Estudo sobre o viés de itens em testes de rendimento: uma retrospectiva
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2111 |
Resumo: | O texto retrata a origem dos estudos sistemáticos que abordam a temática dos vieses dos itens e dos testes educacionais, ressaltando os procedimentos mais freqüentemente utilizados em tal atividade. Destaca o conceito do termo funcionamento diferencial do item (DIF), caracterizando-o como adverso ou benigno a um determinado grupo demográfico. Além do mais, enfatiza a existência do DIF uniforme ou consistente e do DIF não-uniforme ou inconsistente. Por fim, destaca a idéia central: a presença do DIF é um fator de injustiça à atividade de avaliação educacional. |
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Estudo sobre o viés de itens em testes de rendimento: uma retrospectivaTestes De RendimentoFuncionamento Diferencial Do Item (DIF)Avaliação EducacionalO texto retrata a origem dos estudos sistemáticos que abordam a temática dos vieses dos itens e dos testes educacionais, ressaltando os procedimentos mais freqüentemente utilizados em tal atividade. Destaca o conceito do termo funcionamento diferencial do item (DIF), caracterizando-o como adverso ou benigno a um determinado grupo demográfico. Além do mais, enfatiza a existência do DIF uniforme ou consistente e do DIF não-uniforme ou inconsistente. Por fim, destaca a idéia central: a presença do DIF é um fator de injustiça à atividade de avaliação educacional.Fundação Carlos Chagas2006-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/211110.18222/eae173520062111Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 35 (2006); 115-134Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 35 (2006); 115-134Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 35 (2006); 115-134Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 35 (2006); 115-134Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 35 (2006); 115-1341984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2111/2069Andriola, Wagner Bandeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2111Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
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