Retórica organizacional: lógica, emoção e ética no processo de gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres Junior,Alvair Silveira
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAE (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482002000200013
Resumo: Dentro de um cenário no qual as organizações modernas têm adotado estratégias de mudanças organizacionais e inovações contínuas, visando o aumento da competitividade, propomos a aplicação de elementos retóricos na gestão das organizações, como forma de dar conta da nova realidade organizacional, necessariamente mais dependente da cooperação, colaboração e participação ativa de seus membros. A retórica organizacional visa instrumentalizar o gestor com um método de articulação das dimensões humanas básicas e os objetivos organizacionais. Ampliando a retórica aristotélica do verbal para o não-verbal, estabelece a prática de analisar e adotar ações administrativas que equilibrem e tragam significados éticos, emocionais e lógicos do emissor organizacional ao seu público interno, constituindo-se numa metáfora em que as ações passam a ser vistas como argumentos retóricos necessários para atingir o consenso, ou, o acordo plausível sobre o objetivo. Estudo de caso levado a cabo sob essa perspectiva demonstrou a viabilidade da análise retórica.
id FGV-11_3674f4892bff0b4ddba52408c15d1af8
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-56482002000200013
network_acronym_str FGV-11
network_name_str RAE (Online)
repository_id_str
spelling Retórica organizacional: lógica, emoção e ética no processo de gestãoRetóricagestão da mudançacomportamento organizacionalmudança organizacionalestudo de casoDentro de um cenário no qual as organizações modernas têm adotado estratégias de mudanças organizacionais e inovações contínuas, visando o aumento da competitividade, propomos a aplicação de elementos retóricos na gestão das organizações, como forma de dar conta da nova realidade organizacional, necessariamente mais dependente da cooperação, colaboração e participação ativa de seus membros. A retórica organizacional visa instrumentalizar o gestor com um método de articulação das dimensões humanas básicas e os objetivos organizacionais. Ampliando a retórica aristotélica do verbal para o não-verbal, estabelece a prática de analisar e adotar ações administrativas que equilibrem e tragam significados éticos, emocionais e lógicos do emissor organizacional ao seu público interno, constituindo-se numa metáfora em que as ações passam a ser vistas como argumentos retóricos necessários para atingir o consenso, ou, o acordo plausível sobre o objetivo. Estudo de caso levado a cabo sob essa perspectiva demonstrou a viabilidade da análise retórica.Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482002000200013RAE eletrônica v.1 n.2 2002reponame:RAE (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1676-56482002000200013info:eu-repo/semantics/openAccessTorres Junior,Alvair Silveirapor2010-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1676-56482002000200013Revistahttps://www.scielo.br/j/rae/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br2178-938X0034-7591opendoar:2010-09-10T00:00RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Retórica organizacional: lógica, emoção e ética no processo de gestão
title Retórica organizacional: lógica, emoção e ética no processo de gestão
spellingShingle Retórica organizacional: lógica, emoção e ética no processo de gestão
Torres Junior,Alvair Silveira
Retórica
gestão da mudança
comportamento organizacional
mudança organizacional
estudo de caso
title_short Retórica organizacional: lógica, emoção e ética no processo de gestão
title_full Retórica organizacional: lógica, emoção e ética no processo de gestão
title_fullStr Retórica organizacional: lógica, emoção e ética no processo de gestão
title_full_unstemmed Retórica organizacional: lógica, emoção e ética no processo de gestão
title_sort Retórica organizacional: lógica, emoção e ética no processo de gestão
author Torres Junior,Alvair Silveira
author_facet Torres Junior,Alvair Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres Junior,Alvair Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Retórica
gestão da mudança
comportamento organizacional
mudança organizacional
estudo de caso
topic Retórica
gestão da mudança
comportamento organizacional
mudança organizacional
estudo de caso
description Dentro de um cenário no qual as organizações modernas têm adotado estratégias de mudanças organizacionais e inovações contínuas, visando o aumento da competitividade, propomos a aplicação de elementos retóricos na gestão das organizações, como forma de dar conta da nova realidade organizacional, necessariamente mais dependente da cooperação, colaboração e participação ativa de seus membros. A retórica organizacional visa instrumentalizar o gestor com um método de articulação das dimensões humanas básicas e os objetivos organizacionais. Ampliando a retórica aristotélica do verbal para o não-verbal, estabelece a prática de analisar e adotar ações administrativas que equilibrem e tragam significados éticos, emocionais e lógicos do emissor organizacional ao seu público interno, constituindo-se numa metáfora em que as ações passam a ser vistas como argumentos retóricos necessários para atingir o consenso, ou, o acordo plausível sobre o objetivo. Estudo de caso levado a cabo sob essa perspectiva demonstrou a viabilidade da análise retórica.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482002000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482002000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-56482002000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv RAE eletrônica v.1 n.2 2002
reponame:RAE (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str RAE (Online)
collection RAE (Online)
repository.name.fl_str_mv RAE (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br
_version_ 1754821103620980736