Pressupostos teóricos e implicações práticas do modelo SAEB - 2001.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2190 |
Resumo: | O significado e sentido de Avaliação do Sistema de Educação podem ser considerados ainda pouco conhecidos pela maioria dos profissionais da educação e pela sociedade como um todo. A partir de breves considerações sobre as razões históricas que determinaram esta forma de avaliar sistemas de educação, são apresentados aspectos considerados relevantes sobre a experiência brasileira: Sistema Brasileiro de Educação Básica (SAEB) iniciada em 1990. Neste artigo, são enfocados aspectos gerais e maiores detalhamentos dos pressupostos teóricos do modelo adotado em 2001, bem como exemplos de como são concebidas as provas de Língua Portuguesa e Matemática. Para tal, são definidos descritores e elencados alguns como ilustração das opções teóricas. São apontados critérios para uma análise pedagógica que virá se somar e articular com a Teoria Clássica e a Teoria de Resposta ao Item, no plano estatístico. |
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