A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Patrícia Sousa Nilo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lopes Junior, Cláudio Faria, Mendes, Priscila Sousa Nilo, Barbosa, Marcus Vinícius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/684
Resumo: Nota-se a necessidade desta pesquisa para melhor avaliar a formação pedagógica do profissional docente no ensino superior. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a identidade profissional e os dilemas e desafios enfrentados pelo professor universitário. Para atingi-lo foi utilizada a pesquisa do tipo descritiva, qualitativa na qual participaram 23 professores por meio de um questionário misto, possuindo questões fechadas, nas quais o informante escolhe sua resposta entre duas opções, sendo elas sim ou não, e também de questões abertas, em que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria e emitir opiniões através de perguntas onde são possíveis avaliar as concepções e os olhares dos mesmos para questões que levam a discussões entre o que é ser um bom professor. Sendo assim, conclui-se que faz‐se necessário investir em formação continuada de professores para o ensino superior apontado para as questões didático pedagógicas, visto que os resultados mostram que os docentes tem pouca formação neste aspecto, já que sua prática muitas vezes é acarretada pelo conhecimento e experiência adquirida no percurso de sua carreira profissional e docente. O estudo mostrou ainda, que os professores sentem a necessidade de formação continuada no que se refere ao processo ensino‐aprendizagem, direções que norteiam os atos em sala de aula, como as novas metodologias, estratégias e técnicas de ensino, de maneira que a formação permita‐o a atuar com competência.Palavras-chave: Prática-pedagógica; Formação Docente; Identidade Profissional.
id FASF_161a4a77157f7b0efca0e9032454a1cc
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/684
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOSNota-se a necessidade desta pesquisa para melhor avaliar a formação pedagógica do profissional docente no ensino superior. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a identidade profissional e os dilemas e desafios enfrentados pelo professor universitário. Para atingi-lo foi utilizada a pesquisa do tipo descritiva, qualitativa na qual participaram 23 professores por meio de um questionário misto, possuindo questões fechadas, nas quais o informante escolhe sua resposta entre duas opções, sendo elas sim ou não, e também de questões abertas, em que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria e emitir opiniões através de perguntas onde são possíveis avaliar as concepções e os olhares dos mesmos para questões que levam a discussões entre o que é ser um bom professor. Sendo assim, conclui-se que faz‐se necessário investir em formação continuada de professores para o ensino superior apontado para as questões didático pedagógicas, visto que os resultados mostram que os docentes tem pouca formação neste aspecto, já que sua prática muitas vezes é acarretada pelo conhecimento e experiência adquirida no percurso de sua carreira profissional e docente. O estudo mostrou ainda, que os professores sentem a necessidade de formação continuada no que se refere ao processo ensino‐aprendizagem, direções que norteiam os atos em sala de aula, como as novas metodologias, estratégias e técnicas de ensino, de maneira que a formação permita‐o a atuar com competência.Palavras-chave: Prática-pedagógica; Formação Docente; Identidade Profissional.FaSFMendes, Patrícia Sousa NiloLopes Junior, Cláudio FariaMendes, Priscila Sousa NiloBarbosa, Marcus Vinícius2021-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/68410.22408/reva40201968414-38Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 14-382526-043X2525-900810.22408/reva402019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/684/475/*ref*/APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 295p./*ref*/BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009./*ref*/BISSOLI, Michelle de Freitas. ALMEIDA, Maria Isabel. PIMENTA, Selma Garrido. A docência no ensino superior na área da saúde: formação continuada e desenvolvimento profissional em foco. Revista Eletrônica Pesque educa v. 03, n. 06 - jul.–dez. 2011./*ref*/BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação. PUC: Porto Alegre, RS, ano XXIX, n3, p. 489-501, set/dez. 2006. ISSN 0101-465X./*ref*/BOLZAN, D. P. V. Pedagogia universitária e processos formativos: a construção do conhecimento pedagógico compartilhado. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 14., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUC/RS, 2008. p. 102-120./*ref*/BRASIL. Lei de Bases e Diretrizes da Educação Nacional. Brasília: MEC/SEB, 1996./*ref*/CARLOS MARCELO, G. Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999./*ref*/CUNHA, Ana Maria de Oliveira. BRITO, Taita Talamira Rodrigues. CICILLINI, Graça Aparecida. Dormi aluno (a)... acordei professor (a): interfaces da formação para o exercício do ensino superior./*ref*/CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007b./*ref*/CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2010. p. 45-57./*ref*/CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989. ISBN: 85-308-0081-8./*ref*/FIORENTINI D. A Formação Matemática e Didático-Pedagógica nas Disciplinas da Licenciatura em Matemática. Revista de Educação. Campinas, n. 8 p. 107-115- jun. 2005./*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. ISBN: 85-219-0243-3./*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996./*ref*/GATTI, B.; BARRETTO, E. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília:/*ref*/UNESCO, 2009./*ref*/ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. BOLZAN, Doris Pires Vargas. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas, v. 14, n. 26, p. 43-59, jan./jun. 2008./*ref*/LIBÂNEO, José Carlos. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel (Org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 188-212./*ref*/LÜDKE, Heloísa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. RJ: Editora Ltda, 2010./*ref*/MEDEIROS, Arilene Maria Soares. Docência no ensino superior: dilemas contemporâneos. R. Faced, Salvador, n.12, p.71-87, jul/dez. 2007./*ref*/MIZUKAMI, M.G. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L S Shulman. Educação – Revista do Centro de Educação Santa Maria/ BRA, Centro de Educação/UFSM, v.29, n. 2, p.33-49, 1996. ISSN: 0101-9031./*ref*/MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002./*ref*/NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009./*ref*/NÓVOA, A. Os professores e as Histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. 2 ª Ed. Porto, Porto Editora, 1995./*ref*/OLIVEIRA, Cláudia Chueire. VASCONCELLOS, Maura Maria Morita. A formação pedagógica institucional para a docência na educação superior. Comunic., Saúde, Educ., v.15, n.39, p.1011-24, out./dez. 2011./*ref*/PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)./*ref*/POLENA, A.; GOUVEIA, A. B. Perfil do professor: análise de série histórica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 26., Recife, 2013. Anais..., ANPAE, Recife, 2013./*ref*/RODRIGUES, Maria Lucia; LIMENA, Maria Margarida Cavalcanti (Orgs.). Metodologias multidimensionais em Ciências Humanas. Brasília: Líber Livros Editora, 2006. 175p./*ref*/SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007./*ref*/SOUZA, A. R.; GOUVEIA, A. Os trabalhadores docentes da educação básica no Brasil em uma leitura possível das políticas educacionais. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 19, n. 35, dez. 2011./*ref*/TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002./*ref*/TEIXEIRA, G. F. M. Tornar-se professor: a formação desenvolvida nos cursos de Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Uberlândia. 233f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2007./*ref*/TEIXEIRA, G. F. M. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes, In: B Tec Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 35, n.1, jan /abr. 2009. ISSN: 0871-4835./*ref*/VEIGA, I. P. A. A aventura de formar professores. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2009. A universidade no século XXI. São Paulo: Cortez, 2004.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-15T12:36:52Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/684Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-01-15T12:36:52Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
spellingShingle A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Mendes, Patrícia Sousa Nilo
title_short A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_full A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_fullStr A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_full_unstemmed A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
title_sort A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
author Mendes, Patrícia Sousa Nilo
author_facet Mendes, Patrícia Sousa Nilo
Lopes Junior, Cláudio Faria
Mendes, Priscila Sousa Nilo
Barbosa, Marcus Vinícius
author_role author
author2 Lopes Junior, Cláudio Faria
Mendes, Priscila Sousa Nilo
Barbosa, Marcus Vinícius
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Patrícia Sousa Nilo
Lopes Junior, Cláudio Faria
Mendes, Priscila Sousa Nilo
Barbosa, Marcus Vinícius
description Nota-se a necessidade desta pesquisa para melhor avaliar a formação pedagógica do profissional docente no ensino superior. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a identidade profissional e os dilemas e desafios enfrentados pelo professor universitário. Para atingi-lo foi utilizada a pesquisa do tipo descritiva, qualitativa na qual participaram 23 professores por meio de um questionário misto, possuindo questões fechadas, nas quais o informante escolhe sua resposta entre duas opções, sendo elas sim ou não, e também de questões abertas, em que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria e emitir opiniões através de perguntas onde são possíveis avaliar as concepções e os olhares dos mesmos para questões que levam a discussões entre o que é ser um bom professor. Sendo assim, conclui-se que faz‐se necessário investir em formação continuada de professores para o ensino superior apontado para as questões didático pedagógicas, visto que os resultados mostram que os docentes tem pouca formação neste aspecto, já que sua prática muitas vezes é acarretada pelo conhecimento e experiência adquirida no percurso de sua carreira profissional e docente. O estudo mostrou ainda, que os professores sentem a necessidade de formação continuada no que se refere ao processo ensino‐aprendizagem, direções que norteiam os atos em sala de aula, como as novas metodologias, estratégias e técnicas de ensino, de maneira que a formação permita‐o a atuar com competência.Palavras-chave: Prática-pedagógica; Formação Docente; Identidade Profissional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/684
10.22408/reva40201968414-38
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/684
identifier_str_mv 10.22408/reva40201968414-38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/684/475
/*ref*/APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 295p.
/*ref*/BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
/*ref*/BISSOLI, Michelle de Freitas. ALMEIDA, Maria Isabel. PIMENTA, Selma Garrido. A docência no ensino superior na área da saúde: formação continuada e desenvolvimento profissional em foco. Revista Eletrônica Pesque educa v. 03, n. 06 - jul.–dez. 2011.
/*ref*/BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação. PUC: Porto Alegre, RS, ano XXIX, n3, p. 489-501, set/dez. 2006. ISSN 0101-465X.
/*ref*/BOLZAN, D. P. V. Pedagogia universitária e processos formativos: a construção do conhecimento pedagógico compartilhado. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 14., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUC/RS, 2008. p. 102-120.
/*ref*/BRASIL. Lei de Bases e Diretrizes da Educação Nacional. Brasília: MEC/SEB, 1996.
/*ref*/CARLOS MARCELO, G. Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999.
/*ref*/CUNHA, Ana Maria de Oliveira. BRITO, Taita Talamira Rodrigues. CICILLINI, Graça Aparecida. Dormi aluno (a)... acordei professor (a): interfaces da formação para o exercício do ensino superior.
/*ref*/CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007b.
/*ref*/CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2010. p. 45-57.
/*ref*/CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989. ISBN: 85-308-0081-8.
/*ref*/FIORENTINI D. A Formação Matemática e Didático-Pedagógica nas Disciplinas da Licenciatura em Matemática. Revista de Educação. Campinas, n. 8 p. 107-115- jun. 2005.
/*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. ISBN: 85-219-0243-3.
/*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
/*ref*/GATTI, B.; BARRETTO, E. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília:
/*ref*/UNESCO, 2009.
/*ref*/ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. BOLZAN, Doris Pires Vargas. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas, v. 14, n. 26, p. 43-59, jan./jun. 2008.
/*ref*/LIBÂNEO, José Carlos. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel (Org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 188-212.
/*ref*/LÜDKE, Heloísa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. RJ: Editora Ltda, 2010.
/*ref*/MEDEIROS, Arilene Maria Soares. Docência no ensino superior: dilemas contemporâneos. R. Faced, Salvador, n.12, p.71-87, jul/dez. 2007.
/*ref*/MIZUKAMI, M.G. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L S Shulman. Educação – Revista do Centro de Educação Santa Maria/ BRA, Centro de Educação/UFSM, v.29, n. 2, p.33-49, 1996. ISSN: 0101-9031.
/*ref*/MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002.
/*ref*/NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
/*ref*/NÓVOA, A. Os professores e as Histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. 2 ª Ed. Porto, Porto Editora, 1995.
/*ref*/OLIVEIRA, Cláudia Chueire. VASCONCELLOS, Maura Maria Morita. A formação pedagógica institucional para a docência na educação superior. Comunic., Saúde, Educ., v.15, n.39, p.1011-24, out./dez. 2011.
/*ref*/PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).
/*ref*/POLENA, A.; GOUVEIA, A. B. Perfil do professor: análise de série histórica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 26., Recife, 2013. Anais..., ANPAE, Recife, 2013.
/*ref*/RODRIGUES, Maria Lucia; LIMENA, Maria Margarida Cavalcanti (Orgs.). Metodologias multidimensionais em Ciências Humanas. Brasília: Líber Livros Editora, 2006. 175p.
/*ref*/SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
/*ref*/SOUZA, A. R.; GOUVEIA, A. Os trabalhadores docentes da educação básica no Brasil em uma leitura possível das políticas educacionais. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 19, n. 35, dez. 2011.
/*ref*/TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
/*ref*/TEIXEIRA, G. F. M. Tornar-se professor: a formação desenvolvida nos cursos de Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Uberlândia. 233f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2007.
/*ref*/TEIXEIRA, G. F. M. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes, In: B Tec Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 35, n.1, jan /abr. 2009. ISSN: 0871-4835.
/*ref*/VEIGA, I. P. A. A aventura de formar professores. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2009. A universidade no século XXI. São Paulo: Cortez, 2004.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 14-38
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva402019
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1754569258672586752