Evidenciação socioambiental de empresas baianas: uma análise na web 2.0 à luz da teoria da legitimidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sônia Maria da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Nverson da Cruz, Cruz, Thayse Santos da, Oliveira, Neylane dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21946
Resumo: Este estudo teve o propósito de verificar o nível de divulgação de informações de natureza socioambiental das empresas baianas através das redes sociais no ano de 2012. Utilizou-se para tanto, os Bancos de Dados da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) para levantar as organizações empresariais sediadas no estado da Bahia. A amostra foi composta por 256 empresas que implantaram o SGA e/ou práticas de sustentabilidade. Os dados foram coletados com base nas postagens das empresas nas redes sociais, mais especificamente, o Facebook, Orkut e Twitter no período de Setembro de 2011 a Agosto de 2012. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica para identificar as informações socioambientais. O ranking das empresas que mais divulgam informações socioambientais na web 2.0 é liderado por empresas industriais. Os resultados encontrados se coadunam com os pressupostos da teoria da legitimidade. Sugere-se que pesquisas futuras investiguem se o volume em percentual de postagens em redes sociais relacionadas à problemática socioambiental cresceu em relação ao encontrado por esta pesquisa. Além disso, recomenda-se a investigação da percepção dos gestores quanto ao impacto da utilização das redes sociais para divulgação das ações socioambientais.
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Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica para identificar as informações socioambientais. O ranking das empresas que mais divulgam informações socioambientais na web 2.0 é liderado por empresas industriais. Os resultados encontrados se coadunam com os pressupostos da teoria da legitimidade. Sugere-se que pesquisas futuras investiguem se o volume em percentual de postagens em redes sociais relacionadas à problemática socioambiental cresceu em relação ao encontrado por esta pesquisa. Além disso, recomenda-se a investigação da percepção dos gestores quanto ao impacto da utilização das redes sociais para divulgação das ações socioambientais.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-04-05T20:23:24Z No. of bitstreams: 1 Evidenciação Socioambiental de Empresas Baianas - uma Análise Na Web 2.0 à Luz da Teoria da Legitimidade.pdf: 271749 bytes, checksum: d8f6f19628df18686205fc7d827b0aa0 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-04-11T18:40:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Evidenciação Socioambiental de Empresas Baianas - uma Análise Na Web 2.0 à Luz da Teoria da Legitimidade.pdf: 271749 bytes, checksum: d8f6f19628df18686205fc7d827b0aa0 (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-11T18:40:15Z (GMT). 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