Engajamento de stakeholders em empresas da economia criativa: estratégias para o enfrentamento da crise da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARAKAT,SIMONE RUCHDI
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SANTOS,NATALIA LUIZ DOS, VIGUELES,MICHELLE CAÇAPAVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000400436
Resumo: Resumo Devido ao grande potencial para o desenvolvimento socioeconômico, a Economia Criativa (EC) é uma atividade que, se implantada estrategicamente, pode ter um papel de destaque nas agendas de países emergentes e em desenvolvimento. Para suscitar o crescimento do setor criativo, o engajamento de stakeholders destaca-se como uma importante ferramenta. Na presente pesquisa, foram examinados os pontos relevantes para a compreensão do conceito de EC, suas características à luz da teoria dos stakeholders e os novos desafios trazidos pela crise da COVID-19. O objetivo deste trabalho é compreender como as empresas de EC engajam seus stakeholders no enfrentamento da crise da COVID-19. A abordagem escolhida para a presente pesquisa é qualitativa de cunho exploratório. Foram realizadas entrevistas com gestores de empresas do setor que apontaram a importância do fomento à troca de informações e da adaptação às constantes demandas como práticas necessárias para competir em um setor que se encontra em expansão. O engajamento orientado à colaboração com stakeholders pode levar ao aprendizado, à inovação e às mudanças organizacionais, aspectos importantes para o enfrentamento da crise da COVID-19.
id FGV-9_858bbb46583e4762f6a363faf22d70cb
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512022000400436
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Engajamento de stakeholders em empresas da economia criativa: estratégias para o enfrentamento da crise da COVID-19Economia criativaEngajamento de stakeholdersTeoria dos stakeholdersCriação de valorResumo Devido ao grande potencial para o desenvolvimento socioeconômico, a Economia Criativa (EC) é uma atividade que, se implantada estrategicamente, pode ter um papel de destaque nas agendas de países emergentes e em desenvolvimento. Para suscitar o crescimento do setor criativo, o engajamento de stakeholders destaca-se como uma importante ferramenta. Na presente pesquisa, foram examinados os pontos relevantes para a compreensão do conceito de EC, suas características à luz da teoria dos stakeholders e os novos desafios trazidos pela crise da COVID-19. O objetivo deste trabalho é compreender como as empresas de EC engajam seus stakeholders no enfrentamento da crise da COVID-19. A abordagem escolhida para a presente pesquisa é qualitativa de cunho exploratório. Foram realizadas entrevistas com gestores de empresas do setor que apontaram a importância do fomento à troca de informações e da adaptação às constantes demandas como práticas necessárias para competir em um setor que se encontra em expansão. O engajamento orientado à colaboração com stakeholders pode levar ao aprendizado, à inovação e às mudanças organizacionais, aspectos importantes para o enfrentamento da crise da COVID-19.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000400436Cadernos EBAPE.BR v.20 n.4 2022reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395120210129info:eu-repo/semantics/openAccessBARAKAT,SIMONE RUCHDISANTOS,NATALIA LUIZ DOSVIGUELES,MICHELLE CAÇAPAVApor2022-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512022000400436Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2022-09-12T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Engajamento de stakeholders em empresas da economia criativa: estratégias para o enfrentamento da crise da COVID-19
title Engajamento de stakeholders em empresas da economia criativa: estratégias para o enfrentamento da crise da COVID-19
spellingShingle Engajamento de stakeholders em empresas da economia criativa: estratégias para o enfrentamento da crise da COVID-19
BARAKAT,SIMONE RUCHDI
Economia criativa
Engajamento de stakeholders
Teoria dos stakeholders
Criação de valor
title_short Engajamento de stakeholders em empresas da economia criativa: estratégias para o enfrentamento da crise da COVID-19
title_full Engajamento de stakeholders em empresas da economia criativa: estratégias para o enfrentamento da crise da COVID-19
title_fullStr Engajamento de stakeholders em empresas da economia criativa: estratégias para o enfrentamento da crise da COVID-19
title_full_unstemmed Engajamento de stakeholders em empresas da economia criativa: estratégias para o enfrentamento da crise da COVID-19
title_sort Engajamento de stakeholders em empresas da economia criativa: estratégias para o enfrentamento da crise da COVID-19
author BARAKAT,SIMONE RUCHDI
author_facet BARAKAT,SIMONE RUCHDI
SANTOS,NATALIA LUIZ DOS
VIGUELES,MICHELLE CAÇAPAVA
author_role author
author2 SANTOS,NATALIA LUIZ DOS
VIGUELES,MICHELLE CAÇAPAVA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARAKAT,SIMONE RUCHDI
SANTOS,NATALIA LUIZ DOS
VIGUELES,MICHELLE CAÇAPAVA
dc.subject.por.fl_str_mv Economia criativa
Engajamento de stakeholders
Teoria dos stakeholders
Criação de valor
topic Economia criativa
Engajamento de stakeholders
Teoria dos stakeholders
Criação de valor
description Resumo Devido ao grande potencial para o desenvolvimento socioeconômico, a Economia Criativa (EC) é uma atividade que, se implantada estrategicamente, pode ter um papel de destaque nas agendas de países emergentes e em desenvolvimento. Para suscitar o crescimento do setor criativo, o engajamento de stakeholders destaca-se como uma importante ferramenta. Na presente pesquisa, foram examinados os pontos relevantes para a compreensão do conceito de EC, suas características à luz da teoria dos stakeholders e os novos desafios trazidos pela crise da COVID-19. O objetivo deste trabalho é compreender como as empresas de EC engajam seus stakeholders no enfrentamento da crise da COVID-19. A abordagem escolhida para a presente pesquisa é qualitativa de cunho exploratório. Foram realizadas entrevistas com gestores de empresas do setor que apontaram a importância do fomento à troca de informações e da adaptação às constantes demandas como práticas necessárias para competir em um setor que se encontra em expansão. O engajamento orientado à colaboração com stakeholders pode levar ao aprendizado, à inovação e às mudanças organizacionais, aspectos importantes para o enfrentamento da crise da COVID-19.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000400436
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512022000400436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395120210129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.20 n.4 2022
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115887297724416