FUNÇÕES QUÍMICAS NO 9°ANO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E UNO QUÍMICO
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Other Authors: | , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Valore (Online) |
Download full: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/191 |
Summary: | Este trabalho apresenta os resultados de uma Sequência Didática (SD) apoiada na utilização do lúdico e atividades experimentais para a aprendizagem dos conceitos de funções químicas para uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Foi elaborado e desenvolvido um jogo de cartas, denominado UNO QUÍMICO, inspirado no Jogo Uno. A coleta e análise dos dados pautou-se na análise de conteúdo. Após o desenvolvimento da SD, os resultados demonstraram a evolução por parte dos alunos na identificação das funções químicas. Com relação ao jogo, os alunos demonstraram não encontrar dificuldade e o classificaram de médio a fácil. Diante disso, o jogo como parte integrante da SD, auxiliou na identificação das funções químicas, uma vez que proporcionou envolvimento, motivação e discussão dos conceitos químicos. |
id |
FASF_ab6d258373ef3bb5876dca4f378f8116 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/191 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FUNÇÕES QUÍMICAS NO 9°ANO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E UNO QUÍMICOEste trabalho apresenta os resultados de uma Sequência Didática (SD) apoiada na utilização do lúdico e atividades experimentais para a aprendizagem dos conceitos de funções químicas para uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Foi elaborado e desenvolvido um jogo de cartas, denominado UNO QUÍMICO, inspirado no Jogo Uno. A coleta e análise dos dados pautou-se na análise de conteúdo. Após o desenvolvimento da SD, os resultados demonstraram a evolução por parte dos alunos na identificação das funções químicas. Com relação ao jogo, os alunos demonstraram não encontrar dificuldade e o classificaram de médio a fácil. Diante disso, o jogo como parte integrante da SD, auxiliou na identificação das funções químicas, uma vez que proporcionou envolvimento, motivação e discussão dos conceitos químicos.FaSFAssai, Natany Dayani de SouzaGalvão, Juliana Costa RolimDelamuta, Beatriz HaasBernardelli, Marlize Spagolla2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/19110.22408/reva302018191454-465Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 454-4652526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/191/163/*ref*/AMARAL, I.A. Currículo de Ciências: das tendências clássicas aos movimentos atuais de renovação. In: BARRETO, E.S.S. (Org.). Os currículos do Ensino Fundamental para as escolas brasileiras. 2 ed. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2000. p. 201-232./*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/CAMPOS, Maria Célia Rabello Malta. A importância do jogo no processo de aprendizagem. Disponível em:<http://www.psicopedagogia.com.br/entrevistas/entrevista.asp?entrID=39>. Acesso em 04 de dezembro de 2015./*ref*/CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, v. 34, n.2, p. 92-98, 2012./*ref*/FERREIRA, A.B.H. Miniaurélio: o minidicionário da Língua Portuguesa. 6. ed. Curitiba: Positivo, 2008/*ref*/LABURÚ, C. L.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003./*ref*/KISHIMOTO, T. M. (org) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2008./*ref*/MENDES, S. B. et al. Caixeta Química: Recurso Facilitador da Aprendizagem de Separação de Misturas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15, 2010, Brasília. Anais... Brasília, 2010. p. 1-9./*ref*/MILARÉ, T.; ALVES FILHO, J. P. Ciências no nono ano do ensino fundamental: da disciplinaridade à alfabetização científica e tecnológica. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.12, n.2, p.101-120, 2010.MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999./*ref*/SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. 2004. 218f. Tese Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004./*ref*/OLIVEIRA, A. S.; SOARES, M. H. F. B. Júri Químico: Uma Atividade Lúdica para Discutir Conceitos Químicos. Química Nova na Escola. n. 21, p. 18-24, 2005./*ref*/TEIXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento CTS no ensino de ciências. Ciência & Educação, v.9, n. 2, p. 177-190, 2003./*ref*/ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998./*ref*/WATANABE, M.; RECENA, M. C. P. Memória Orgânica – Um jogo didático útil no processo de ensino e aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14, Curitiba. Anais... Curitiba, 2008, p.1-8Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/191Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FUNÇÕES QUÍMICAS NO 9°ANO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E UNO QUÍMICO |
title |
FUNÇÕES QUÍMICAS NO 9°ANO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E UNO QUÍMICO |
spellingShingle |
FUNÇÕES QUÍMICAS NO 9°ANO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E UNO QUÍMICO Assai, Natany Dayani de Souza |
title_short |
FUNÇÕES QUÍMICAS NO 9°ANO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E UNO QUÍMICO |
title_full |
FUNÇÕES QUÍMICAS NO 9°ANO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E UNO QUÍMICO |
title_fullStr |
FUNÇÕES QUÍMICAS NO 9°ANO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E UNO QUÍMICO |
title_full_unstemmed |
FUNÇÕES QUÍMICAS NO 9°ANO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E UNO QUÍMICO |
title_sort |
FUNÇÕES QUÍMICAS NO 9°ANO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E UNO QUÍMICO |
author |
Assai, Natany Dayani de Souza |
author_facet |
Assai, Natany Dayani de Souza Galvão, Juliana Costa Rolim Delamuta, Beatriz Haas Bernardelli, Marlize Spagolla |
author_role |
author |
author2 |
Galvão, Juliana Costa Rolim Delamuta, Beatriz Haas Bernardelli, Marlize Spagolla |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assai, Natany Dayani de Souza Galvão, Juliana Costa Rolim Delamuta, Beatriz Haas Bernardelli, Marlize Spagolla |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma Sequência Didática (SD) apoiada na utilização do lúdico e atividades experimentais para a aprendizagem dos conceitos de funções químicas para uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Foi elaborado e desenvolvido um jogo de cartas, denominado UNO QUÍMICO, inspirado no Jogo Uno. A coleta e análise dos dados pautou-se na análise de conteúdo. Após o desenvolvimento da SD, os resultados demonstraram a evolução por parte dos alunos na identificação das funções químicas. Com relação ao jogo, os alunos demonstraram não encontrar dificuldade e o classificaram de médio a fácil. Diante disso, o jogo como parte integrante da SD, auxiliou na identificação das funções químicas, uma vez que proporcionou envolvimento, motivação e discussão dos conceitos químicos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/191 10.22408/reva302018191454-465 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/191 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva302018191454-465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/191/163 /*ref*/AMARAL, I.A. Currículo de Ciências: das tendências clássicas aos movimentos atuais de renovação. In: BARRETO, E.S.S. (Org.). Os currículos do Ensino Fundamental para as escolas brasileiras. 2 ed. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2000. p. 201-232. /*ref*/BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. /*ref*/CAMPOS, Maria Célia Rabello Malta. A importância do jogo no processo de aprendizagem. Disponível em:<http://www.psicopedagogia.com.br/entrevistas/entrevista.asp?entrID=39>. Acesso em 04 de dezembro de 2015. /*ref*/CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, v. 34, n.2, p. 92-98, 2012. /*ref*/FERREIRA, A.B.H. Miniaurélio: o minidicionário da Língua Portuguesa. 6. ed. Curitiba: Positivo, 2008 /*ref*/LABURÚ, C. L.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003. /*ref*/KISHIMOTO, T. M. (org) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. /*ref*/MENDES, S. B. et al. Caixeta Química: Recurso Facilitador da Aprendizagem de Separação de Misturas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15, 2010, Brasília. Anais... Brasília, 2010. p. 1-9. /*ref*/MILARÉ, T.; ALVES FILHO, J. P. Ciências no nono ano do ensino fundamental: da disciplinaridade à alfabetização científica e tecnológica. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.12, n.2, p.101-120, 2010.MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. /*ref*/SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. 2004. 218f. Tese Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004. /*ref*/OLIVEIRA, A. S.; SOARES, M. H. F. B. Júri Químico: Uma Atividade Lúdica para Discutir Conceitos Químicos. Química Nova na Escola. n. 21, p. 18-24, 2005. /*ref*/TEIXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento CTS no ensino de ciências. Ciência & Educação, v.9, n. 2, p. 177-190, 2003. /*ref*/ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998. /*ref*/WATANABE, M.; RECENA, M. C. P. Memória Orgânica – Um jogo didático útil no processo de ensino e aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14, Curitiba. Anais... Curitiba, 2008, p.1-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 454-465 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva302018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321574191824896 |