Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063 |
Resumo: | Objetiva-se investigar a temática de empreendedorismo como disciplina a fim de verificar seu impacto na formação docente em cursos de pós-graduação, em administração strictu senso, no Brasil. Opta-se pela metodologia quanti-qualitativa envolvendo a análise documental e a realização de um focus group. A análise dos dados é descritiva-analítica. Conclui-se que, apesar da necessidade emergencial de tratar a formação docente pela ótica do empreendedorismo, os dados deste estudo demonstram que essa ainda é uma abordagem e uma atitude marginal nos programas de pós-graduação de administração strictu senso no Brasil. Palavras Chaves: Empreendedorismo. Formação Docente. Pós-Graduação. ABSTRACT The objective is to investigate the subject of entrepreneurship as a discipline in order to verify its impact on Professor´s Formation in post-graduation courses in strictu senso administration in Brazil. It is approached by quantitative-qualitative methodology, involving documentary analysis and the realization of a focus group . Data analysis is descriptive-analytical. It is concluded that, despite the urgent need to treat teacher education from the perspective of entrepreneurship, the data of this study demonstrate that this is still an approach and a marginal attitude in the graduate programs of strictu senso administration in Brazil. Keywords: Entrepreneurship. Professor´s Formation. Graduate school. |
id |
FSA-3_9672f8f13076e4f23ecc435f1c03fffd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2063 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-GraduationAdministração. Educação.Objetiva-se investigar a temática de empreendedorismo como disciplina a fim de verificar seu impacto na formação docente em cursos de pós-graduação, em administração strictu senso, no Brasil. Opta-se pela metodologia quanti-qualitativa envolvendo a análise documental e a realização de um focus group. A análise dos dados é descritiva-analítica. Conclui-se que, apesar da necessidade emergencial de tratar a formação docente pela ótica do empreendedorismo, os dados deste estudo demonstram que essa ainda é uma abordagem e uma atitude marginal nos programas de pós-graduação de administração strictu senso no Brasil. Palavras Chaves: Empreendedorismo. Formação Docente. Pós-Graduação. ABSTRACT The objective is to investigate the subject of entrepreneurship as a discipline in order to verify its impact on Professor´s Formation in post-graduation courses in strictu senso administration in Brazil. It is approached by quantitative-qualitative methodology, involving documentary analysis and the realization of a focus group . Data analysis is descriptive-analytical. It is concluded that, despite the urgent need to treat teacher education from the perspective of entrepreneurship, the data of this study demonstrate that this is still an approach and a marginal attitude in the graduate programs of strictu senso administration in Brazil. Keywords: Entrepreneurship. Professor´s Formation. Graduate school. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Campos, Rafaella Cristina; Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA; Professora Efetiva na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON.Valadares, Gustavo Clemente; Doutorando em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA, Professor Efetivo do IFMG Unidade de Passos.Andrade, Daniela Meirelles; Professora Efetiva do Departamento de Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA.Lopes, Marcelo Antonio; Psicólogo pela UNIFENAS.2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/206310.12819/2020.17.7.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 176-199Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 176-1992317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063/491492312http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063/491492313http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063/491492314http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2063/1349Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-16T18:32:33Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2063Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-07-16T18:32:33Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation |
title |
Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation |
spellingShingle |
Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation Campos, Rafaella Cristina; Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA; Professora Efetiva na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON. Administração. Educação. |
title_short |
Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation |
title_full |
Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation |
title_fullStr |
Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation |
title_full_unstemmed |
Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation |
title_sort |
Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation |
author |
Campos, Rafaella Cristina; Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA; Professora Efetiva na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON. |
author_facet |
Campos, Rafaella Cristina; Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA; Professora Efetiva na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON. Valadares, Gustavo Clemente; Doutorando em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA, Professor Efetivo do IFMG Unidade de Passos. Andrade, Daniela Meirelles; Professora Efetiva do Departamento de Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Lopes, Marcelo Antonio; Psicólogo pela UNIFENAS. |
author_role |
author |
author2 |
Valadares, Gustavo Clemente; Doutorando em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA, Professor Efetivo do IFMG Unidade de Passos. Andrade, Daniela Meirelles; Professora Efetiva do Departamento de Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Lopes, Marcelo Antonio; Psicólogo pela UNIFENAS. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Rafaella Cristina; Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA; Professora Efetiva na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON. Valadares, Gustavo Clemente; Doutorando em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA, Professor Efetivo do IFMG Unidade de Passos. Andrade, Daniela Meirelles; Professora Efetiva do Departamento de Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Lopes, Marcelo Antonio; Psicólogo pela UNIFENAS. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração. Educação. |
topic |
Administração. Educação. |
description |
Objetiva-se investigar a temática de empreendedorismo como disciplina a fim de verificar seu impacto na formação docente em cursos de pós-graduação, em administração strictu senso, no Brasil. Opta-se pela metodologia quanti-qualitativa envolvendo a análise documental e a realização de um focus group. A análise dos dados é descritiva-analítica. Conclui-se que, apesar da necessidade emergencial de tratar a formação docente pela ótica do empreendedorismo, os dados deste estudo demonstram que essa ainda é uma abordagem e uma atitude marginal nos programas de pós-graduação de administração strictu senso no Brasil. Palavras Chaves: Empreendedorismo. Formação Docente. Pós-Graduação. ABSTRACT The objective is to investigate the subject of entrepreneurship as a discipline in order to verify its impact on Professor´s Formation in post-graduation courses in strictu senso administration in Brazil. It is approached by quantitative-qualitative methodology, involving documentary analysis and the realization of a focus group . Data analysis is descriptive-analytical. It is concluded that, despite the urgent need to treat teacher education from the perspective of entrepreneurship, the data of this study demonstrate that this is still an approach and a marginal attitude in the graduate programs of strictu senso administration in Brazil. Keywords: Entrepreneurship. Professor´s Formation. Graduate school. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063 10.12819/2020.17.7.9 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.7.9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063/491492312 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063/491492313 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063/491492314 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2063/1349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 176-199 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 176-199 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944908476678144 |