ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIÇÃO SOCIAL EMPREGADAS NA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Daiane Pias
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ott, Ernani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4779
Resumo: Esse estudo analisa como as empresas brasileiras de capital aberto utilizam a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, verificando se o objetivo da evidenciação é ganhar, manter ou recuperar a legitimidade; se isso ocorre de maneira pragmática, moral ou cognitiva, bem como as estratégias utilizadas para esse fim. Foram examinadas as informações ambientais divulgadas nos relatórios de sustentabilidade das empresas que compunham a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA relativo ao ano de 2013, adotando-se como unidade de numeração os parágrafos evidenciados. A amostra é composta por trinta empresas pertencentes a diversos setores da economia. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivo descritivo, abordagem quantitativa do problema e procedimento técnico documental. Os dados obtidos no estudo permitem concluir que as empresas da amostra utilizaram a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, fazendo-o de várias formas e utilizando diversas estratégias. Evidenciam suas informações ambientais com o intuito, preferencialmente, de ganhar legitimidade, empregando equilibradamente a forma pragmática, moral e cognitiva em sua evidenciação, relatando ações que visem popularizar seus modelos, fazer adeptos à sua forma de gestão, cooptar integrantes para desenvolver ações ambientais, mostrar que produzem resultados ambientalmente adequados, entre outras.
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