Filosofia política da educação
Jacques Rancière
Filosofia política
Emancipação intelectual
Democracia
title_short Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière
title_full Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière
title_fullStr Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière
title_full_unstemmed Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière
title_sort Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière
author Vicenzi, Vinicius Bertoncini
author_facet Vicenzi, Vinicius Bertoncini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicenzi, Vinicius Bertoncini
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia política da educação
Jacques Rancière
Filosofia política
Emancipação intelectual
Democracia
topic Filosofia política da educação
Jacques Rancière
Filosofia política
Emancipação intelectual
Democracia
description Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière Resumo: Este artigo busca situar, a partir da filosofia de Jacques Rancière, em que medida a educação se constitui um verdadeiro problema à filosofia política. A partir da análise que o filósofo francês faz do encontro polêmico entre filosofia e democracia na filosofia platônica, buscamos traçar alguns paralelismos com relação ao encontro, também polêmico, entre filosofia e educação. Pretende-se, assim, lançar novas luzes sobre o que poderíamos chamar de uma filosofia política da educação. Para isso sustentamos duas hipóteses de trabalho: a primeira, de que o lugar da educação no pensamento de Rancière precisa ser compreendido para além de Le maître ignorant (1987); a segunda, de que a filosofia política de Rancière busca uma superação dos impasses gerados pela lógica da emancipação intelectual de Jacotot. Assim, pensar com Rancière o uso pedagógico em política e em estética pode nos auxiliar a situar a relação entre educação e democracia em outras bases. Palavras-chave: Filosofia política da educação; Jacques Rancière; Filosofia política; Emancipação intelectual; Democracia. Beyond The Ignorant Schoolmaster – The encounter of  Philosophy and Education as a philosophical-political question from Jacques Rancière's work Abstract: Based on Jacques Rancière's philosophy, this article seeks to determine the extent to which education constitutes a real problem for political philosophy. From the French philosopher's analysis of the controversial encounter between philosophy and democracy in Platonic philosophy, we seek to draw some parallels with regard to the also controversial encounter between philosophy and education. This is intended to shed new light on what we might call a political philosophy of education. For this we support two working hypotheses: first, that the place of education in Rancière's thought must be understood beyond Le maître ignorant (1987); second, that Rancière's political philosophy seeks to overcome the impasses generated by Jacotot's logic of intellectual emancipation. Thus, thinking with Rancière about pedagogical use in politics and aesthetics can help us situate the relationship between education and democracy on other grounds.Keywords: Political philosophy of education; Jacques Rancière; Political philosophy, Intellectual emancipation; Democracy. Au-delà de Le maître ignorant – La reencontre de la philosophie et de l'éducation en tant que question politico-philosophique de l'œvre de Jacques Rancière Résumé: Basé sur la philosophie de Jacques Rancière, cet article cherche à déterminer dans quelle mesure l'éducation constitue un problème réel pour la philosophie politique. À partir de l'analyse du philosophe français entre philosophie et démocratie dans la philosophie platonicienne, nous cherchons à établir des parallèles avec la rencontre également controversée entre philosophie et education. Cela vise à jeter un nouvel éclairage sur ce que nous pourrions appeler une philosophie politique de l'éducation. Pour cela, nous soutenons deux hypotheses de travail: premièrement, la place de l'éducation dans la pensée de Rancière doit être comprise au-delà de Le maître ignorant (1987); deuxièmement, que la philosophie politique de Rancière cherche à surmonter les impasses générées par la logique d'émancipation intellectuelle de Jacotot. Ainsi, réfléchir avec Rancière à une utilisation pédagogique en politique et en esthétique peut nous aider à situer la relation entre éducation et démocatie sur d'autres bases.Mot-clé: Philosophie politique de l'éducation; Jacques Rancière; Philosophie politique; Emancipation intellectuelle; Démocratie. Data de registro: 10/02/2020 Data de aceite: 29/09/2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51866
10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-51866
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51866
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-51866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51866/37647
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51866/37646
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Vinicius Bertoncini Vicenzi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Vinicius Bertoncini Vicenzi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 35 n. 73 (2021); 373-391
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166703648768