Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Rafaella Cristina; Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA; Professora Efetiva na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Valadares, Gustavo Clemente; Doutorando em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA, Professor Efetivo do IFMG Unidade de Passos., Andrade, Daniela Meirelles; Professora Efetiva do Departamento de Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA., Lopes, Marcelo Antonio; Psicólogo pela UNIFENAS.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063
Resumo: Objetiva-se investigar a temática de empreendedorismo como disciplina a fim de verificar seu impacto na formação docente em cursos de pós-graduação, em administração strictu senso, no Brasil. Opta-se pela metodologia quanti-qualitativa envolvendo a análise documental e a realização de um focus group. A análise dos dados é descritiva-analítica. Conclui-se que, apesar da necessidade emergencial de tratar a formação docente pela ótica do empreendedorismo, os dados deste estudo demonstram que essa ainda é uma abordagem e uma atitude marginal nos programas de pós-graduação de administração strictu senso no Brasil. Palavras Chaves: Empreendedorismo. Formação Docente. Pós-Graduação.  ABSTRACT The objective is to investigate the subject of entrepreneurship as a discipline in order to verify its impact on Professor´s Formation in post-graduation courses in strictu senso administration in Brazil. It is approached by quantitative-qualitative methodology, involving documentary analysis and the realization of a focus group . Data analysis is descriptive-analytical. It is concluded that, despite the urgent need to treat teacher education from the perspective of entrepreneurship, the data of this study demonstrate that this is still an approach and a marginal attitude in the graduate programs of strictu senso administration in Brazil. Keywords: Entrepreneurship. Professor´s Formation. Graduate school. 
id FSA-3_9672f8f13076e4f23ecc435f1c03fffd
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2063
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-GraduationAdministração. Educação.Objetiva-se investigar a temática de empreendedorismo como disciplina a fim de verificar seu impacto na formação docente em cursos de pós-graduação, em administração strictu senso, no Brasil. Opta-se pela metodologia quanti-qualitativa envolvendo a análise documental e a realização de um focus group. A análise dos dados é descritiva-analítica. Conclui-se que, apesar da necessidade emergencial de tratar a formação docente pela ótica do empreendedorismo, os dados deste estudo demonstram que essa ainda é uma abordagem e uma atitude marginal nos programas de pós-graduação de administração strictu senso no Brasil. Palavras Chaves: Empreendedorismo. Formação Docente. Pós-Graduação.  ABSTRACT The objective is to investigate the subject of entrepreneurship as a discipline in order to verify its impact on Professor´s Formation in post-graduation courses in strictu senso administration in Brazil. It is approached by quantitative-qualitative methodology, involving documentary analysis and the realization of a focus group . Data analysis is descriptive-analytical. It is concluded that, despite the urgent need to treat teacher education from the perspective of entrepreneurship, the data of this study demonstrate that this is still an approach and a marginal attitude in the graduate programs of strictu senso administration in Brazil. Keywords: Entrepreneurship. Professor´s Formation. Graduate school. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Campos, Rafaella Cristina; Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA; Professora Efetiva na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON.Valadares, Gustavo Clemente; Doutorando em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA, Professor Efetivo do IFMG Unidade de Passos.Andrade, Daniela Meirelles; Professora Efetiva do Departamento de Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA.Lopes, Marcelo Antonio; Psicólogo pela UNIFENAS.2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/206310.12819/2020.17.7.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 176-199Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 176-1992317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063/491492312http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063/491492313http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063/491492314http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2063/1349Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-16T18:32:33Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2063Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-07-16T18:32:33Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation
title Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation
spellingShingle Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation
Campos, Rafaella Cristina; Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA; Professora Efetiva na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON.
Administração. Educação.
title_short Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation
title_full Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation
title_fullStr Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation
title_full_unstemmed Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation
title_sort Empreendedorismo como Contribuição para Formação Docente na Pós-Graduação Brasileira / Entrepreneurship as Contribution to Professor´S Formation in the Brazilian Post-Graduation
author Campos, Rafaella Cristina; Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA; Professora Efetiva na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON.
author_facet Campos, Rafaella Cristina; Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA; Professora Efetiva na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON.
Valadares, Gustavo Clemente; Doutorando em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA, Professor Efetivo do IFMG Unidade de Passos.
Andrade, Daniela Meirelles; Professora Efetiva do Departamento de Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA.
Lopes, Marcelo Antonio; Psicólogo pela UNIFENAS.
author_role author
author2 Valadares, Gustavo Clemente; Doutorando em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA, Professor Efetivo do IFMG Unidade de Passos.
Andrade, Daniela Meirelles; Professora Efetiva do Departamento de Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA.
Lopes, Marcelo Antonio; Psicólogo pela UNIFENAS.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Rafaella Cristina; Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA; Professora Efetiva na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON.
Valadares, Gustavo Clemente; Doutorando em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA, Professor Efetivo do IFMG Unidade de Passos.
Andrade, Daniela Meirelles; Professora Efetiva do Departamento de Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA.
Lopes, Marcelo Antonio; Psicólogo pela UNIFENAS.
dc.subject.por.fl_str_mv Administração. Educação.
topic Administração. Educação.
description Objetiva-se investigar a temática de empreendedorismo como disciplina a fim de verificar seu impacto na formação docente em cursos de pós-graduação, em administração strictu senso, no Brasil. Opta-se pela metodologia quanti-qualitativa envolvendo a análise documental e a realização de um focus group. A análise dos dados é descritiva-analítica. Conclui-se que, apesar da necessidade emergencial de tratar a formação docente pela ótica do empreendedorismo, os dados deste estudo demonstram que essa ainda é uma abordagem e uma atitude marginal nos programas de pós-graduação de administração strictu senso no Brasil. Palavras Chaves: Empreendedorismo. Formação Docente. Pós-Graduação.  ABSTRACT The objective is to investigate the subject of entrepreneurship as a discipline in order to verify its impact on Professor´s Formation in post-graduation courses in strictu senso administration in Brazil. It is approached by quantitative-qualitative methodology, involving documentary analysis and the realization of a focus group . Data analysis is descriptive-analytical. It is concluded that, despite the urgent need to treat teacher education from the perspective of entrepreneurship, the data of this study demonstrate that this is still an approach and a marginal attitude in the graduate programs of strictu senso administration in Brazil. Keywords: Entrepreneurship. Professor´s Formation. Graduate school. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063
10.12819/2020.17.7.9
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.7.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063/491492312
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063/491492313
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2063/491492314
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2063/1349
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 176-199
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 176-199
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944908476678144