Educação ambiental e paradigma da complexidade: aproximações entre ciências naturais e ciências humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kataoka, Adriana Massaê
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Morais, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27001
Resumo: Nos últimos anos a educação ambiental (EA) tem se firmado como um cam-po do conhecimento e de pesquisa que agrega contribuições de diferentes epistemo-logias. O conceito de EA surge por volta da década de setenta, inserido num contexto de lutas sociais ou direitos fundamentais. Posteriormente assume um caráter ambien-tal, marcado por uma visão naturalista, adotando concepções da biologia, numa atitu-de ecocêntrica, preocupada com a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade, afastando-se do contexto social. Após 2004 começam a surgir as primeiras críticas a esta abordagem conceitual, e a EA passa a ser reconhecida como “Educação”, inte-grando a dimensão humana, em seus aspectos sociais, políticos e econômicos. Consi-deramos que nesta caminhada a EA ampliou a capacidade de compreensão das múlti-plas interações entre sociedade e ambiente, se posicionando de forma privilegiada pa-ra enfrentamento da crise socioambiental, na busca da transformação da relação soci-edade e natureza. Todavia, como um pêndulo, a EA saiu de um extremo, ou seja, das abordagens que privilegiam o olhar das ciências naturais para o das ciências humanas, frequentemente carentes de informações específicas que permitam a compreensão dos fenômenos naturais. Considerando todo este percurso, propomos fazer uma refle-xão inspirada em Morin que defende a humanização das ciências naturais e a naturali-zação das ciências sociais. Essa perspectiva epistemológica pode contribuir para a in-serção transversal da EA no âmbito do ensino formal, quiçá do ensino superior, contri-buindo na construção do conhecimento transdisciplinar envolvendo o indivíduo, a so-ciedade e a natureza, como um só elemento de reflexão.
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