O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Silvio Profirio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas na Oficina - O Teatro de Bonecos na Creche: o Sitio do Picapau Amarelo e a Educação Ambiental. Decorrente disso, refletimos acerca da utilização do teatro de bonecos, na Educação Infantil, com o propósito de contribuir para a construção do repertório de conhecimentos e da identidade da criança. O principal objetivo desta oficina era trabalhar a temática da Educação Ambiental, no contexto da Educação Infantil. Para isso, recorremos à Pesquisa Bibliográfica sobre a utilização de múltiplas linguagens no campo educacional. Recorremos, ainda, à aplicação de uma Oficina Temática a partir do Teatro de Bonecos. Os resultados dos estudos realizados apontam que os elementos trazidos pelo teatro de bonecos podem ser interiorizados pelas crianças, constituindo como novas aprendizagens e saberes. Essa interiorização de elementos acarreta alterações/ modificações no repertório de conhecimentos da criança. O que, conseguintemente, age na construção da sua identidade.
id FURG-12_587c9741a0076ec7b853d726536315aa
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4592
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debateTeatro de bonecos. Educação infantil. Construção do conhecimento da criança.Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas na Oficina - O Teatro de Bonecos na Creche: o Sitio do Picapau Amarelo e a Educação Ambiental. Decorrente disso, refletimos acerca da utilização do teatro de bonecos, na Educação Infantil, com o propósito de contribuir para a construção do repertório de conhecimentos e da identidade da criança. O principal objetivo desta oficina era trabalhar a temática da Educação Ambiental, no contexto da Educação Infantil. Para isso, recorremos à Pesquisa Bibliográfica sobre a utilização de múltiplas linguagens no campo educacional. Recorremos, ainda, à aplicação de uma Oficina Temática a partir do Teatro de Bonecos. Os resultados dos estudos realizados apontam que os elementos trazidos pelo teatro de bonecos podem ser interiorizados pelas crianças, constituindo como novas aprendizagens e saberes. Essa interiorização de elementos acarreta alterações/ modificações no repertório de conhecimentos da criança. O que, conseguintemente, age na construção da sua identidade.Lepidus2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/zipapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 2 (2014); 44-581809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592/3417https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592/8018https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592/8039Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Silvio Profirio2018-11-08T18:38:52Zoai:periodicos.furg.br:article/4592Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:52Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate
title O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate
spellingShingle O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate
da Silva, Silvio Profirio
Teatro de bonecos. Educação infantil. Construção do conhecimento da criança.
title_short O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate
title_full O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate
title_fullStr O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate
title_full_unstemmed O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate
title_sort O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate
author da Silva, Silvio Profirio
author_facet da Silva, Silvio Profirio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Silvio Profirio
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro de bonecos. Educação infantil. Construção do conhecimento da criança.
topic Teatro de bonecos. Educação infantil. Construção do conhecimento da criança.
description Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas na Oficina - O Teatro de Bonecos na Creche: o Sitio do Picapau Amarelo e a Educação Ambiental. Decorrente disso, refletimos acerca da utilização do teatro de bonecos, na Educação Infantil, com o propósito de contribuir para a construção do repertório de conhecimentos e da identidade da criança. O principal objetivo desta oficina era trabalhar a temática da Educação Ambiental, no contexto da Educação Infantil. Para isso, recorremos à Pesquisa Bibliográfica sobre a utilização de múltiplas linguagens no campo educacional. Recorremos, ainda, à aplicação de uma Oficina Temática a partir do Teatro de Bonecos. Os resultados dos estudos realizados apontam que os elementos trazidos pelo teatro de bonecos podem ser interiorizados pelas crianças, constituindo como novas aprendizagens e saberes. Essa interiorização de elementos acarreta alterações/ modificações no repertório de conhecimentos da criança. O que, conseguintemente, age na construção da sua identidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592/3417
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592/8018
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592/8039
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 2 (2014); 44-58
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940463616000