O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas na Oficina - O Teatro de Bonecos na Creche: o Sitio do Picapau Amarelo e a Educação Ambiental. Decorrente disso, refletimos acerca da utilização do teatro de bonecos, na Educação Infantil, com o propósito de contribuir para a construção do repertório de conhecimentos e da identidade da criança. O principal objetivo desta oficina era trabalhar a temática da Educação Ambiental, no contexto da Educação Infantil. Para isso, recorremos à Pesquisa Bibliográfica sobre a utilização de múltiplas linguagens no campo educacional. Recorremos, ainda, à aplicação de uma Oficina Temática a partir do Teatro de Bonecos. Os resultados dos estudos realizados apontam que os elementos trazidos pelo teatro de bonecos podem ser interiorizados pelas crianças, constituindo como novas aprendizagens e saberes. Essa interiorização de elementos acarreta alterações/ modificações no repertório de conhecimentos da criança. O que, conseguintemente, age na construção da sua identidade. |
id |
FURG-12_587c9741a0076ec7b853d726536315aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4592 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debateTeatro de bonecos. Educação infantil. Construção do conhecimento da criança.Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas na Oficina - O Teatro de Bonecos na Creche: o Sitio do Picapau Amarelo e a Educação Ambiental. Decorrente disso, refletimos acerca da utilização do teatro de bonecos, na Educação Infantil, com o propósito de contribuir para a construção do repertório de conhecimentos e da identidade da criança. O principal objetivo desta oficina era trabalhar a temática da Educação Ambiental, no contexto da Educação Infantil. Para isso, recorremos à Pesquisa Bibliográfica sobre a utilização de múltiplas linguagens no campo educacional. Recorremos, ainda, à aplicação de uma Oficina Temática a partir do Teatro de Bonecos. Os resultados dos estudos realizados apontam que os elementos trazidos pelo teatro de bonecos podem ser interiorizados pelas crianças, constituindo como novas aprendizagens e saberes. Essa interiorização de elementos acarreta alterações/ modificações no repertório de conhecimentos da criança. O que, conseguintemente, age na construção da sua identidade.Lepidus2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/zipapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 2 (2014); 44-581809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592/3417https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592/8018https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592/8039Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Silvio Profirio2018-11-08T18:38:52Zoai:periodicos.furg.br:article/4592Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:52Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate |
title |
O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate |
spellingShingle |
O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate da Silva, Silvio Profirio Teatro de bonecos. Educação infantil. Construção do conhecimento da criança. |
title_short |
O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate |
title_full |
O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate |
title_fullStr |
O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate |
title_full_unstemmed |
O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate |
title_sort |
O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate |
author |
da Silva, Silvio Profirio |
author_facet |
da Silva, Silvio Profirio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Silvio Profirio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro de bonecos. Educação infantil. Construção do conhecimento da criança. |
topic |
Teatro de bonecos. Educação infantil. Construção do conhecimento da criança. |
description |
Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas na Oficina - O Teatro de Bonecos na Creche: o Sitio do Picapau Amarelo e a Educação Ambiental. Decorrente disso, refletimos acerca da utilização do teatro de bonecos, na Educação Infantil, com o propósito de contribuir para a construção do repertório de conhecimentos e da identidade da criança. O principal objetivo desta oficina era trabalhar a temática da Educação Ambiental, no contexto da Educação Infantil. Para isso, recorremos à Pesquisa Bibliográfica sobre a utilização de múltiplas linguagens no campo educacional. Recorremos, ainda, à aplicação de uma Oficina Temática a partir do Teatro de Bonecos. Os resultados dos estudos realizados apontam que os elementos trazidos pelo teatro de bonecos podem ser interiorizados pelas crianças, constituindo como novas aprendizagens e saberes. Essa interiorização de elementos acarreta alterações/ modificações no repertório de conhecimentos da criança. O que, conseguintemente, age na construção da sua identidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592/3417 https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592/8018 https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592/8039 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 2 (2014); 44-58 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940463616000 |