A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/684 |
Resumo: | Nota-se a necessidade desta pesquisa para melhor avaliar a formação pedagógica do profissional docente no ensino superior. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a identidade profissional e os dilemas e desafios enfrentados pelo professor universitário. Para atingi-lo foi utilizada a pesquisa do tipo descritiva, qualitativa na qual participaram 23 professores por meio de um questionário misto, possuindo questões fechadas, nas quais o informante escolhe sua resposta entre duas opções, sendo elas sim ou não, e também de questões abertas, em que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria e emitir opiniões através de perguntas onde são possíveis avaliar as concepções e os olhares dos mesmos para questões que levam a discussões entre o que é ser um bom professor. Sendo assim, conclui-se que faz‐se necessário investir em formação continuada de professores para o ensino superior apontado para as questões didático pedagógicas, visto que os resultados mostram que os docentes tem pouca formação neste aspecto, já que sua prática muitas vezes é acarretada pelo conhecimento e experiência adquirida no percurso de sua carreira profissional e docente. O estudo mostrou ainda, que os professores sentem a necessidade de formação continuada no que se refere ao processo ensino‐aprendizagem, direções que norteiam os atos em sala de aula, como as novas metodologias, estratégias e técnicas de ensino, de maneira que a formação permita‐o a atuar com competência.Palavras-chave: Prática-pedagógica; Formação Docente; Identidade Profissional. |
id |
FASF_161a4a77157f7b0efca0e9032454a1cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/684 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOSNota-se a necessidade desta pesquisa para melhor avaliar a formação pedagógica do profissional docente no ensino superior. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a identidade profissional e os dilemas e desafios enfrentados pelo professor universitário. Para atingi-lo foi utilizada a pesquisa do tipo descritiva, qualitativa na qual participaram 23 professores por meio de um questionário misto, possuindo questões fechadas, nas quais o informante escolhe sua resposta entre duas opções, sendo elas sim ou não, e também de questões abertas, em que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria e emitir opiniões através de perguntas onde são possíveis avaliar as concepções e os olhares dos mesmos para questões que levam a discussões entre o que é ser um bom professor. Sendo assim, conclui-se que faz‐se necessário investir em formação continuada de professores para o ensino superior apontado para as questões didático pedagógicas, visto que os resultados mostram que os docentes tem pouca formação neste aspecto, já que sua prática muitas vezes é acarretada pelo conhecimento e experiência adquirida no percurso de sua carreira profissional e docente. O estudo mostrou ainda, que os professores sentem a necessidade de formação continuada no que se refere ao processo ensino‐aprendizagem, direções que norteiam os atos em sala de aula, como as novas metodologias, estratégias e técnicas de ensino, de maneira que a formação permita‐o a atuar com competência.Palavras-chave: Prática-pedagógica; Formação Docente; Identidade Profissional.FaSFMendes, Patrícia Sousa NiloLopes Junior, Cláudio FariaMendes, Priscila Sousa NiloBarbosa, Marcus Vinícius2021-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/68410.22408/reva40201968414-38Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 14-382526-043X2525-900810.22408/reva402019reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/684/475/*ref*/APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 295p./*ref*/BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009./*ref*/BISSOLI, Michelle de Freitas. ALMEIDA, Maria Isabel. PIMENTA, Selma Garrido. A docência no ensino superior na área da saúde: formação continuada e desenvolvimento profissional em foco. Revista Eletrônica Pesque educa v. 03, n. 06 - jul.–dez. 2011./*ref*/BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação. PUC: Porto Alegre, RS, ano XXIX, n3, p. 489-501, set/dez. 2006. ISSN 0101-465X./*ref*/BOLZAN, D. P. V. Pedagogia universitária e processos formativos: a construção do conhecimento pedagógico compartilhado. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 14., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUC/RS, 2008. p. 102-120./*ref*/BRASIL. Lei de Bases e Diretrizes da Educação Nacional. Brasília: MEC/SEB, 1996./*ref*/CARLOS MARCELO, G. Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999./*ref*/CUNHA, Ana Maria de Oliveira. BRITO, Taita Talamira Rodrigues. CICILLINI, Graça Aparecida. Dormi aluno (a)... acordei professor (a): interfaces da formação para o exercício do ensino superior./*ref*/CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007b./*ref*/CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2010. p. 45-57./*ref*/CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989. ISBN: 85-308-0081-8./*ref*/FIORENTINI D. A Formação Matemática e Didático-Pedagógica nas Disciplinas da Licenciatura em Matemática. Revista de Educação. Campinas, n. 8 p. 107-115- jun. 2005./*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. ISBN: 85-219-0243-3./*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996./*ref*/GATTI, B.; BARRETTO, E. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília:/*ref*/UNESCO, 2009./*ref*/ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. BOLZAN, Doris Pires Vargas. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas, v. 14, n. 26, p. 43-59, jan./jun. 2008./*ref*/LIBÂNEO, José Carlos. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel (Org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 188-212./*ref*/LÜDKE, Heloísa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. RJ: Editora Ltda, 2010./*ref*/MEDEIROS, Arilene Maria Soares. Docência no ensino superior: dilemas contemporâneos. R. Faced, Salvador, n.12, p.71-87, jul/dez. 2007./*ref*/MIZUKAMI, M.G. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L S Shulman. Educação – Revista do Centro de Educação Santa Maria/ BRA, Centro de Educação/UFSM, v.29, n. 2, p.33-49, 1996. ISSN: 0101-9031./*ref*/MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002./*ref*/NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009./*ref*/NÓVOA, A. Os professores e as Histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. 2 ª Ed. Porto, Porto Editora, 1995./*ref*/OLIVEIRA, Cláudia Chueire. VASCONCELLOS, Maura Maria Morita. A formação pedagógica institucional para a docência na educação superior. Comunic., Saúde, Educ., v.15, n.39, p.1011-24, out./dez. 2011./*ref*/PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)./*ref*/POLENA, A.; GOUVEIA, A. B. Perfil do professor: análise de série histórica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 26., Recife, 2013. Anais..., ANPAE, Recife, 2013./*ref*/RODRIGUES, Maria Lucia; LIMENA, Maria Margarida Cavalcanti (Orgs.). Metodologias multidimensionais em Ciências Humanas. Brasília: Líber Livros Editora, 2006. 175p./*ref*/SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007./*ref*/SOUZA, A. R.; GOUVEIA, A. Os trabalhadores docentes da educação básica no Brasil em uma leitura possível das políticas educacionais. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 19, n. 35, dez. 2011./*ref*/TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002./*ref*/TEIXEIRA, G. F. M. Tornar-se professor: a formação desenvolvida nos cursos de Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Uberlândia. 233f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2007./*ref*/TEIXEIRA, G. F. M. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes, In: B Tec Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 35, n.1, jan /abr. 2009. ISSN: 0871-4835./*ref*/VEIGA, I. P. A. A aventura de formar professores. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2009. A universidade no século XXI. São Paulo: Cortez, 2004.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-15T12:36:52Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/684Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-01-15T12:36:52Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title |
A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
spellingShingle |
A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS Mendes, Patrícia Sousa Nilo |
title_short |
A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title_full |
A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title_fullStr |
A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title_full_unstemmed |
A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
title_sort |
A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
author |
Mendes, Patrícia Sousa Nilo |
author_facet |
Mendes, Patrícia Sousa Nilo Lopes Junior, Cláudio Faria Mendes, Priscila Sousa Nilo Barbosa, Marcus Vinícius |
author_role |
author |
author2 |
Lopes Junior, Cláudio Faria Mendes, Priscila Sousa Nilo Barbosa, Marcus Vinícius |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Patrícia Sousa Nilo Lopes Junior, Cláudio Faria Mendes, Priscila Sousa Nilo Barbosa, Marcus Vinícius |
description |
Nota-se a necessidade desta pesquisa para melhor avaliar a formação pedagógica do profissional docente no ensino superior. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a identidade profissional e os dilemas e desafios enfrentados pelo professor universitário. Para atingi-lo foi utilizada a pesquisa do tipo descritiva, qualitativa na qual participaram 23 professores por meio de um questionário misto, possuindo questões fechadas, nas quais o informante escolhe sua resposta entre duas opções, sendo elas sim ou não, e também de questões abertas, em que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria e emitir opiniões através de perguntas onde são possíveis avaliar as concepções e os olhares dos mesmos para questões que levam a discussões entre o que é ser um bom professor. Sendo assim, conclui-se que faz‐se necessário investir em formação continuada de professores para o ensino superior apontado para as questões didático pedagógicas, visto que os resultados mostram que os docentes tem pouca formação neste aspecto, já que sua prática muitas vezes é acarretada pelo conhecimento e experiência adquirida no percurso de sua carreira profissional e docente. O estudo mostrou ainda, que os professores sentem a necessidade de formação continuada no que se refere ao processo ensino‐aprendizagem, direções que norteiam os atos em sala de aula, como as novas metodologias, estratégias e técnicas de ensino, de maneira que a formação permita‐o a atuar com competência.Palavras-chave: Prática-pedagógica; Formação Docente; Identidade Profissional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/684 10.22408/reva40201968414-38 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/684 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva40201968414-38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/684/475 /*ref*/APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 295p. /*ref*/BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. /*ref*/BISSOLI, Michelle de Freitas. ALMEIDA, Maria Isabel. PIMENTA, Selma Garrido. A docência no ensino superior na área da saúde: formação continuada e desenvolvimento profissional em foco. Revista Eletrônica Pesque educa v. 03, n. 06 - jul.–dez. 2011. /*ref*/BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação. PUC: Porto Alegre, RS, ano XXIX, n3, p. 489-501, set/dez. 2006. ISSN 0101-465X. /*ref*/BOLZAN, D. P. V. Pedagogia universitária e processos formativos: a construção do conhecimento pedagógico compartilhado. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 14., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUC/RS, 2008. p. 102-120. /*ref*/BRASIL. Lei de Bases e Diretrizes da Educação Nacional. Brasília: MEC/SEB, 1996. /*ref*/CARLOS MARCELO, G. Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999. /*ref*/CUNHA, Ana Maria de Oliveira. BRITO, Taita Talamira Rodrigues. CICILLINI, Graça Aparecida. Dormi aluno (a)... acordei professor (a): interfaces da formação para o exercício do ensino superior. /*ref*/CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007b. /*ref*/CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2010. p. 45-57. /*ref*/CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989. ISBN: 85-308-0081-8. /*ref*/FIORENTINI D. A Formação Matemática e Didático-Pedagógica nas Disciplinas da Licenciatura em Matemática. Revista de Educação. Campinas, n. 8 p. 107-115- jun. 2005. /*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. ISBN: 85-219-0243-3. /*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. /*ref*/GATTI, B.; BARRETTO, E. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: /*ref*/UNESCO, 2009. /*ref*/ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. BOLZAN, Doris Pires Vargas. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas, v. 14, n. 26, p. 43-59, jan./jun. 2008. /*ref*/LIBÂNEO, José Carlos. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel (Org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 188-212. /*ref*/LÜDKE, Heloísa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. RJ: Editora Ltda, 2010. /*ref*/MEDEIROS, Arilene Maria Soares. Docência no ensino superior: dilemas contemporâneos. R. Faced, Salvador, n.12, p.71-87, jul/dez. 2007. /*ref*/MIZUKAMI, M.G. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L S Shulman. Educação – Revista do Centro de Educação Santa Maria/ BRA, Centro de Educação/UFSM, v.29, n. 2, p.33-49, 1996. ISSN: 0101-9031. /*ref*/MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002. /*ref*/NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. /*ref*/NÓVOA, A. Os professores e as Histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. 2 ª Ed. Porto, Porto Editora, 1995. /*ref*/OLIVEIRA, Cláudia Chueire. VASCONCELLOS, Maura Maria Morita. A formação pedagógica institucional para a docência na educação superior. Comunic., Saúde, Educ., v.15, n.39, p.1011-24, out./dez. 2011. /*ref*/PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação). /*ref*/POLENA, A.; GOUVEIA, A. B. Perfil do professor: análise de série histórica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 26., Recife, 2013. Anais..., ANPAE, Recife, 2013. /*ref*/RODRIGUES, Maria Lucia; LIMENA, Maria Margarida Cavalcanti (Orgs.). Metodologias multidimensionais em Ciências Humanas. Brasília: Líber Livros Editora, 2006. 175p. /*ref*/SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007. /*ref*/SOUZA, A. R.; GOUVEIA, A. Os trabalhadores docentes da educação básica no Brasil em uma leitura possível das políticas educacionais. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 19, n. 35, dez. 2011. /*ref*/TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. /*ref*/TEIXEIRA, G. F. M. Tornar-se professor: a formação desenvolvida nos cursos de Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Uberlândia. 233f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2007. /*ref*/TEIXEIRA, G. F. M. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes, In: B Tec Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 35, n.1, jan /abr. 2009. ISSN: 0871-4835. /*ref*/VEIGA, I. P. A. A aventura de formar professores. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2009. A universidade no século XXI. São Paulo: Cortez, 2004. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 4 (2019): Edição Especial: Anais da VI Jornada Científica da Faculdade Sul Fluminense - Artigos; 14-38 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva402019 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570756689920 |