Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Maria de Fátima Santos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Calloni, Humberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1325
Resumo: The present work has as deep question of understanding which the paper of the environmental education in a crisis context, nominated, socio-environmental where we are inserted. It is treated to rescue the environment conception and of man who we believe it must permeate a proposal of critical and complex environmental education. In this movement the contribution of the readings of Edgar Morin is vital, rank that the same deepens the quarrel concerning ontological questions, knowledge and sociological basic for the agreement of the present moment and its historical roots, when leading the complexity the paradigm status. The necessary environmental education to assume the commitment with creativity, the critical one, the participation, solidarity so that it fulfills its paper of constitution of a society that based on other values, other dreams, other possibilities.
id FURG-12_1db464605803e67c92902e5608c3446a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1325
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambientalEducação Ambiental. Complexidade. Ambiente e Ser Humano.The present work has as deep question of understanding which the paper of the environmental education in a crisis context, nominated, socio-environmental where we are inserted. It is treated to rescue the environment conception and of man who we believe it must permeate a proposal of critical and complex environmental education. In this movement the contribution of the readings of Edgar Morin is vital, rank that the same deepens the quarrel concerning ontological questions, knowledge and sociological basic for the agreement of the present moment and its historical roots, when leading the complexity the paradigm status. The necessary environmental education to assume the commitment with creativity, the critical one, the participation, solidarity so that it fulfills its paper of constitution of a society that based on other values, other dreams, other possibilities.O presente trabalho tem como questão de fundo entender qual o papel da educação ambiental em um contexto de crise, nomeadamente, socioambiental em que estamos inseridos. Trata-se de resgatar a concepção de ambiente e de homem que acreditamos deve permear uma proposta de educação ambiental crítica e complexa. Nesse movimento é vital a contribuição das leituras de Edgar Morin, posto que o mesmo aprofunda a discussão acerca de questões ontológicas, epistêmicas e sociológicas fundamentais para o entendimento do momento presente e suas raízes históricas, ao elevar a complexidade ao status de paradigma. A educação ambiental precisa assumir o compromisso com criatividade, a crítica, a participação, a solidariedade para que cumpra seu papel de constituição de uma sociedade que se paute por valores outros, sonhos outros, possibilidades outras.Lepidus2010-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1325Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 226-2391809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1325/609Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Maria de Fátima SantosCalloni, Humberto2018-11-08T19:02:23Zoai:periodicos.furg.br:article/1325Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:02:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental
title Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental
spellingShingle Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental
da Silva, Maria de Fátima Santos
Educação Ambiental. Complexidade. Ambiente e Ser Humano.
title_short Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental
title_full Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental
title_fullStr Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental
title_full_unstemmed Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental
title_sort Educação ambiental e paradigma da complexidade: as concepções de homem e ambiente na discussão da crise socioambiental
author da Silva, Maria de Fátima Santos
author_facet da Silva, Maria de Fátima Santos
Calloni, Humberto
author_role author
author2 Calloni, Humberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Maria de Fátima Santos
Calloni, Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Complexidade. Ambiente e Ser Humano.
topic Educação Ambiental. Complexidade. Ambiente e Ser Humano.
description The present work has as deep question of understanding which the paper of the environmental education in a crisis context, nominated, socio-environmental where we are inserted. It is treated to rescue the environment conception and of man who we believe it must permeate a proposal of critical and complex environmental education. In this movement the contribution of the readings of Edgar Morin is vital, rank that the same deepens the quarrel concerning ontological questions, knowledge and sociological basic for the agreement of the present moment and its historical roots, when leading the complexity the paradigm status. The necessary environmental education to assume the commitment with creativity, the critical one, the participation, solidarity so that it fulfills its paper of constitution of a society that based on other values, other dreams, other possibilities.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1325
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1325/609
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 226-239
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939506266112