As Bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise de literatura científica
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/668 |
Resumo: | As bibliotecas dos Institutos Federais congregam características de diferentes tipologias de biblioteca e público, dotadas de especificidades e singularidades e exigindo novos estudos e novas práticas profissionais. A produção científica sobre essas bibliotecas está em fase inicial, uma vez que os Institutos Federais foram criados em dezembro de 2008 e a história dessas bibliotecas está relacionada à criação desses institutos. Diante desse cenário, este estudo tem o intuito de mapear os artigos e trabalhos apresentados em eventos profissionais, cujo objeto de estudo está relacionado às bibliotecas dos Institutos Federais. Foram analisados 20 artigos científicos e 60 trabalhos apresentados em eventos profissionais da área de biblioteconomia e ciência da informação, disponíveis em texto completo e produzidos entre os anos 2009 e 2015. Objetivou-se identificar na literatura analisada os temas abordados, os autores, a nomenclatura utilizada para definir a tipologia das bibliotecas desses institutos e as fontes publicadoras utilizadas. Constatou-se que o número de publicações é crescente, que a principal fonte publicadora são os anais dos eventos profissionais e que os autores são os bibliotecários dessas instituições. Quanto ao conteúdo dos trabalhos, destaca-se que não existe consenso entre os autores no que tange à nomenclatura adotada para a classificação dessas bibliotecas quanto a sua tipologia e a ausência da nomenclatura para identificar essas bibliotecas interfere na busca e recuperação da literatura referente às mesmas; os bibliotecários começam a expandir sua zona de atuação para além das atividades relacionadas ao processamento técnico e circulação do acervo, passando assim a desenvolver projetos de formação e incentivo à leitura envolvendo a comunidade interna e externa de seus campus, atuando também em projetos que visam preservar memória e informação institucional. |
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